1° Encontro Latino-americano de Clubes BMW aconteceu no Paraguai

POR MAURÍCIO NUNES

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Muito difícil foi tomar a decisão de fazer um encontro em outro país, um desafio que nunca havíamos experimentado antes. Muita apreensão nos cercou durante o período que antecedeu o evento. O entendimento da diretoria do Clube era de que seria necessário pelo menos um ano de antecedência para que as pessoas pudessem se planejar para realizar uma viagem de tão longa distância, diversas providências alfandegárias, seguros diversos, vacinações, férias, etc. Afinal, para muitas pessoas foram necessários pelo menos sete dias de viagem.

Tamanha foi a dificuldade para definição do local ou país e, bem como, as negociações com os hotéis que apenas seis meses antes do evento conseguimos, enfim, celebrar um bom contrato, aumentando ainda mais nossas dúvidas, tensão e expectativa, uma vez que o objetivo era levar o maior número de “pessoas BMW” possível, para que o evento fosse notadamente grandioso. Não obstante, o encontro tinha como principal propósito congregar todos os Clubes BMW Motorrad da América Latina.

Então, finalmente o país eleito foi o Paraguai, na cidade e capital de Assunção, no período de 02 a 04 de agosto de 2019. Por quê? Bem, a escolha de Assunção, no Paraguai, primeiramente, se deveu a sua boa localização geográfica, ou seja, centralizada na América Latina, de forma a facilitar o acesso da maioria dos motociclistas. Depois, por se tratar de uma cidade preparada e com ótima infraestrutura e opções para receber turistas.

Também, o hotel escolhido, foi eleito o melhor e maior do país – o Bourbon Assunção Convention Hotel, localizado em Luque, na grande Assunção. Como parte do complexo desse hotel está o Centro de Convenções Conmebol e o Museu do Futebol Sul-americano, mantido pela Conmebol.

À medida que o tempo ia passando as reservas no hotel aumentavam, o que trazia alívio e mais tranquilidade. A grata surpresa também foi a adesão do BMW Clube do Peru, da Argentina, da Bolívia e do próprio Paraguai, este último com um expressivo número de pessoas. O evento foi declarado pelo ministério do turismo paraguaio e pela municipalidade de Assunção como de interesse nacional (resolução 487/2019). Este ato, do ponto de vista de mobilidade e alfândega, possibilitou facilidades importantes. Um adesivo para identificar as motos, foi desenvolvido especialmente para a ocasião.

A empolgação das pessoas com a viagem e a definição das melhores rotas foi uma atração à parte. Distâncias de ida e volta não seriam inferiores a 2.000 km e chegaram até 7.000 km, no caso do grupo que viajou desde o Peru. Paisagens lindas e diferentes passavam por nossas vistas. Um exemplo a citar é a região do “Chaco” paraguaio. De tirar o fôlego!

Mas o brilhantismo do evento não seria possível sem o engajamento e distinto apoio dos dirigentes do Riders BMW Paraguai. Capitaneado por Jorge Cataldo, que se mostrou um verdadeiro líder e agregador de pessoas apaixonadas por motocicletas BMW. Fez bonito e merece todo o reconhecimento e respeito do BMW Motorrad Clube do Brasil. Este grupo de verdadeiros motociclistas, numa demonstração de amizade e carinho, acompanhou em comitivas, cada grupo que entrava nas diversas fronteiras do Paraguai até que se chegasse, com segurança, ao hotel. Certamente, isso será inesquecível. Fundamental, também, foi a participação da concessionária BMW Garden, que esteve presente na área de exposição do hotel com oficina, boutique e motos para venda. Abrilhantaram na exposição, a representação de pneus Pirelli e Castrol para troca de óleo.

O BMW Motorrad Clube do Brasil tem um forte viés com todas as mulheres que participam e se entusiasmam com os encontros e, portanto, não poderíamos deixar de agradecer a todas as mulheres que lá estiveram, em especial duas amigas motociclistas que foram pilotando suas próprias motos: Cristina Francabandiera, que saiu de Campinas (SP), e Cláudia Amaral, pilotando desde o Rio de Janeiro (RJ). Isso nos enche de orgulho!

De moto, de carro ou de avião, não importa: cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento. Foram 120 motos BMW percorrendo as ruas e avenidas de Assunção. Um verdadeiro espetáculo! A cidade parou para ver aquele interminável desfile passar. De arrepiar!

A diretoria do BMW Clube do Brasil, espera que este tenha sido o primeiro de uma longa série de outros encontros Latino-americanos e com o especial apoio da prestigiada Federação Latino-americana de Clubes BMW.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também