Novo serviço estreia na próxima terça-feira nas duas cidades e promete corridas até 30% mais baratas que as realizadas em carros.
O 99Moto inicia nesta terça-feira, 31 de janeiro, o serviço de intermediação de viagens por motocicleta para passageiros nas cidades de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, e Rio de Janeiro, em todas as suas regiões. Com a novidade, a 99 amplia sua oferta de intermediação de serviços nas metrópoles reforçando sua estratégia de dobrar a aposta no setor de Duas Rodas e o seu compromisso de tornar o dia a dia dos brasileiros um pouco mais fácil e melhor com soluções de tecnologia e mobilidade.
Presente em mais de 3 mil municípios, a categoria oferece uma alternativa de mobilidade para deslocamentos diários com valores ainda mais inclusivos, sendo ao menos, 30% mais econômico que o 99Pop, opção de transporte por carro. Outro diferencial do serviço é a flexibilidade de acesso a locais como vias estreitas que não são atendidos com segurança por outros veículos. Além disso, pode ser utilizado de maneira complementar ao transporte público, nos trajetos de “última milha”.
“Um dos principais usos do 99Moto nas cidades em que já atua é justamente a conexão com o transporte público, tornando o acesso ao sistema de mobilidade ainda mais capilar. Desta forma, o serviço se destaca como uma categoria democrática, pensada como uma alternativa para usuários que foram fortemente impactados pela crise econômica nos últimos anos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população”, explica Igor Soares, Diretor de Operações da 99.
Dados do censo nacional, combinados com informações de viagens da 99, mostram que há um avanço no alcance da plataforma fora das áreas centrais, nas grandes cidades do país. No Rio de Janeiro, sete em cada 10 viagens são para bairros periféricos. Em São Paulo mais da metade das viagens estão em áreas fora do centro expandido. Com o 99Moto, a 99 amplia sua capacidade de atuação nessas regiões e passa a oferecer para a população, que já utiliza esse meio de transporte amplamente, a possibilidade de realizar viagens de forma ainda mais seguras por meio de uma plataforma robusta e que conhece as necessidades dos brasileiros.
Impacto positivo em todo o ecossistema
A categoria, que já é utilizada por 1,3 milhão de pessoas, possui diversas ferramentas que garantem mais segurança a quem utiliza a plataforma – sejam motociclistas parceiros ou passageiros, o que fez com que, até hoje, 99,99% das corridas tenham sido finalizadas sem incidentes. Além disso, a 99 disponibiliza seguro contra acidentes, válido do início ao fim da corrida, para motociclistas e passageiros.
Ao todo, o 99Moto conta com mais de 50 sistemas de segurança. São sistemas como checagem e validação de cadastros, e uma central de atendimento 24 horas capacitada para prestar todo tipo de suporte. O 99Moto também conta com funcionalidades já presentes nas outras categorias da 99 como reconhecimento facial de todos os motociclistas parceiros, acompanhamento de corridas em tempo real, compartilhamento de rotas e um botão de emergência para ligar para a polícia.
O uso de capacete durante a corrida é obrigatório para todos os usuários. Além disso, os motociclistas parceiros recebem, periodicamente, conteúdo educacional, como explicações de regras de trânsito e direção defensiva.
Para utilizar o novo serviço, basta o usuário acessar o aplicativo da 99 e selecionar a categoria 99Moto ao solicitar a corrida.
Moto por app pode?
Sim. A modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais, de acordo com a Lei Federal n° 13.640. Pela legislação, o serviço pode ser feito tanto de carro quanto de moto, pois não é especificado o tipo de modal. Além disso, a regulamentação do transporte de passageiros é exclusiva da União, não cabendo aos municípios proibi-lo. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu em 2019 pela impossibilidade de proibição, por se tratar de atividade legítima, exercida de livre iniciativa e autorizada pela Constituição. Além disso, moto por app é um meio extremamente importante para a continuidade da democratização da mobilidade nas áreas periféricas.
O outro lado
Recentemente, as prefeituras das duas cidades proibiram o início do serviço Uber Moto, anunciado pela rival da 99.
No dia 7 de janeiro, o prefeito Ricardo Nunes (São Paulo), publicou um decreto proibindo a oferta deste tipo de serviço na capital paulista, sob a legação de que ele precisaria ser regulamentado e criou uma comissão de trabalho para analisar o caso, para que ele seja oferecido “de maneira legal e com segurança”.
A prefeitura do Rio de Janeiro já tinha se oposto à implantação do Uber Moto em sua cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o Uber Moto é “mais um serviço em que visa somente ao lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”. A prefeitura carioca não havia se manifestado sobre o caso até às 20h de ontem.
Apesar disso, nas periferias das duas capitais o serviço Uber Moto já é utilizado.
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