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R 32 surgiu em 1923 e inaugurou uma nova era na empresa alemã que mudaria a história da motocicleta.

Embora as origens da BMW remontem a 1913, quando Karl Rapp estabeleceu uma fábrica de motores de aeronaves em Munique, só uma década depois é que produziram a sua primeira moto. Desde então, a BMW produziu motos equipadas com motores monocilíndricos, bicilíndricos, tricilíndricos, quadricilíndricos e até com seis cilindros, mas o layout duradouro tem sido o boxer duplo com transmissão final via cardã.

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Esta tornou-se a marca que define a motocicleta BMW e tudo começou há 100 anos, em 1923, com a R32. A R32 evoluiu da M2 B15 (2 para dois cilindros e B para boxer), mas como o cilindro traseiro tendia a superaquecer na Victoria e Helios com motor M2 B15, o designer Max Friz decidiu montar o motor transversalmente e adicionar um eixo final, e Friz teve os desenhos concluídos em dezembro de 1922.

Embora a motocicleta inglesa Sopwith ABC de 1919 também apresentasse um motor transversal de dois cilindros (sem acionamento por eixo cardã), Friz afirmou que não tinha conhecimento do ABC na época. O designer da ABC, Granville Bradshaw, mais tarde acusou a BMW de copiar a ABC, mas havia muitas diferenças de detalhes para que isso fosse comprovado.

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O motor R32 de válvula lateral de 68 x 68 mm tinha uma baixa taxa de compressão de 5: 1 e com um único carburador BMW Special de 22 mm produzia uma potência moderada de 8,5 cavalos a 3.200 rpm. Isso foi um pouco mais do que o M2 B15, mas embora a potência não tenha incendiado o mundo, o design e a execução do R32 foram inovadores.

Concentrando-se na confiabilidade e na facilidade de manutenção, o motor, incluindo o sistema de distribuição de válvulas, foi totalmente encapsulado. Devido ao comando final do eixo e ao virabrequim em linha, não havia correntes que precisassem de ajuste, então, em comparação com outros 500, o R32 foi revolucionário. Uma alavanca manual operava a caixa de câmbio de três velocidades cheia de graxa, e a ignição era feita por um gerador magnético por meio de um conjunto bastante complicado de controles do guidão.

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Friz instalou este motor em uma estrutura tubular de aço fechada de berço duplo, com o tanque de combustível embaixo dos tubos superiores da estrutura. A estrutura era soldada e revestida, mas como os trabalhadores não tinham experiência em soldagem, as fraturas nas juntas soldadas eram um problema até a introdução das estruturas de aço prensado em 1929.

A suspensão dianteira consistia em um garfo oscilante curto com uma mola cantilever abaixo da haste de direção. A estrutura rígida significava que o eixo motor não exigia uma junta universal, com um disco de borracha como amortecedor. Inicialmente o único freio era um tipo de bloco de roda traseira operado pelo calcanhar do piloto, mas em 1925, um freio dianteiro a tambor de 150 mm era introduzido.

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A R32 (R de Rad significa roda, mas o 32 permanece um mistério) também era surpreendentemente leve, pesando 122 kg e oferecia uma velocidade máxima de cerca de 90 km/h. O centro de gravidade baixo, a distância entre eixos curta de 1.380 mm e as rodas de 26 polegadas prometiam um manuseio seguro e gerenciável para uma motocicleta de turismo nas estradas de baixa qualidade da época.

Em maio de 1923, o próprio Friz testou a R32, terminando a prova “Fahrt durch Bayerns Berge” pelas montanhas da Baviera sem incorrer em nenhuma penalidade.

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A R32 foi lançado em Berlim em setembro de 1923, um mês antes do Salão Automóvel de Paris, onde foi uma atração principal, estabelecendo o formato boxer-duplo eixo da BMW. Apesar das suas credenciais impressionantes, a resposta inicial à R32 foi mista.

Os céticos temiam que o motor pudesse ser facilmente danificado em uma queda, outros achavam que ele tinha pouca potência, mas ninguém podia negar que o motor compacto e a unidade de transmissão tinham um design brilhante e lindamente executados.

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Como os carros eram para poucos ricos, o mercado de motocicletas floresceu na Alemanha durante o início da década de 1920, com a BMW conseguindo vender 1.500 R32 no final de 1924, com vendas totalizando 3.090 quando a produção terminou em 1926. A maioria foi vendida na Alemanha e estima-se que apenas cerca de 60 sobrevivam hoje.

Apesar de suas especificações modestas, a R32 foi a motocicleta que iniciou a história da BMW Motorrad e ocupa um lugar especial na história da empresa e da motocicleta como um todo, sendo considerada pelos colecionadores sérios a motocicleta BMW mais desejável. A R32 não foi apenas a primeira motocicleta BMW e a primeira equipada com motor boxer; ela estabeleceu uma fórmula e um DNA que distingue as motocicletas BMW há cem anos.

Fonte: Motorcycle News Austrália, por Ian Faloon

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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