R 32 surgiu em 1923 e inaugurou uma nova era na empresa alemã que mudaria a história da motocicleta.
Embora as origens da BMW remontem a 1913, quando Karl Rapp estabeleceu uma fábrica de motores de aeronaves em Munique, só uma década depois é que produziram a sua primeira moto. Desde então, a BMW produziu motos equipadas com motores monocilíndricos, bicilíndricos, tricilíndricos, quadricilíndricos e até com seis cilindros, mas o layout duradouro tem sido o boxer duplo com transmissão final via cardã.
Esta tornou-se a marca que define a motocicleta BMW e tudo começou há 100 anos, em 1923, com a R32. A R32 evoluiu da M2 B15 (2 para dois cilindros e B para boxer), mas como o cilindro traseiro tendia a superaquecer na Victoria e Helios com motor M2 B15, o designer Max Friz decidiu montar o motor transversalmente e adicionar um eixo final, e Friz teve os desenhos concluídos em dezembro de 1922.
Embora a motocicleta inglesa Sopwith ABC de 1919 também apresentasse um motor transversal de dois cilindros (sem acionamento por eixo cardã), Friz afirmou que não tinha conhecimento do ABC na época. O designer da ABC, Granville Bradshaw, mais tarde acusou a BMW de copiar a ABC, mas havia muitas diferenças de detalhes para que isso fosse comprovado.
O motor R32 de válvula lateral de 68 x 68 mm tinha uma baixa taxa de compressão de 5: 1 e com um único carburador BMW Special de 22 mm produzia uma potência moderada de 8,5 cavalos a 3.200 rpm. Isso foi um pouco mais do que o M2 B15, mas embora a potência não tenha incendiado o mundo, o design e a execução do R32 foram inovadores.
Concentrando-se na confiabilidade e na facilidade de manutenção, o motor, incluindo o sistema de distribuição de válvulas, foi totalmente encapsulado. Devido ao comando final do eixo e ao virabrequim em linha, não havia correntes que precisassem de ajuste, então, em comparação com outros 500, o R32 foi revolucionário. Uma alavanca manual operava a caixa de câmbio de três velocidades cheia de graxa, e a ignição era feita por um gerador magnético por meio de um conjunto bastante complicado de controles do guidão.
Friz instalou este motor em uma estrutura tubular de aço fechada de berço duplo, com o tanque de combustível embaixo dos tubos superiores da estrutura. A estrutura era soldada e revestida, mas como os trabalhadores não tinham experiência em soldagem, as fraturas nas juntas soldadas eram um problema até a introdução das estruturas de aço prensado em 1929.
A suspensão dianteira consistia em um garfo oscilante curto com uma mola cantilever abaixo da haste de direção. A estrutura rígida significava que o eixo motor não exigia uma junta universal, com um disco de borracha como amortecedor. Inicialmente o único freio era um tipo de bloco de roda traseira operado pelo calcanhar do piloto, mas em 1925, um freio dianteiro a tambor de 150 mm era introduzido.
A R32 (R de Rad significa roda, mas o 32 permanece um mistério) também era surpreendentemente leve, pesando 122 kg e oferecia uma velocidade máxima de cerca de 90 km/h. O centro de gravidade baixo, a distância entre eixos curta de 1.380 mm e as rodas de 26 polegadas prometiam um manuseio seguro e gerenciável para uma motocicleta de turismo nas estradas de baixa qualidade da época.
Em maio de 1923, o próprio Friz testou a R32, terminando a prova “Fahrt durch Bayerns Berge” pelas montanhas da Baviera sem incorrer em nenhuma penalidade.
A R32 foi lançado em Berlim em setembro de 1923, um mês antes do Salão Automóvel de Paris, onde foi uma atração principal, estabelecendo o formato boxer-duplo eixo da BMW. Apesar das suas credenciais impressionantes, a resposta inicial à R32 foi mista.
Os céticos temiam que o motor pudesse ser facilmente danificado em uma queda, outros achavam que ele tinha pouca potência, mas ninguém podia negar que o motor compacto e a unidade de transmissão tinham um design brilhante e lindamente executados.
Como os carros eram para poucos ricos, o mercado de motocicletas floresceu na Alemanha durante o início da década de 1920, com a BMW conseguindo vender 1.500 R32 no final de 1924, com vendas totalizando 3.090 quando a produção terminou em 1926. A maioria foi vendida na Alemanha e estima-se que apenas cerca de 60 sobrevivam hoje.
Apesar de suas especificações modestas, a R32 foi a motocicleta que iniciou a história da BMW Motorrad e ocupa um lugar especial na história da empresa e da motocicleta como um todo, sendo considerada pelos colecionadores sérios a motocicleta BMW mais desejável. A R32 não foi apenas a primeira motocicleta BMW e a primeira equipada com motor boxer; ela estabeleceu uma fórmula e um DNA que distingue as motocicletas BMW há cem anos.
Fonte: Motorcycle News Austrália, por Ian Faloon
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!