Ação de conscientização, que faz parte do movimento Maio Amarelo, foi remodelada e ampliada com ações interativas para motociclistas e motofretistas
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego), vai realizar mais um pit stop educativo. Este ano, a ação foi remodelada e ampliada, com mais atividades interativas que destacarão a importância da pilotagem defensiva para a prevenção de sinistros.
Destinado a motociclistas, motofretistas e entregadores, o evento, que acontece no Centro Esportivo Tietê, na zona norte da capital paulista, começa na segunda (27/05) e vai até quarta-feira (29). A ação tem apoio do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros.
Os condutores que circularem pela Avenida Santos Dumont, um importante eixo de circulação do município de São Paulo, passarão por uma “blitz” e serão encaminhados para o Centro Esportivo Tietê, onde assistirão uma palestra educativa, que vai destacar a importância do uso do capacete, da pilotagem defensiva, dos cuidados com a manutenção e do respeito aos limites de velocidade e às leis de trânsito para evitar sinistros.
Outras ações interativas, desenvolvidas pelas associadas Honda e Yamaha, também serão realizadas como, por exemplo, demonstrações de técnicas de frenagem e pontos cegos. Na primeira, um instrutor vai mostrar que é mais eficiente utilizar os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo e, dependendo da velocidade, utilizar a redução de marchas (freio motor). De acordo com a CET-SP, em experiências anteriores, ficou evidente que muitos motociclistas que circulam pela cidade não têm o conhecimento completo sobre as técnicas de frenagem, apesar das muitas horas em cima da motocicleta.
Já no simulador de ponto cego, o participante vai aprender como se posicionar e sinalizar para que perceba os movimentos de um veículo e seja percebido por seu condutor.
Os motociclistas ainda poderão utilizar um par de óculos com lentes que simulam os efeitos da bebida alcoólica. A ideia é reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados. Além disso, terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.
A expectativa é receber cerca de 1.800 condutores. O pit stop educativo faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Abraciclo durante o movimento Maio Amarelo. O tema deste ano é “Paz no Trânsito começa por você”.
Serviço:
Pit Stop Educativo
Data: 27, 28 e 29 de maio
Horário: das 7 às 16 horas
Local: Centro Esportivo Tietê
Endereço: Avenida Santos Dumont, 843 – Luz