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Tecnologia vai permitir que motocicleta mantenha distância automaticamente em relação a veículos que estejam à sua frente e avisar sobre outros que se aproximem por trás ou que estejam no ponto cego.

Depois de ter sido flagrada em testes duas vezes este ano – quando entramos mostramos em reportagens exibidas aqui e aqui – agora finalmente a Ducati anuncia o que todos já esperavam: a nova Multistrada V4 será a primeira motocicleta da história a contar com sistema de radares para ampliar a segurança em sua condução.

Todo o processo de desenvolvimento começou há 4 anos quando a marca de Borgo Panigale trabalhou em colaboração com o Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia da Politécnica de Milão para experimentar este tipo de sistema. Esta primeira experiência confirmou a aplicabilidade deste tipo de tecnologia a veículos sobre duas rodas e levou a Ducati a criar um pacote completo de assistência à condução através de dois radares que, em quatro anos, foi desenvolvido e produzido em estreita cooperação com a Bosch.

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Distância automática

Cada radar tem dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm, semelhante a uma câmera de ação moderna) e se integra perfeitamente à moto, pesando apenas 190 gramas.

O radar posicionado na frente do veículo controla o funcionamento do ACC (Adaptive Cruise Control), que por meio de frenagem e aceleração controladas ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) de outros veículos ao andar a uma velocidade entre 30 e 160 km/h. Este sistema derivado dos carros foi evoluído e desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas. Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada a fim de garantir que o piloto possa manter o controle constante do veículo em qualquer situação. O sistema permite uma condução mais confortável, especialmente em viagens longas em autoestradas.

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O radar traseiro, por outro lado, é capaz de detectar e reportar veículos posicionados no chamado ponto cego, ou seja, a área não visível diretamente pelo piloto ou através do espelho retrovisor. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação por trás de veículos em alta velocidade.

A Ducati traz radares nas motos de produção, confirmando o que foi antecipado em 2018 (link para o press release de abril de 2018 aqui). A adoção deste sistema promete ser uma verdadeira revolução para o mundo das duas rodas, marcando um novo patamar de excelência em termos de conforto e assistência na condução, especialmente em viagens longas em auto-estrada.

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Para a quarta geração da Multistrada, a Ducati desenvolveu um novo motor V4 leve e compacto, projetado para atender às necessidades de uso “aventouring” sem descuidar da emoção e da esportividade. O redesenho completo permitiu atingir intervalos de manutenção recordes para o mundo das duas rodas. Todos os detalhes deste novo motor serão revelados no dia 15 de outubro.

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