AJS-E90-Porcupine-1947 -O-curioso-caso-da-moto-porco-espinho

A engenharia na indústria de motos percorreu um longo caminho até chegar aqui. A moto de hoje mostra um trecho curioso no meio desse caminho.

Originalmente desenvolvida pela AJS para ter um motor supercharged, a E90S Porcupine era uma 500cc com dois cilindros paralelos na horizontal. Projetada com câmbio de quatro marchas, o acionamento da primária ocorre por engrenagens que giram no sentido contrário à maioria dos motores a combustão convencionais, ou seja, ela funciona “para trás”. Tendo sido lançada em 1947, e contando com muitos componentes em alumínio em sua construção, ela era a máquina de corrida quase perfeita.

Entre todas suas características, a mais peculiar eram as aletas de refrigeração no cabeçote. Com formato que lembra um cálibre de lâminas e posicionadas para cima em 45 graus, uma disposição que permite menor distância entre eixos e baixo centro de gravidade, essas aletas foram responsáveis pelo apelido dado à moto: Porcupine, ou porco-espinho em português.

Ainda em 1946, o uso de motores com super compressão foi banido em competições. Com o projeto da moto em estado avançado demais para receber qualquer alteração e sem a possibilidade de usar o supercharger, tudo o que a equipe de engenheiros da AJS pôde fazer foi revisar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão. Durante os oito anos em que esteve concorrendo em campeonatos e sendo constantemente desenvolvida, a Porcupine obteve sucesso em todas as pistas por onde passava – exceto na principal, a Ilha de Man.

Diferente de todas as outras motos da época, ela é uma moto exclusivamente desenvolvida para corridas e projetada para tirar a soberania da Matchless e BMW, maiores vencedoras da época. A Porcupine não lembra em nenhum aspecto os modelos da época que eram bastante associados às pistas. Sejam eles de produção ou desenvolvidos especificamente para pistas, como a Norton Manx.

Até o ano de 1954, o projeto recebeu aprimoramento tanto no chassi quanto nos cilindros e cabeçote e recebeu o nome de E95 Porcupine. As aletas do cabeçote haviam deixado de ser parecidas com cálibre, mas o apelido permaneceu para sempre.