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Trazendo a mesma performance de sua edição anterior, esta nova versão destaca-se pelo novo visual e por mudanças que a deixaram ainda mais tecnológica e pronta para a batalha das superesportivas

Nos últimos seis anos a Kawasaki Ninja ZX-10R tem sido a motocicleta a ser batida no prestigiado Mundial de Superbike e agora, acaba de ganhar sua versão 2022.

O motor? Bem, este item recebeu algumas alterações pontuais para atender a Euro 5 sem perder desempenho.

Ele mantém a mesma arquitetura (quadricilíndrico em linha, de 998 cm3, DOHC, 16V) e entregando os mesmos 203 cv – 213 cv com RAM Air – agora a 13.200 rpm (antes era a 13.500) e 11,7 kgf.m de torque a 11.400 rpm (antes era a 11.200 rpm).

As novidades consistem no acréscimo de um radiador para resfriar o óleo, revisões no catalisador e no desenho dos tubos de escape. Os dutos de admissão, assim como a ponteira, também foram modificados, bem como o sistema de acionamento das válvulas com tecnologia finger following. O câmbio ganhou leves modificações nas relações da 1a, 2a e 3a marchas para deixá-las mais curtas. E só.

Design

A moto está bem diferente do que era: a carenagem frontal recebeu asas (winglets) integradas ao farol que ampliam em 17% o downforce para melhorar a estabilidade em altas velocidades e a aerodinâmica. O para-brisas está mais vertical e 40 mm maior. Atrás dele, agora a Ninja ZX-10R traz a River Mark, um reconhecimento da Kawasaki ao nível de excelência da moto, que até então era aplicado somente às Ninja H1 e H2.

Novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor. Com isso, a entrada do RAM Air foi modificada, assim como o desenho dos faróis, que agora são em LED – como toda a iluminação da motocicleta – e apresentam inclinação reversa e tecnologia de projeção direta da Mitsubishi que, segundo a marca, garante mais iluminação e faróis mais compactos e leves (1.200 gramas do modelo atual contra 1.650 gramas da versão anterior com lâmpadas halógenas).

Na parte inferior, o novo formato da carenagem foi projetado para direcionar o ar para o novo radiador de óleo, aumentando sua eficiência e na traseira, ranhuras foram incorporadas para tornar o estilo ainda mais aerodinâmico.

Os espelhos estão com novo desenho e receberam acopladores que facilitam na hora de retirá-los para um track day.

Eletrônica

A nova Ninja ZX-10R 2022 ganhou acelerador eletrônico Ride-by-Wire, que permitiu o reposicionamento do sensor para junto da manopla, eliminando cabos e reduzindo a necessidade de manutenção e adotar o controle de cruzeiro (Cruise Control).

A chegada de uma moderna Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos, da Bosch, agregou uma verdadeira sopa de letrinhas aos recursos de controle eletrônico da moto. A Ninja ZX-10R agora conta com sistema de gerenciamento de curvas (KCMF), modo de controle de largada (KLCM), sistema inteligente anti-bloqueio dos freios (KIBS), controle do freio-motor (KEBC) e quickshifter (KQS). O sistema de controle de tração esportivo (S-KTRC) recebeu atualizações nos modos 4 e 5, para melhorar sua performance em saídas de curva.

São quatro os modos de pilotagem (Road, Sport, Rain e Rider, este último, com até 4 possibilidades de memória para armazenar preferências) e o gerenciamento a eles se dá através do novo painel com película em TFT (Thin Film Transistor) de 4,3 polegadas, que pode ser pareado com o smartphone e permite acesso ao app Rideology the App. Com duas cores de fundo (branco ou preto), ele também traz dois modos de visualização (pista e rua), sendo que no primeiro destaca-se o cronômetro de volta; a shift light está logo acima e pode ser regulada de acordo com a potência, torque ou mediante livre escolha do piloto).

Ciclística

No chassi, as mudanças foram muito sutis: o entre-eixos está 10 mm mais curto que o anterior; a inclinação da balança foi aumentada em 8 mm, enquanto que seu deslocamento aumentou 2 mm. As pedaleiras estão 5 mm mais altas e o semi-guidão 10 mm mais aberto.

O garfo invertido de 43 mm, com tecnologia Showa BFF (Balance Free Front Fork) – desenvolvido pela equipe Kawasaki Racing Team –, ganhou uma área de fixação mais ampla na mesa inferior; os tubos externos foram revisados e o ângulo em relação à caixa de direção (offset) foi reduzido. Tanto os amortecedores dianteiros como o traseiro tiveram suas taxas de mola revisadas, enquanto que nos freios, a moto ganhou novas pastilhas e pequenas mudanças no reservatório traseiro.

A nova Ninja ZX-10R 2022 está disponível em duas cores Flat Ebony (R$ 97.990) e Kawasaki Racing Team (R$ 99.990), mesmo preço da versão Ninja ZX-10R SE 2021.