Totalmente renovada, nova família Tiger 1200 chega ao Brasil com três versões repletas de melhorias e com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Texto: André Ramos / Fotos: Divulgação

Está chegando ao Brasil a nova linha Tiger 1200 2022, que por aqui será composta por três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.

Elas receberam uma completa reformulação mecânica, ciclística, eletrônica e de design para proporcionar conforto em longas viagens e experiência singular no off-road, com versões específicas para cada tipo de aventura.

Mais leve que nunca

A 1200 GT Explorer é mais voltada à estradas e apresenta rodas de liga-leve 19”/18” (frente e trás, respectivamente), além da inédita suspensão semiativa Showa, calibrada para o asfalto; já as versões Rally trazem rodas raiadas sem câmara, com roda dianteira de 21 polegadas e traseira de 18”, além da suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo (220 mm, contra 200 mm na GT). 

As motos trazem novos tanques em alumínio, sendo que nas versões Explorer estes têm capacidade para 30 litros.

A nova Tiger 1200 ficou 25 kg mais leve que a geração passada e pesando até 17 kg a menos que suas concorrentes com eixo cardã. Seu novo chassi é 5,4 kg mais leve que o anterior e o novo braço oscilante tri-link é 1,5 kg mais leve e mais resistente do que o monobraço anterior.

Este novo chassi também trouxe à motocicleta uma nova ergonomia ao piloto. As posições das pedaleiras foram refinadas para oferecerem mais conforto e controle e o assento está mais afilado na área de contato do tanque. Ele apresenta duas opções de altura para cada modelo e por meio do assento baixo, vendido como acessório, é possível reduzir a altura em mais 20 mm. Um novo para-brisas também foi desenvolvido, proporcionando melhor proteção aerodinâmica o qual pode ser regulado com apenas uma das mãos.

A posição do guidão foi otimizada para adequar-se a cada modelo da linha Tiger 1200. Ele é 20 mm mais largo do que o guidão anterior e na versão GT Explorer o guidão é 16 mm mais alto do que nos outros modelos para proporcionar uma posição mais firme. 

Nova usina

A nova Tiger 1200 ganhou o novo motor tricilíndrico T-Plane. Com 1.160 cc, ele desenvolve agora 150 cv de potência (a 9.000 rpm), 9 cavalos a mais que o anterior. O torque também subiu: são 13,2 kgf.m (a 7.000 rpm) – 0,8 kgf.m a mais que o motor anterior. Um novo escapamento também foi desenvolvido, proporcionando ronco mais encorpado.

Tecnologia

Uma grande novidade presente nos modelos GT Explorer e Rally Explorer é o inédito sistema de radar desenvolvido em parceria com a Continental. Ele traz assistência para ponto cego e para trocas de faixa.

As motos receberam a IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos, que possibilitou dotá-las de ABS Otimizado para Curvas – que trabalha em conjunto com freios Brembo Stylema – e de Controle de Tração com o mesmo recurso.

O novo painel em TFT colorido de 7 polegadas traz um novo pacote gráfico e está integrado ao Sistema de Conectividade My Triumph, padrão em todos os modelos e que permite chamadas, navegação curva a curva e controle da câmera GoPro. Dependendo do modelo, há até 6 modos de pilotagem disponíveis.

O novo farol em LED apresenta assinatura em DRL (Daytime Running Light), além de oferecer o recurso de Iluminação Adaptativa para Curvas, padrão em todos os modelos.

Outros recursos que são de série na nova linha é o TSA (Triumph Shift Assist), que possibilita o aumento e a redução de marchas sem o uso da embreagem e o Hill Hold, que conserva a moto estática em subidas, sem a ajuda dos freios.

Todos os novos modelos vêm com uma série de recursos adicionais como interruptores iluminados, carregador USB sob o assento, piloto automático e cavalete central. As Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer ainda vêm com assentos aquecidos e um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus.

Uma linha de acessórios originais com mais de 50 itens também foi desenvolvida para esta nova geração da motocicleta, que também conta com 3 anos de garantia e intervalo de revisão, de 16.000 quilômetros ou 12 meses.

Escaneie o QR Code presente nesta reportagem para cadastrar-se no site da pré-venda. Você terá acesso a todas as novidades da Nova Triumph Tiger 1200 e ainda poderá concorrer a cursos de pilotagem do TRX (Triumph Riding Experience). O sorteio dos cursos será lançado em breve.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!