aprilia-tuono-v4-x-2021-moto-adventure

Hyper naked especial terá somente 10 unidades produzidas, inspiradas em motos de competição oficiais da marca italiana.

Ano passado a fabricante italiana Aprilia apresentou ao mundo a sua RSV4 X e agora chegou a vez da marca apresentar a versão naked de sua moto inspirada na unidade que compete na MotoGP, a Tuono V4 X.

Aprilia-Tuono-V4-X

Assim como aconteceu com a RSV 4 X, em que apenas 10 unidades foram fabricadas, o mesmo se deu com a Tuono V4 X, o que faz dela uma das hyper nakeds mais desejadas do planeta. A motocicleta vem com diversos itens em fibra de carbono, gráficos inspirados na Aprilia RSV 1000 R Factory que participou da lendária prova de endurance Bol D’Or, na França.

Segundo a fabricante, seu pacote aerodinâmico “Super Tuono” amplia a estabilidade em altas velocidades, frenagens e acelerações.

Aprilia-Tuono-V4-X

Falando em tecnologia da MotoGP além das questões aerodinâmicas, a Tuono V4 X vem equipada com escape em titânio Akrapovic, com ponteira em carbono dotada de filtro especial Sprint Filter, o mesmo utilizado nas motos de fábrica que competem na MotoGP.

Aprilia-Tuono-V4-X
Aprilia-Tuono-V4-X

E claro que o motor não poderia ficar para trás. Estamos falando do memso motor derivado da citada RSV4 1000 Factory que desenvolve nada menos que 221 cv no virabrequim e para cooperar com o desempenho desta usina, a Aprilia fez uma série de lapidações na motoca para aliviar peso, como os componentes em fibra de carbono e rodas de magnésio Marchesini

Aprilia-Tuono-V4-X

O departamento de competições da Aprilia remapeou a ECU da motoca para aproveitar ao máximo do motor e também, para que este trabalhe harmoniosamente com o novo escape. Segundo a Aprilia, parâmetros como freio-motor, controle de tração e anti-wheeling foram mapeados especificamente para o uso em pista. Outros itens focados especificamente para aplicação em pista são o câmbio eletrônico invertido e painel em TFT com contador de volta alinhado com orientação via GPS.

Aprilia-Tuono-V4-X

A Tuono V4 X vem equipada com suspensões Öhlins Smart EC 2.0 e freios Brembo, com pinças monobloco de fixação radial GP4-MS, com cáliper de alumínio com tecnologia T Drive e cilindro-mestre radial também de alumínio 9 x 16.

PARA POUCOS

Limitada a somente 10 históricas unidades, a Aprilia Tuono V4 X custa €34,900 (R$ 225.775,08, ao câmbio de 1/9) e a marca já está realizando as reservas online. Os compradores poderão retirar sua unidade diretamente na Aprilia Racing, quando então, poderão fazer um tour pela fábrica, em Noale e ainda ganharão um capacete KYT NX-Race, inspirado nos gráficos da motocicleta.

Aprilia-Tuono-V4-X

Aleix Espargaró durante os testes da Tuono V4 X na pista austríaca Red Bull Ringv4 X

A Tuono V4 X é coisa de outro mundo. Eu nunca testei uma moto naked na pista e fiquei realmente surpreso com o seu comportamento. O motor é insano, mas a arquitetura do chassi não afina; muito pelo contrário: a posição de pilotagem e a eletrônica deixa tudo muito divertido. Você pode pilotá-la de maneira suave, mas também pode entrar em curvas esparramando nos drift se quiser. É uma pura sport bike com seu lide selvagem”, analisou Aleix Spargaró, piloto oficial da marca na MotoGP.

Fontes: Piaggio GroupRideApart e iMotorBike