Aprilia-Tuareg-660-é-flagrada-em-teste

Protótipo equipado com motor bicilíndrico da Tuono 660 pode apresentar versatilidade para o uso misto e muita tecnologia embarcada.

A terceira integrante da linha de motores 660 da Aprilia está a caminho, e é uma moto de aventura pronta para todo o terreno, que atende pelo nome de Tuareg.

Ainda em meados de 2019, a Aprilia apresentou a RS660 após vários anos de desenvolvimento. Seu motor, derivado do V4 da superbike RSV4 1100 Factory, seria a base para uma família inteira de modelos que, com o lançamento da Tuono 660 e agora, da Tuareg 660, se confirma.

Aprilia-Tuareg-660-é-flagrada-em-teste

A primeira vez que a Tuareg foi vista ocorreu no Salão de Milão (EICMA) de 2019 e de acordo com fontes não-oficiais, ela também deveria ter desfrutado de um lançamento ainda ano passado, que acabou sendo psotergado devido à Covid-19.

Agora, um protótipo da Tuareg 660 foi fotografado durante os testes e, apesar de seu estágio inicial de desenvolvimento, características importantes já podem ser reconhecidas.

Especulações

Começando com o motor, o inline-twin, derivado do banco de cilindros dianteiro do motor V4 da RSV4, parece ter sido substituído pelo que equipa a RS660, e segundo especulações, pode desenvolver cerca de 99cv.

Aprilia-Tuareg-660-é-flagrada-em-teste

Assim como na Tuono e na RS, o motor parece ser parte integrante do chassi, mas usando um quadro ligeiramente modificado. Como o coletor de escapamento também foi ligeiramente modificado e termina em um sistema de escapamento completamente redesenhado, há espaço atrás do motor para um braço oscilante redesenhado também. Sua construção parece mais robusta agora, o que é uma indicação das capacidades off-road da moto, assim como os pneus com roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 18 polegadas.

A diversificação em mais de um modelo da Tuareg 660 é possível. Parece provável que surja uma versão com mais foco nas capacidades off-road, com maior curso de suspensão e pneus ainda mais off-road do que os Metzeler Karoo que equipam este protótipo, bem como uma versão de entrada. Um modelo de viagem com um tanque maior também pode fazer sentido.

Aprilia-Tuareg-660-é-flagrada-em-teste

O preço inicial para a versão básica deve se encaixar bem neste segmento, mas acima das £ 9.499 (R$ 68.351) da Yamaha Ténéré 700 e as £ 9.700 da Tuono 660 (R$ 69.798). Em troca, o cliente pode esperar uma motocicleta bem equipada com faróis full LED, acelerador ride by wire, vários modos de condução e os sistemas de assistência habituais.

Os instrumentos TFT com conectividade móvel também devem ser padrão – pelo menos o protótipo mostrado aqui estava equipado com os instrumentos já encontrados no modelo RS. Ao todo, a Aprilia parece estar reunir um pacote interessante em um segmento de mercado cada vez mais importante, pena que a marca não é comercializada por aqui.

Sonho meu…

Lets go together!