Benda-Napoleonbob-500

Descubra as 10 melhores opções disponíveis — de esportivas com quatro cilindros a aventureiras bem equipadas e clássicas com alma italiana — que estão conquistando motociclistas pelo mundo todo.

As motocicletas chinesas nem sempre tiveram boa fama, e por isso muitos motociclistas ainda as descartam de cara. Mas o setor de duas rodas na China deu uma guinada importante nos últimos anos.

Hoje, as marcas do país estão se tornando opções cada vez mais competitivas frente às tradicionais japonesas e europeias. Em diversos casos, já rivalizam em estilo, desempenho e equipamentos — e, muitas vezes, com preços bem mais convidativos.

Um dos trunfos das motos chinesas é justamente esse: oferecer de série recursos que marcas como KTM, BMW e Honda costumam cobrar à parte. Além disso, há um fenômeno curioso em curso: nomes históricos da Europa, como Moto Morini, Morbidelli e Benelli, ressurgiram sob nova gestão — e propriedade chinesa — com modelos modernos e surpreendentemente bem-acabados.

Listamos abaixo as que consideramos as melhores motocicletas chinesas disponíveis atualmente. Infelizmente, a grande maioria delas ainda não está disponível no Brasil, mas por quanto tempo?

CFMoto – 750SR-R

CFMoto – 750SR-R

Entre os fabricantes chineses que mais avançaram na Europa, a CFMoto se destaca pela agilidade em lançar modelos atraentes — muitos deles desenvolvidos com base em tecnologia cedida pela KTM, sua parceira de longa data.

Um dos lançamentos mais aguardados é a 750SR-R, uma esportiva pronta tanto para a pista quanto para o asfalto. Com visual de verdadeira middleweight, ela traz um motor quatro cilindros em linha capaz de entregar 110 cv. Pode parecer modesto para uma 750, mas estamos na era das supersportivas modernas — e ela entrará em campo contra rivais como Yamaha R9, Suzuki GSX-8R e Aprilia RS660.

O diferencial da CFMoto, no entanto, está na eletrônica e no preço esperado. A 750SR-R virá de fábrica com IMU de seis eixos, garantindo freios ABS e controle de tração otimizados para curva, acelerador eletrônico e modos de pilotagem. Também inclui recursos incomuns nessa faixa, como integração com câmera Insta360, ignição sem chave, luzes adaptativas de curva e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) — tudo isso de série.

Lexmoto LXS SE 125 – Estilo e diversão por pouco

Lexmoto LXS SE 125 – Estilo e diversão por pouco

Quem busca uma esportiva acessível para começar, costuma olhar para a Yamaha R125 ou a Suzuki GSX-R125. Mas a Lexmoto LXS SE 125 cumpre o mesmo papel com muito estilo e um preço ainda mais em conta.

Aliás, os números não mentem: a irmã LXR SE 125 já é presença constante entre as motos mais vendidas no Reino Unido, graças ao visual marcante, bom custo-benefício e motor monocilíndrico ágil. A LXS, por sua vez, leva tudo isso a outro nível — com linhas mais afiadas, escapamento sob o banco (charme retrô garantido) e um motor de 13,8 cv que pede para ser explorado nas estradas secundárias.

É verdade que as rivais japonesas são mais refinadas no geral, mas dificilmente você encontrará uma moto nova que ofereça tanta diversão por quilômetro rodado por pouco mais de R$ 16.000 (equivalente a £2.500).

Morbidelli T1002VX – O renascimento de um nome lendário

Morbidelli T1002VX – O renascimento de um nome lendário

Se você é daqueles que lembra da Morbidelli, provavelmente pensa logo naquela V8 bizarra — frequentemente eleita uma das motos mais feias da história. Pois bem: esqueça aquilo.

A nova Morbidelli T1002VX (e sua versão com rodas raiadas, a T1002V) é uma adventure elegante, prática e surpreendentemente bem resolvida. Apesar de ser produzida por um fabricante chinês que entrou discretamente no mercado europeu, não há motivo para preconceito: afinal, quase todas as grandes marcas têm fábricas na Ásia hoje em dia.

O melhor de tudo? O preço. A T1002VX oferece quase tudo o que se espera de uma moto de aventura — exceto suspensão eletrônica e controle de cruzeiro adaptativo — sem obrigar você a vender um rim. Para quem quer a experiência de uma big trail com orçamento realista, essa pode ser a escolha ideal.

Voge DS625X – Aposta ousada no segmento adventure

Voge DS625X – Aposta ousada no segmento adventure

A Voge DS625X chega para desafiar diretamente modelos como Honda NX500 e Yamaha Tracer 7, mas com um trunfo claro: custa menos de R$ 35.000 em conversão direta (cerca de £6.000).

Será que entrega na prática? Em nosso teste, a resposta foi positiva. Apesar de alguns defeitos — como controle de tração um pouco invasivo e freio dianteiro pouco eficiente —, a DS625X mostra maturidade impressionante para uma marca ainda jovem. E, como de costume nas motos chinesas, vem recheada de equipamentos de série por um valor muito competitivo.

Benda Napoleonbob – Estilo bobber com alma acessível

Benda Napoleonbob – Estilo bobber com alma acessível

A Benda Napoleonbob é a interpretação da marca chinesa para o segmento A2 de bobbers. E olha que interpretação! Com carenagens nas suspensões dianteiras e amortecedor traseiro escondido, ela parece uma custom de alto nível — e, felizmente, anda à altura do visual.

Com design que não a desmereceria em exposições como a Bike Shed Moto Show, a Napoleonbob é uma das poucas opções com personalidade nesse segmento muitas vezes genérico.

Seu motor V-twin de 467 cc entrega 47 cv e 4,3 kgf.m de torque. Apesar dos 215 kg, a altura do banco (apenas 695 mm) e a posição de pilotagem relaxada tornam-na extremamente acessível — perfeita para quem está saindo de uma moto de entrada ou fazendo o upgrade.

CFMoto 450MT – A adventure que surpreende

CFMoto 450MT – A adventure que surpreende

Outro destaque da CFMoto é a 450MT, lançada em 2024. Trata-se de uma adventure de média cilindrada, com motor bicilíndrico, visual moderno, suspensão KYB de qualidade e capacidade real para estrada e leve off-road.

O mais impressionante? Ela custa mais de R$ 5.000 (cerca de £1.000) menos que qualquer concorrente japonês equivalente. Pense em algo entre uma Yamaha Ténéré 700 mais suave e uma Honda NX500 mais robusta — e você não estará longe da realidade. Versátil, bem-acabada e com preço justo, é uma das melhores propostas chinesas até hoje.

Moto Morini Seiemmezzo – Retorno com elegância italiana

Moto Morini Seiemmezzo – Retorno com elegância italiana

Após anos de incertezas, a histórica Moto Morini renasceu sob o comando do grupo chinês ZNEN — o mesmo por trás da Benelli e, inclusive, a marca já anunciou que vai começar suas operações ano que vem por aqui. Depois de renovar sua linha com a X-Cape 650, a marca lançou a Seiemmezzo (que significa “6½”, em referência a um clássico dos anos 1970).

Disponível nas versões STR (mais esportiva) e SCR (inspirada em scramblers), ela traz linhas limpas que lembram a Honda CB650R, motor de 649 cc com 61 cv e acabamento de bom gosto. Apesar de menos potente que rivais como a CFMoto 700CL-X, seu preço de R$ 42.000 (cerca de £6.699) a torna uma opção extremamente competitiva.

KTM 790 Adventure – Sim, feita na China (e melhor que antes!)

KTM 790 Adventure – Sim, feita na China (e melhor que antes!)

“Mas KTM não é austríaca?” Sim — mas a versão atual da 790 Adventure (assim como a 790 Duke) é produzida pela CFMoto, parceira chinesa da marca.

Lançada em 2023 como alternativa mais acessível à 890, a 790 Adventure ganhou refinamentos: motor atualizado (e compatível com restrição A2), suspensão e freios de qualidade, além de versatilidade comprovada. Poucos notarão que é “fabricada na China” — e muitos dirão que é até melhor que a original.

Lexmoto RSS 125 – Neo-retro com cara de custom

Lexmoto RSS 125 – Neo-retro com cara de custom

Depois do sucesso da LXR/LXS, a Lexmoto apostou no estilo neo-retro com a RSS 125. Sem carenagem, com tanque volumoso, linhas simples e cores bem escolhidas, ela chama atenção onde passa.

Sob a carenagem minimalista, há um motor monocilíndrico de 14 cv e apenas 163 kg — perfeita para manobrar nas ruas da cidade. Itens como painel TFT de 5 polegadas, câmbio de 6 marchas e roda traseira de 17 polegadas elevam o nível. Tudo isso por R$ 18.500 (cerca de £2.899) — quase R$ 13.000 mais barata que uma Yamaha XSR125.

Benelli Leoncino 800 Trail – O “Leãozinho” que rugiu

Benelli Leoncino 800 Trail – O “Leãozinho” que rugiu

Fundada na Itália, a Benelli hoje pertence ao grupo chinês QJMotor, que revitalizou a marca com investimento pesado e estratégia global. Hoje, ela vende mais que Triumph e Ducati em vários mercados — inclusive na própria Itália.

Para esta lista, escolhemos sua Leoncino 800 Trail (“Leãozinho”, em italiano), que mistura elementos de modern classic, scrambler e até cruiser. Com motor 754 cc (calmo, mas com torque generoso), posição de pilotagem relaxada e pneus mistos, ela ganhou capacidade off-road discreta.

Recentemente, seu preço caiu R$ 6.500 (cerca de £1.000), chegando a R$ 45.000 (cerca de £6.999) — tornando-a uma alternativa sólida à Royal Enfield Interceptor 650.

O cenário das motocicletas chinesas mudou — e para melhor. Com investimentos pesados, parcerias estratégicas e foco em design e tecnologia, essas marcas deixaram para trás a imagem de “cópias baratas” e agora oferecem produtos originais, bem equipados e com excelente relação custo-benefício.

Agora, é aguardar para que o tempo nos mostre se algum dia, teremos entre nós estas marcas por aqui.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together

Fonte: China Motor World

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