Especula-se que marca indiana adquiriu a centenária marca britânica para atacar o segmento de motos clássicas
A Bajaj, marca indiana que está chegando ao Brasil, adquiriu os direitos do nome Vincent. Esta fabricante de motos retrô britânica também possui marcas como Horner Race Development (HRD) e Egli-Vincent, e é provável que, como parte da aquisição, a Bajaj agora também detenha os direitos dessas marcas.
A Vincent Motorcycles era anteriormente propriedade de Dave Holder & Family e foi fundada por Philip Vincent em 1928. Eles fizeram manchetes em 1948 com a Vincent Black Shadow, que era a moto mais rápida do mundo na época. Esta moto estabeleceu o recorde de velocidade em terra em 241,9 km/h.
Então, em 2018, uma moto Vincent Black Lightning estabeleceu o recorde de preço mais alto pago por um veículo de duas rodas, ao atingir o valor de 929 mil dólares (!). Esta motocicleta rara tem apenas 31 unidades produzidas, enquanto esta unidade em particular foi usada para estabelecer o recorde de velocidade terrestre da Austrália de 228 km/h.
Mas por que a Bajaj se interessou pela Vincent?
a Dada a crescente popularidade das motocicletas retrô e vintage em todo o mundo, é provável que Bajaj esteja procurando reviver uma marca clássica como a Vincent para enfrentar a Royal Enfield na Índia. Não é nenhum segredo que as motos Royal Enfield desfrutam de um monopólio amplamente incontestável no segmento de motos retrô de 350cc a 650cc e a Bajaj provavelmente também gostaria de explorar esse mercado.
A Bajaj já fez parceria com a Triumph; no entanto, as motos resultantes desta parceria serão vendidas por esta última. Com a Vincent, porém, a Bajaj poderá fazer uma entrada completa no segmento de motocicletas retrô.
Nos últimos anos, vimos marcas como BSA, Jawa e Yezdi sendo revividas pela Classic Legends sob o guarda-chuva da Mahindra. A TVS Motor também adquiriu a marca britânica Norton Motorcycles há alguns anos. Com a Bajaj aparentemente se juntando a essa incursão, há tempos emocionantes pela frente para os aficionados das motos vintage.