A cerimônia de inauguração da planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, contou com a presença de autoridades, jornalistas, concessionários e parceiros da marca.
A Bajaj do Brasil oficializou nesta terça-feira, 25 de junho, a inauguração de sua fábrica de motocicletas na cidade Manaus (AM). A nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e conta com equipamentos da mais alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Laurimar Wagno de Oliveira; do superintendente da Suframa, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; do diretor executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Sérgio Oliveira, além de jornalistas, representantes das concessionárias e parceiros da marca.
“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, diz Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
O executivo reforça ainda que a parceria estratégica com a Dafra foi essencial para que o time Bajaj pudesse focar na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias no Brasil, que atualmente conta com 21 unidades e ultrapassará a casa de 30 até o fim de 2024.
“Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no País. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo. Somos muito gratos à Bajaj Auto Limited por todo o suporte, à nossa rede de concessionários e parceiros pelo foco e dedicação tão fundamentais para a construção da nossa história e, principalmente, aos motociclistas brasileiros pela confiança na nossa marca e em nossos produtos”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
A fábrica já havia iniciado as operações em 06 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro chefe de vendas da marca no Brasil. Inicialmente a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.
Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.
A planta opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Já estão sendo montados os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
No momento, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto crescimento gradual da equipe.
A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, o que representa 46% de crescimento em relação ao semestre passado e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023.
“Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, complementa Waldyr.
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 150 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados na unidade.
Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 7.500 unidades dos modelos Bajaj e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos.
Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 21 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belém (PA), Manaus (AM), Marabá (PA), Maceió (AL), Caruaru (PE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global.
A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.