Bárbara-Neves-sai-na-frente-entre-os-homens-da-categoria-Júnior-no-Rally-Piocerá

Única mulher na prova, piloto goiana vence primeiro dia de disputas; Equipe Honda Racing também lidera com Thiago Veloso (classe Brasil) e Dário Júlio (Over 40)

Única mulher no Rally Piocerá 2021, a goiana Bárbara Neves saiu na frente na disputa da categoria Júnior, nesta quarta-feira (27/1). A equipe Honda Racing também alcançou lideranças nas categorias Brasil e Over 40, com os mineiros Thiago Veloso e Dário Júlio, respectivamente. O primeiro dia incluiu 7h05 de prova com largada em Teresina e término em Piripiri, no Piauí, após 257 quilômetros percorridos. A competição, válida como abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, é formada por quatro dias de disputas. 

Bárbara-Neves-sai-na-frente-entre-os-homens-da-categoria-Júnior-no-Rally-Piocerá
Competindo entre os homens na categoria Júnior, Bárbara Neves levou a melhor no primeiro dia de competição

Com a motocicleta nacional Honda CRF 250F, Bárbara Neves resumiu o desafio inicial da 34ª edição do evento. “Foi um dia longo, com bastante estrada e calor. Fiquei muito feliz de passar pelos lugares e ver o pessoal comemorando a torcendo pelos pilotos, sem dúvidas essa energia traz um gás a mais para a gente”, comenta a atleta de 20 anos. “Eu fui constante e isso fez diferença para ganhar o primeiro dia. Estou muito feliz, porque a categoria Júnior possui um nível bem alto, é muito competitiva. Espero que a minha participação inspire mais meninas a estarem na prova no ano que vem” continua. 

Bárbara-Neves-sai-na-frente-entre-os-homens-da-categoria-Júnior-no-Rally-Piocerá
Pentacampeão da prova, Dário Júlio voltou a dar sinais de que tem tudo para vencer mais uma edição do Cerapió

Assim como Bárbara Neves, os líderes Dário Júlio e Thiago Veloso competem com a moto Honda CRF 250F. “Os maiores desafios do primeiro dia foram a navegação e enfrentar o calor do Piauí”, avalia o experiente Dário Júlio. O piloto está em busca do sexto título no Rally Piocerá (que em anos pares ganha o nome de Cerapió, por largar no Ceará e chegar no Piauí). 

Chefe de equipe da Honda Racing, o mineiro é tricampeão da Master (2007, 2008 e 2009), campeão da Over 40 (2018) e campeão da Brasil (2020). “Foi um início quente e desgastante, mas toda a equipe começou forte e chegou bem em Piripiri. Agora vamos fazer uma revisão básica nas motos para o segundo dia”, explica Dário Júlio.  

Bárbara-Neves-sai-na-frente-entre-os-homens-da-categoria-Júnior-no-Rally-Piocerá
Estreando no Cerapió com o pé direito, Thiago Veloso foi o vencedor da categoria Brasil no primeiro dia de prova

Por outro lado, Thiago Veloso faz a sua estreia no Rally Piocerá, na ponta da tabela da classe Brasil. “Está sendo uma prova diferente por causa da pandemia, já que a gente não está tendo contato com as cidades, ficando isolados, mas a experiência desse primeiro dia foi muito boa. Teve trilhas e bastante pedra no começo. Ficou muito calor no decorrer do dia, por eu ser do sul de Minas não estou acostumado. Foi cansativo, mas bastante divertido também”, avalia. 

O capixaba Tiago Wernersbach, da equipe satélite Honda Edgers Factory Team, também disputa a prova pela primeira vez. Ele está na vice-liderança da classe Brasil com a CRF 250F e queria médias mais altas de velocidade para a abertura das disputas. “Foi um bom resultado, só fiquei com vontade de acelerar mais. De qualquer forma aqui a meta é ser regular e ver quem vai sair com mais pontos ganhos”, lembra o piloto, que é tricampeão brasileiro de enduro FIM, uma modalidade contra o relógio. 

Bárbara-Neves-sai-na-frente-entre-os-homens-da-categoria-Júnior-no-Rally-Piocerá
Competindo na categoria Sênior, Gabriel Soares ficou em segundo lugar na abertura da competição

Para completar, a equipe Honda Racing abriu o Rally Piocerá 2021 com desempenho consistente na categoria Sênior. O mineiro Gabriel Soares alcançou o segundo lugar do dia com a moto CRF 450RX. “Foi muito bom, estou bastante feliz com o resultado e por ter conseguido me adaptar um pouco melhor à planilha. Vou satisfeito para o segundo dia de prova, tem muito mais pela frente”, conclui Soares. 

Nesta quinta-feira (28/1), o Rally Piocerá entra no Estado do Ceará. Serão 187 km, em 5h20min de prova, até a cidade de Ubajara. A 34ª edição do evento, além das motos, inclui categorias para carros, quadriciclos, UTVs e bicicletas. A chegada da prova está marcada para este sábado (30/1), em Aquiraz (CE), sendo que o percurso total será formado por 958 quilômetros de desafios. 

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID, Michelin e Seguros Honda.
 
Rally Piocerá 2021
 
Resultados – 1º dia

Categoria Over 40
1º – #30 – DARIO JULIO – 25 pontos ganhos – Honda Racing – CRF 250F

2º – #32 – JONY JACHTCHECHEN – 22 pontos ganhos
3º – #38 – CLAUDIO ROBERTO RIBEIRO – 20 pontos ganhos 
4º – #36 – JOÃO CAÇADOR – 18 pontos ganhos 
5º – #31 – LAURO LOPES – 16 pontos ganhos

Categoria Brasil
1º – #42 – THIAGO VELOSO – 25 pontos ganhos – Honda Racing – CRF 250F
2º – #44 – TIAGO WERNERSBACH – 22 pontos ganhos – Edgers Factory Team – CRF 250F
3º – #41 – PEDRO PAULO VIANA – 20 pontos ganhos  
4º – #40 – CLEVERSON DE OLIVEIRA – 18 pontos ganhos  
5º – #43 – ELTON PEREIRA – 16 pontos ganhos

Categoria Júnior
1º – #72 – BÁRBARA NEVES – 25 pontos ganhos – Honda Racing – CRF 250F
2º – #63 – DJAVAN LOIOLA PEDRO – 22 pontos ganhos 
3º – #74 – HENILTON PINHEIRO – 20 pontos ganhos   
4º – #66 – ROMAIN COZZOLINO – 18 pontos ganhos  
5º – #70 – LUCAS SILVEIRA MENDES – 16 pontos ganhos

Categoria Sênior
1º – #18 – BRUNO PELIZARI – 25 pontos ganhos
2º – #26 – GABRIEL SOARES – 22 pontos ganhos – Honda Racing – CRF 450RX
3º – #21 – ERASMO SCHWANZ – 20 pontos ganhos 
4º – #29 – GUILHERME PORTELA – 18 pontos ganhos
5º – #22 – WELLINGTON ORTEGA – 16 pontos ganhos

Fotos: Gustavo Epifanio/MundoPress