Com muitas rotas que convidam à aventura, região é tranquila e rende um bom passeio para pilotos iniciantes ou “rodados”
TEXTO: CELSO RENATO A. DA SILVA
FOTOS: ALEXANDRE RIO
O roteiro que exploramos desta vez fica na região de Campinas, no Estado de São Paulo. Além de paisagens rurais, o lugar oferece e excelentes caminhos para quem gosta de aventura. Em forma de laço, o trecho “aventureiro” tem aproximadamente 70 km, com início em Campinas, passando por Pedreira e finalizando em Campinas. Não é um percurso com grandes dificuldades em termos de pilotagem, e que permite Big Trail e Cross Over com pneus originais e motociclistas com pouca experiência.
O município fica na região sudeste do país, distante 99 km de São Paulo, a capital do Estado. Ocupa uma área de aproximadamente 800 km², da qual 25% estão em perímetro urbano. Os 75% restantes constituem zona rural. A população, segundo estimativa do IBGE, é de quase 1.200.000 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (fica atrás de Guarulhos e da capital) e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras.
Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774. Entre o final do século XVIII e o começo do século XX, a cidade teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerado um polo industrial regional. Décima cidade mais rica do Brasil, hoje, é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Possui, ainda, diversos atrativos turísticos com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros.
O ROTEIRO
Campinas é servida por muitas e excelentes estradas. Para chegar ao nosso ponto de partida, que fica em frente ao Shopping Iguatemi Campinas, a partir de São Paulo, você pode seguir pelas Rodovias Anhanguera ou Bandeirantes e, depois, ir pela D. Pedro I até a Avenida Mackenzie. No trecho inicial, atravesse a Rodovia D. Pedro I no sentido de Sousas. Você seguirá por uma avenida bem ampla, de pista dupla e margeada por belos condomínios. Prossiga até o início da Estrada Sousas Pedreira (começo da terra). Continue pela estrada (que margeará, em alguns pontos, o Rio Atibaia) até a ponte sobre o rio. Siga até a próxima ponte – agora, sobre o Rio Jaguari –, cruze-a e siga à direita margeando o rio. Aí, você já estará na zona rural de pedreira. Vá até a Barragem da Usina Jaguari, um lugar ideal para uma parada para descanso, exploração e fotos.
PEDREIRA
A cidade é conhecida como a “Capital da Porcelana”, devido à sua forte economia ter sido baseada na venda de artigos desse tipo. Há mais de 500 lojas especializadas na venda de tais produtos (instaladas em pontos de fácil acesso) e os comerciantes atendem ao público, inclusive, nos finais de semana e feriados. No comércio local, é possível encontrar: louças, porcelanas, vidros, etc. Além das compras, Pedreira tem atrações turísticas, como: Zoobosque, Complexo Turístico Morro do Cristo, Museu Histórico, Museu da Porcelana, Observatório Astronômico e Feira de Arte e Artesanato.
O Turista pode usufruir das delícias artesanais do campo e conhecer todos os passos da produção de queijos, compotas, geleias, licores, massas e diversos artesanatos. Há, ainda, o turismo de aventura, com atrativos como: acqua ride, trilha, passeios a cavalo e pesca. Um ponto turístico de destaque é o Complexo Turístico do Morro do Cristo, que retrata as Estações da Via-Sacra, chegando, finalmente, à imagem do Cristo Redentor, de onde se pode avistar toda a cidade. Em Pedreira, o turista poderá visitar o monumento da Revolução Constitucionalista de 1932, local onde os soldados implantaram suas trincheiras. Por lá, ainda vale a pena conhecer a Casa do Coronel João Pedro de Godoy Moreira, a Igreja Matriz de Santana, o Museu da Porcelana, a Casa do Padre Alexandrino e as capelas de Nossa Senhora da Conceição e Bom Jesus.
DE VOLTA AO ROTEIRO
Prossiga, agora, pela Estrada Santa Maria, novamente na zona rural de Campinas. Após um bom trecho de deslocamento, fique atento, à sua esquerda, às placas indicando o Bar e Restaurante do Vicente – se você gosta de comida e ambiente caipiras, este é o ponto preferencial de parada para os cavaleiros e suas montarias. Nos finais de semana, você ainda tem duplas tocando e cantando moda de viola. Reserve um tempo para alimentação, curtição e uma boa prosa.
Saciado, retorne ao percurso e continue até o cruzamento, onde você verá as placas para o observatório. Siga à direita e, logo no início, à esquerda, você verá a Capela São Francisco de Borja. Prossiga no sentido da Fazenda Itapuã. Ao final deste trecho, começa o asfalto. Vá até o centrinho de Sousas, um lugar bem legal para uma visita e com muitas opções de restaurantes. Continue até a ponte, cruze e siga à direita, margeando o Rio Atibaia até os condomínios avistados no início do trajeto. Assim, finalizamos mais um roteiro.
Até a próxima!
DETALHES
- A moto utilizada foi a Kawasaki Versys 650 (2018/19), emprestada pela concessionária Rota K. Trata-se de uma máquina excelente para viagens, com extremo conforto. A motocicleta se mostrou muito
eficiente, permitindo este tipo de aventura com tranquilidade.
- Esta rota é bem tranquila e adequada a pilotos iniciantes (neste caso, sem garupa e sempre acompanhados). Para os mais “rodados”, recomendamos convidar o seu garupa preferido para percorrer o roteiro. A região é muito bonita e agradará a todos. Foi possível fazer todo o percurso com pneus originais. Com chuva, não recomendamos.
- A navegação do roteiro é bem fácil (é possível montar o trajeto pelo Google Maps ou localizar no Wikiloc).
- Contei com a excelente companhia do fotógrafo e aventureiro Alexandre Rio.
Onde Comer
Bar e Restaurante do Vicentão – Estrada Lidia Vidala, Km 10, s/n – Jardim Miranda – Campinas/SP
Telefone: (19) 3298-6594
Serviços
Aventur (11) 99296 4677 – Fale com o Celsinho, que organiza tripson e off road Brasil afora (www.aventur.tur.br).
Apoio
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: