big-trip-expedicao-nordeste-parte-1-primeiro-capitulo

Neste primeiro capítulo, os aventureiros percorrem os encantos de uma região ainda pouco conhecida pelos brasileiros: os Cânions do Viana, em Bom Jesus (PI).

Esta aventura totalmente off-road foi realizada em uma das regiões mais belas do planeta, afinal, o Nordeste brasileiro possui uma natureza bela e surpreendente. Nosso roteiro foi concentrado nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, e percorreu aproximadamente 1.200 km através de cânions, dunas e praias. Um grupo de 12 aventureiros com motos exclusivas para a prática do off-road encarou este desafio, partindo de São Paulo em um micro-ônibus equipado com uma carretinha transportando suas respectivas motos e bagagens. Para podermos relatar esta aventura com maior conteúdo a dividiremos em duas partes e edições, sendo a primeira nos cânions e a segunda nas dunas e praias.

Cânions do Viana – Bom Jesus (PI)

Localizados em Bom Jesus, município no sul do Piauí que fica a cerca de 635 km de Teresina, os Cânions do Viana formam uma paisagem tão esplêndida que fica até difícil de acreditar que tudo aquilo é verdade, ou se estamos dentro de algum cenário de filme internacional ou numa fotografia, pois tudo é perfeitamente real e natural – e bem aqui no Brasil.

Bom Jesus tem uma população estimada em 25 mil habitantes. Movido pelo agronegócio e localizado bem no Cerrado piauiense, o município recebeu, ao longo de décadas, produtores de grãos vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e até mesmo do Paraguai e Uruguai que instalaram-se na cidade e começaram a cultivar arroz, algodão e soja, tornando-se, assim, bastante conhecida pela produção e exportação desses grãos, principalmente soja. O município tem um dos PIBs mais altos do Piauí e também possui campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de faculdades privadas. Além de tudo isso, Bom Jesus possui muitas chapadas e tem no rio Gurgueia o seu principal recurso hídrico, cujas águas subterrâneas geram poços termais que jorram até 25 metros em propriedades turísticas.

Conta-se que em um passado bem distante, os índios abriram os caminhos por entre os paredões fugindo de uma seca e indo para o Vale do Gurgueia. O fato é que em cada pedacinho dos Cânions do Viana o sertão vivo está muito bem representado nas suas cores, nos seus sons, nas suas imagens e no chão de areia que corre por entre as inúmeras falésias formadas por imensos paredões rochosos.

Paredes gigantes

O começo do percurso já é surpreendente, dando a impressão de que o que virá mais à frente é uniforme mas à medida que você passa pelos caminhos, a paisagem se descortina e exibe algo ainda mais magnífico: os paredões rochosos de um lado da estrada estão agora quase grudados aos paredões rochosos do outro lado. Em certo momento, vendo de longe, parece que não teremos mais por onde seguir, que as rochas tomaram conta da estrada, de tão perto que elas estão umas das outras. Mas tem muito cânion pela frente. Todos esses paredões impressionam pelo tamanho, pelas formas que muitos se apresentam e pelas cores. Alguns possuem umas espécies de pontas, outros têm cores mais escuras, já outros, uma cor mais amarelada, lembrando muito o sol forte da região. Tudo por esse lugar foi muito bem esculpido pela natureza. Pelos caminhos você encontra gado, pássaros e diversos outros animais, assim como também algumas lagoas remanescentes do período chuvoso.

Os cânions colocaram Bom Jesus no mapa do turismo brasileiro, inclusive, fazendo com que a cidade se elevasse de categoria nesse mapa. Embora ainda pouco conhecidos pelos piauienses, não deixam de ser um lugar já descoberto por outros brasileiros, recebendo turistas, principalmente, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Maranhão.

Rally dos Sertões

Os Cânions do Viana foram mais uma vez, em 2019, paisagem do famoso Rally dos Sertões. Imagine o ronco dos motores passando pelos desfiladeiros e o eco repetindo o som disso? Foi numa dessas ocasiões que conheci este paraíso e me motivei a incluir este roteiro nesta expedição.

Saindo de Teresina, por via terrestre, a ida até Bom Jesus se dá pela BR-135. No entanto, sempre tome cuidado redobrado nessa estrada, tanto pelo seu formato, quanto pela duração da viagem, que é longa. O município possui também um pequeno aeroportoque recebe aviões de pequeno porte. Em voo comercial, o aeroporto mais próximo fica em Barreiras, na Bahia, localizado a 500 km de Bom Jesus, enquanto que e de Teresina fica a 635 km.

O Roteiro

Saindo de Bom Jesus, siga sentido Floriano pela BR-135 e pegue a saída à direita para a Universidade Federal do Piauí. Ao final desta via chega-seao final do calçamento. Siga sentido Cânions, por aproximadamente 30 km, onde se dará o início, sinalizado por uma placa. Para atravessá-los são aproximadamente 35 km sem infra-estrutura de suporte e apoio (só há casebres pelo caminho). Sendo assim, após o final sinalizado, prossiga para a cidade de Guaribas (PI), que fica a cerca de 55 km e possui posto de gasolina e serviços de apoio. O retorno será pelo mesmo caminho, com aproximadamente 230 km entre ida e volta.

Detalhes

Este roteiro passa por uma região com muitos atrativos. Caso você tenha disponibilidade, tire alguns dias para explorá-la: não vai se arrepender.

Utilizei nesta aventura uma Kawasaki KLX 450, o melhor custo-beneficio entre as motos off-road nesta faixa de cilindrada. Excelente para a prática do off-road, mostrou-se muito eficiente, permitindo este tipo de aventura com tranquilidade.

Esta rota aventureira é tranquila no início, mas no seu trecho de cânions fica bem técnica devido ao piso de areia, sendo recomendada para aventureiros experientes. Ela também é possível de ser percorrida de big trail, desde que seja no período sem chuvas, calçadas com pneus adequados e que os pilotos sejam experientes.

A navegação do roteiro é difícil, portanto, planeje bem e com antecedência ou contrate um guia.

Utilizei roupas e equipamentos de proteção ASW. Sempre pilote equipado.

Onde comer e se hospedar

Gurguéia Palace Hotel

Av. Ademar Diógenes, SN – Miramar, Bom Jesus – PI

Telefone: (89) 3562-1237

Serviços

Aventur (11) 9.9296-4677 –Trips on e off-road Brasil afora (www.aventur.tur.br)