big-trip-expedicao-nordeste-parte-2-segundo-capitulo

Nesta segunda parte da expedição, o grupo de aventureiros cruza três estados por terra e chega a uma das regiões mais lindas e pouco exploradas do Brasil.

Esta segunda parte da expedição foi realizada em três dias, sendo o primeiro dia de Camocim (CE) a Parnaíba (PI); segundo dia, de Parnaíba (PI) a Tutoia (MA) e o terceiro, dia de Tutoia (MA) a Atins (MA),

Primeiro dia: Camocim (CE) – Parnaíba (PI)

Antes de começar a jornada, reserve pelo menos um dia para explorar Camocim, que guarda as últimas praias desertas do oeste cearense, com acessos precários. A bela praia de Barra dos Remédios merece uma visita: lá você pode ver o encontro do Rio dos Remédios com o mar; as praias de Tatajuba e a Ilha do Amor ficam do outro lado do Rio Coreaú, com acesso por balsa, sendo todo deslocamento por areia. Ou seja, se você não estiver com a moto adequada ou confiante, utilize os serviços de buggy ou 4X4.

Caso queira mais adrenalina, aproveite as dunas da praia da Barra dos Remédios. A região fornece pescados e frutos do mar por todo o litoral e na própria cidade inclusive. Não perca a oportunidade de apreciar a culinária local. A cidade fica a 87 km de Jericoacoara, 135 km de Parnaíba e 373 km de Fortaleza.

O percurso do primeiro dia tem aproximadamente 160 km. Na Comunidade de Maceió encontramos belas dunas e o pit stop é no Bar da Lagoa para descanso e hidratação; um verdadeiro oásis. Baterias recarregadas, seguimos para a Barra dos Remédios e caso não queira aumentar o percurso em 100 km, você terá que encarar uma pequena balsa bem rústica, onde duas motos com seus respectivos pilotos ocupam todo o espaço disponível. Momentos de tensão!

Após a travessia, seguimos para a Praia do Bitupitá e na sequência, para a cidade de Chaval (CE), onde paramos para almoçar no Restaurante e Churrascaria “Q Motão”, local especial, que além da excelente comida, ainda tem uma piscina na pedra. Com certeza vale a parada. Após o almoço seguimos para Parnaíba (PI) por estradinhas de terra até chegarmos à zona urbana da cidade.

Segundo dia: Parnaíba (PI) – Tutóia (MA)

Outro lugar mágico para ser explorado caso tenha tempo disponível é o Delta do Parnaíba, um gigante de água e areia, um dos lugares mais misteriosos do Brasil, onde toneladas de areia mudam de lugar a cada dia.

E é este cenário deslumbrante o refúgio de uma rica vida selvagem, com macacos prego, rios, peixes de quatro olhos e o camurupim, espécie tão rara que já se tornou lenda sob o céu azul do Piauí. Um espetáculo é a revoada vermelha dos guarás. Para o homem este imenso território é desafiador, afinal, é preciso conviver com uma natureza incontrolável. As imensas rochas do cânion do Rio Poti revelam mensagens antigas; manguezais guardam árvores de até 10 metros de altura e uma biodiversidade que abriga centenas de espécies em ilhas. Estamos falando do único Delta das Américas que deságua no oceano atlântico.

O percurso do segundo dia tem aproximadamente 185 km. Saindo de Parnaíba, siga para as trilhas a lado da transposição do Rio Parnaíba, sentido município de Araioses (MA). Na sequência, contorne o delta até chegar às dunas de Tutoia, finalizando o dia já no trecho urbano desta cidade

Terceiro Dia: Tutoia (MA) – Atins (MA)

Este último dia percorre uma região que considero um dos lugares mais bonitos do planeta. O litoral do Maranhão abriga a maior extensão de dunas costeiras do Brasil.

À esquerda do Rio Preguiças fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e à direita estão os Pequenos Lençóis, uma paisagem deslumbrante no município de Tutoia, onde começa o Delta do Parnaíba. A pequena Tutoia, situada 463 quilômetros ao norte de São Luís, tem uma localização privilegiada, pois fica entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Rio Parnaíba, motivo pelo qual vem se destacando rapidamente no cenário turístico brasileiro.

A região é repleta de mangues, restingas e praias nativas, o que contribui para fazer dos Pequenos Lençóis um lugar único, de belezas intermináveis e inesquecíveis. E diferente dos Lençóis, os “Pequenos” tem o seu acesso liberado, permitindo desfrutar deste parque de diversão natural, formado por dunas e lagos de beleza extraordinária.

O percurso deste dia é o menor da expedição, com aproximadamente 100 km. Saindo de Tutoia, seguimos para as trilhas sentido Paulino Neves (MA), passando pela Lagoa da Barreira Azul, para logo em seguida, chegarmos ao Complexo Eólico. A seguir, atravessamos as dunas e chegamos ao início dos Pequenos Lençóis.

Depois de explorar as dunas e as lagoas, seguimos para Vassouras e depois, à Praia de Caburé, onde você pode fazer uma bela refeição.

Aqui chega o final da aventura com as motos. Atravessamos de lancha para Atins (MA), onde nos hospedamos e que faz parte do Parque Nacional, sendo vetado o acesso com as motos – a visitação é somente permitida para veículos credenciados ou a pé, e em locais autorizados, mas sempre com guias credenciados.

Detalhes

Este roteiro passa por uma região com muitos atrativos. Caso você tenha disponibilidade, tire alguns dias para explorar: não vai se arrepender.

Utilizei nesta aventura uma Kawasaki KLX 450, o melhor custo x  beneficio entre as motos para off-road nesta faixa de cilindrada. Excelente para a prática do off-road, mostrou-se muito eficiente, permitindo este tipo de aventura com tranquilidade.

Esta rota aventureira é bem técnica devido ao piso de areia, alagados e dunas, sendo recomendada para aventureiros experientes, e só pode ser realizada no período antes das chuvas, devido à dificuldade em transpor os trechos alagados.

A navegação do roteiro é difícil, sendo fundamental a contratação de guias especializados.

Utilizei roupas e equipamentos de proteção ASW. Sempre pilote equipado.

Onde comer e se hospedar

Pousada Vila Parnaíba

R. Monsenhor Joaquim Lopes, 500 – N. Sra. Do Carmo – Parnaíba (PI)

Telefone: (86) 3323-2781

Pousada Jagata

Av. Beira Mar, 1000 – Barra, Tutóia (MA)

Telefone: (98) 3479-1551

Pousada Rancho do Buna

R. Principal s/n, Praia do Atins (MA)

Telefones: (98) 99193-7009 – (98) 99190-9646

Churrascaria e Restaurante “O Motão”

R. Anatólio Thiers Carneiro, 652, Chaval (CE)

Telefone: (88) 3625-1582

Serviços

Tropical Adventure Expedições

(98) 98122 1010 – 3349 1987 (www.tropicaladventureexpedicoes.com.br)

Aventur

(11) 99296 4677

(www.aventur.tur.br)

Fale com Celsinho, que organiza trips on e off-road Brasil afora