Um roteiro com todos os ingredientes apreciados pelos aventureiros: serras, paisagens deslumbrantes e trechos de pilotagem técnica esperam pelos viajantes!

TEXTO: CELSO RENATO A. DA SILVA

FOTOS: ALEXANDRE RIO

Este roteiro começa em Pindamonhangaba (SP), a partir da Rodovia Presidente Dutra no Vale do Paraíba, e possui aproximadamente 100 km de trecho fora de estrada. Passa pela região do Gomeral, em Guaratinguetá, e chega a Campos do Jordão pelo Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como “Horto Florestal”. Percorre, ainda, diversas propriedades rurais, com uma grande quantidade de porteiras a serem transpostas.

PINDAMONHANGABA

Cidade de belas paisagens e monumentos históricos, a 164 km da capital paulista, entre as serras da Mantiqueira e a Serra do Mar, o ritmo de “Pinda”, como é mais conhecida, é ditado pela melodia nostálgica que vem dos trilhos dos trens. Quando o sinal de alerta ecoa pelas ruas calmas, e as cancelas fecham alguns cruzamentos, o trânsito de carros, bicicletas e pedestres assume um ritmo ainda mais lento.

Com exuberantes matas, rios e cachoeiras, Pindamonhangaba é cortada por uma importante malha ferroviária que une o comércio entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, mas o visitante que chega tem como principal atrativo a Estrada de Ferro e seu simpático roteiro de três horas que leva turistas até a vizinha Campos do Jordão. Entre os muitos pontos turísticos espalhados pela zona rural do município, destaca-se a Reserva Ecológica Municipal do Trabiju. Ao redor de sua cachoeira, existem espécies raras da flora, entre elas, o angico-branco, embaúba, guarantã, peroba, jaborandi, palmeiras e samambaias.

Quando falamos sobre o turismo histórico da região, podemos destacar o Bosque da Princesa, uma área às margens do lendário Rio Paraíba do Sul, conhecido pela “aparição” da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século 18. O bosque é repleto de árvores de inúmeras espécies de mata nativa. Além disso, possui parque infantil, bar, restaurante e um serviço de passeio de barco. Há, também, o Palacete Palmeira, prédio de estilo neoclássico. O edifício é considerado um dos monumentos históricos paulistas e patrimônio tombado.

O ROTEIRO

Começando em Pindamonhangaba, a partir da Rodovia Dutra, este roteiro é viável para quem vem de São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas. Pegue a saída 99 em direção a Pindamonhangaba, cruze cidade e siga as placas Santo Antonio do Pinhal/Campos do Jordão/Sul de Minas. Vá pela Estrada Jesus Antonio Miranda até a Estrada Municipal Luiza Fernandes Miranda, início da terra. Você terá que cruzar um rio com uma paisagem deslumbrante em Ribeirão Grande (Bar do Edmundo) e, na sequência, passará por diversas propriedades rurais em uma região montanhosa. Surgirão diversas porteiras, e é importante mantê-las do modo como forem encontradas: “aberto ou fechado”, pois este caminho é utilizado para movimentação de gado entre pastos. Apesar da passagem ser livre, respeite as propriedades e rebanhos. Siga pela Estrada Vicinal Tancredo Neves, sentido Gomeral, em Guaratinguetá, e continue por um pequeno trecho calçado, conhecido como Pedrinhas, que possui bares e restaurantes (aproveite para recarregar as baterias!). Siga até a “Serra do Gomeral” e, novamente por terra, suba sentido “Horto Florestal”, em Campos do Jordão (o final do trecho aventureiro).

DETALHES

• Este roteiro passa por uma região com muitos atrativos; caso tenha disponibilidade, tire alguns minutos para explorar – você não vai se arrepender!

• Nesta aventura, utilizei uma KTM 990 Adventure R, Big Trail emprestada pela AventurMototurismo, uma máquina excelente para viagens aventureiras, que se mostrou muito eficiente, permitindo esse tipo de passeio com tranquilidade.

• A rota aventureira é tranquila no início, mas, em seu trecho de serra e pastos, fica bem técnica, sendo recomendada para aventureiros experientes.

• A navegação do roteiro é difícil; planeje bem e com antecedência ou contrate um guia.

• A utilização de pneus mistos sempre facilita a pilotagem em trechos de terra, mas, neste percurso, é obrigatória. Com piso molhado, não recomendamos.

• Contei com a excelente companhia do aventureiro e fotógrafo Alexandre Rio.

ONDE COMER

Restaurante Cangalha Velha

Estrada Vicinal Tancredo Neves – Pedrinhas – Guaratinguetá (SP).

Telefone: (12)98175-8479 / (12)3127-6182 / (12)99745-0616

SERVIÇOS

Aventur (11) 99296 4677 – Fale com Celsinho, que organiza trips on e off-road Brasil afora

Site: www.aventur.tur.br

APOIO

ASW Racing – Aventur Mototurismo

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também