Bike Fest Tiradentes chegou à sua 27ª edição em 2019. Como sempre, o evento reuniu aficionados por motos vindos de todo o país

TEXTO: GUILHERME DERRICO

FOTOS: RAFAEL GAGLIANO

Entre os dias 26 e 30 de junho, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, recebeu a 27ª edição do Bike Fest Tiradentes, um dos maiores e mais charmosos encontros de motociclistas do Brasil.  

O evento contou com as presenças de 35 mil pessoas, o que ajudou a movimentar a economia local: a rede hoteleira teve 100% de ocupação e foram criados 400 empregos diretos e 1.200 indiretos naquele período.

Além disso, várias motocicletas foram comercializadas, fazendo a alegria das concessionárias participantes. As últimas tecnologias do mundo das motos estavam disponíveis nos estandes – e ainda houve boa música e diversão para todos os gostos.

“A cada ano, o evento fica melhor. O clima da cidade favorece turistas que gostam desse tipo de encontro, que reúne o melhor do universo motociclístico, musical e cultural. A movimentação financeira na região foi bastante satisfatória, com todos os hotéis lotados. Já estamos ansiosos para o próximo ano”, diz Jordano Berg, um dos organizadores do Bike Fest Tiradentes.

A CIDADE

Tiradentes foi criada em 1702, por João de Siqueira Afonso, descobridor de muitos filões de ouro na encosta da Serra de São José, sendo batizada de Arraial de Santo Antonio. Em 1704, com a descoberta de ouro onde, hoje, é a cidade de São João Del Rei (na época, chamada de Arraial Novo), o Arraial de Santo Antonio passou a ser conhecido como Arraial Velho de Santo Antônio. E em 1718, foi elevado à Vila de São José Del Rei (homenagem ao príncipe D. José).

O município viveu da mineração aurífera e foi expandindo o seu território. Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície no Brasil e, a partir de 1789, começou o processo de desmembramento da Vila de São José Del Rei. Desta extensa vila, foram emancipados mais de cem novos municípios, como, por exemplo, Conselheiro Lafaiete, Itapecerica, Resende Costa, Barroso, Prados, Santa Cruz de Minas etc.

Em 06 de dezembro de 1889, o governador decretou “Cidade e Município de Tiradentes”. Com a decadência do ouro, a cidade sobreviveu da agricultura e extração de cal, mas sem crescimento expressivo. Em 1938, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN e, nos anos 1960, Tiradentes descobriu sua vocação turística. B

DISTÂNCIAS DE TIRADENTES

Belo Horizonte – 190 km

São João del Rei – 10 km

São Paulo – 480 km

Rio de Janeiro – 330 km

Vitória – 738 km

Brasília – 772 km

Curitiba – 1.218 km

Salvador – 1.586 km

Recife – 2.275 km

Belém – 3.038 km

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: