bmw-r-18-the-blechmann-moto-adventure

Criada pelo austríaco Bernhard Naumann, motocicleta faz uma ponte entre o presente e o passado, inspirada na clássica R5

Lançada em abril passado, a BMW R18 é a motocicleta com a qual a marca alemã pretende fisgar uma parcela dos amantes do segmento custom para debaixo de seu guarda-chuvas e para isso, tem investido em algumas parcerias para desenvolver versões especiais que visem mostrar as possibilidades de sua nova criação – e depois da Dragster, agora é a vez da Blechmann.

BMW-R18-THE-BLECHMANN-MOTO-ADVENTURE

Quando pensou no desenvolvimento desta versão, Naumann buscou inspiração na clássica R 5 e procurou realizar alterações que mexessem o mínimo possível na estrutura e na tecnologia da motocicleta. Ele não utilizou de sketches ou mock ups para ter uma ideia inicial do que faria: todas as mudanças foram acontecendo à medida que ia trabalhando na motocicleta. “O meu desenho foi sendo criado usando o material final e isso me permitiu responder às demandas que foram surgindo e ainda manter as proporções que eram necessárias”, explicou.

BMW-R18-THE-BLECHMANN-MOTO-ADVENTURE

No caso do assento monoposto, ele utilizou a própria estrutura que sustenta o para-lama traseiro, assento do piloto e do garupa, enquanto que a lanterna traseira foi empregada uma fabricada pela Kellermann. O tanque de combustível passou por uma profunda transformação. Ele ficou mais estreito, permitindo com que o motor ficasse ainda mais exposto e a caixa de direção original foi mantida como base para a colocação do novo guidão.

O farol demandou uma dose extra de trabalho, dadas suas formas, enquanto que a lâmpada em LED foi substituída por outra de filamento. Para concluir o trabalho, Bernhard Naumann escolheu a preto e as clássicas linhas de pin strip presentes na versão R5. Ao final, foram necessárias 450 horas de trabalho para finalizar a Blechmann R 18.

E aí, o que achou da motoca?

Let’s Go Together!