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Modelo sinaliza o interesse da marca com o desenvolvimento de superbikes e traz diversas novidades, entre elas, asas menores que as presentes na recém-lançada versão 2026.

A BMW Motorrad confirmou seu compromisso com futuros modelos de superbike RR, com a revelação de um novo conceito impressionante – equipado com o mesmo motor da máquina de corrida pilotada pela flecha turca Toprak Razgatlioglu, no WSBK.

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Chamado de ‘Concept RR’, ele foi mostrado a um grupo seleto de convidados especiais no evento Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste ano, às margens do Lago Como, na Itália.

Embora seja improvável que reflita a aparência exata de um modelo futuro, ele consolida o comprometimento da marca alemã com motocicletas esportivas focadas no futuro.

“Nunca antes a BMW Motorrad forneceu uma visão tão antecipada de uma futura geração de modelos RR”, disse o chefe da divisão de motocicletas da BMW, Markus Flasch (foto abaixo).

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“O BMW Motorrad Concept RR é uma verdadeira obra-prima da nossa equipe de desenvolvimento, tanto tecnicamente quanto em termos de linguagem de design.

“O Concept RR oferece uma verdadeira explosão de superlativos tanto para uso nas ruas quanto nas pistas ”, continuou Flasch. “A transição das corridas para as ruas nunca foi tão clara.”

História da S1000RR

A BMW chegou ao mercado com a S1000RR em 2009 e continuou a adaptar e desenvolver o conceito desde então.

Em 2021, a M1000RR entrou na festa – projetada para dar às equipes de corrida um melhor ponto de partida no desenvolvimento – apresentando um motor mais forte e ajustável, geometria de direção alterada e aletas.

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Desde então, ajustes na superbike com o selo M apareceram em 2023 e em 2025 — com a equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK levantando o título do campeonato mundial de Superbike pela primeira vez em 2024, graças ao piloto turco Toprak Razgatlioğlu.

Muito poder

É esse motor de quatro cilindros de 999 cc, vencedor do campeonato, que fica no coração do Concept RR, produzindo mais de 226,6 cv.

Embora não seja de forma alguma legal para as ruas em seu acabamento atual, e livre de todo o estrangulamento relacionado às emissões que uma moto de estrada moderna deve suportar, a Concept RR destaca a clara intenção da BMW de ampliar ainda mais o desempenho no futuro.

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A inclusão de faróis também sugere que ele continuará disponível em acabamento pronto para a estrada – com rivais como a GSX-R1000 da Suzuki e a família R1 da Yamaha agora não mais disponíveis como modelos de rua na Europa, devido a problemas de emissões.

O desempenho do BMW é mantido em linha pelos mesmos sistemas de controle eletrônico da máquina de corrida World Superbike, que cuidam do gerenciamento do motor, controle de tração, freio-motor e muito mais. Naturalmente, isso é selecionado por meio de interruptores derivados da corrida, com o painel TFT colorido padrão sendo substituído por um conjunto menor de mostradores focados na pista.

A suspensão em ambas as extremidades é alterada manualmente, com novos clipes ajustáveis ​​montados em um jogo superior Bonamici Racing preto.

Há também um pivô de braço oscilante ajustável no quadro e pedaleiras que podem ser alteradas, definidas para a configuração mais agressiva possível para as fotos.

Carroceria com novo visual

De qualquer ângulo, fica claro que este conceito é sério. A nova carroceria é feita de fibra de carbono, com um único assento fixo acima de um subchassi exposto da Bonamici Racing e uma peça traseira de alumínio.

O braço oscilante reforçado também difere da moto de estrada, exibindo o que parece ser uma capa de carbono combinada com um para-lama traseiro de carbono, enrolado em um pneu slick Pirelli Diablo Superbike .

A própria BMW diz que a ênfase foi colocada na aerodinâmica para altas velocidades máximas e velocidades em curvas – por isso ela não tem necessidades de estrada neste estágio, além de ser equipada com uma traseira de novo visual que compartilha mais do que uma semelhança passageira com a Ducati Panigale V4R .

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Curiosamente, as aletas dianteiras agora são menores do que na versão atual da M1000RR e S1000RR — com sutis aletas secundárias agora projetando-se de cada lado dos faróis com detalhes dourados como cílios para alguma estabilidade adicional em velocidade máxima.

Os freios dianteiros e traseiros são fornecidos pela Brembo. Na traseira, há uma pinça flutuante – útil para trocas rápidas de rodas – e na dianteira, o que parecem ser discos de aletas T-Drive, derivados do World Superbike.

Atualmente, eles são oferecidos no paddock com 338,5 mm de diâmetro e espessuras de 6,2, 6,8 ou 7,4 mm. Funcionam com pinças monobloco de alumínio, que também parecem estar instaladas na Concept RR.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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