M 1000 R e a nova S 1000 RR estão chegando.
A BMW pronta para apresentar a nova M 1000 R. Isso é oq ue garantem os italianos da moto.it que descobriram que a marca bávara registrou as patentes deste novo modelo na Suíça e na Alemanha.
Assim, depois de ter registrado as iniciais M 1000 XR e M 1300 GS , a marca bávara já está pensando na nova criação. De acordo com eles, a M 1000 R será baseado na S 1000 R, mas compartilhará o motor com a novoa superesportiva S 1000 RR.
BMW M 1000R
Os documentos falam por si: a potência da nova naked será de 206,5 cv a 13.750 rpm, deixando no chinelo os “módicos” 165 cv, da S 1000R. O torque máximo, por outro lado, deve ser de 11,5 kgf.m a 11.000 rpm, enquanto o motor de quatro cilindros deve adotar o comando de válvulas variável ShiftCam da BMW.
Como dissemos, esses dados serão compartilhados com a próxima geração da S 1000 RR e estão muito próximos aos da atual M 1000 RR (modelo que não é vendido no Brasil).
Em termos de ciclística, a M 1000 R poderá adotar as rodas de carbono e os freios da grife M da sua irmã carenada, enquanto certamente será equipada com um pneu traseiro 200/55-ZR 17.
BMW S 1000RR
A superesportiva se aproximará ainda mais da M 1000 RR, graças a um motor atualizado capaz de desenvolver 206,5 cv a 13.750 rpm. A S 1000 RR compartilhará também da distância entre-eixos de 1.455mm que será vista na M 1000R , enquanto o pneu traseiro permanecerá em 190/55. As emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio são menores que as do M 1000 R.
As duas motos, apesar de terem a mesma potência, emitem poluentes de formas diferentes: isso sugere a adoção de sistemas de escapamento diferentes, sendo que a M 1000 R deve ser equipada com um escape fornecido pela Akrapovič.
Apesar de a marca alemã já ter divulgado as fotos, por enquanto ainda não sabemos quando serão revelados os novos modelos, mas o Salão de Colônia (Alemanha, casa da BMW), é agora em outubro. Será? Em seguida tem o EICMA… É bem provável que em um destes a gente veja estas novidades.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!