Superesportiva traz design atualizado, eletrônica refinada e motor ainda mais potente, que desenvolve 212,9 cv.
A nova superesportiva apresentada pela primeira vez em 2009 estará agora disponível em uma nova edição com motor e chassi avançados, aerodinâmica otimizada com winglets, uma nova traseira e novos sistemas de assistência.
A nova RR apresenta um motor de 4 cilindros em linha baseado na unidade de potência da atual S 1000 RR. A potência de pico agora é de 154 kW (210 hp/212,9 cv) a 13.750 rpm (não se aplica a motos vendidas nos EUA), 2 kW (3,04 cv) a mais que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm (11,5 kgf.m) é gerado a 11.000 rpm. Apesar de um aumento na potência máxima, a faixa de rotação útil do motor da nova RR é agora significativamente mais ampla e completa. A rotação máxima do motor é de 14.600 rpm.
Dynamic Traction Control DTC com nova função Slide Control usando sensor de ângulo de direção
O novo recurso do Dynamic Traction Control DTC é a função Slide Control. Ele permite que o piloto selecione dois ângulos de deriva predefinidos para o sistema de controle de tração ao acelerar fora das curvas. Tecnicamente, isso é conseguido usando um sensor de ângulo de direção. Até o respectivo ângulo de inclinação, o sistema de controle de tração permite a derrapagem da roda traseira ao acelerar em saídas de curva, permitindo assim a derrapagem da roda traseira. Quando o valor do ângulo de direção predefinido é alcançado, o controle de tração intervém, reduzindo o deslizamento e estabilizando a motocicleta.
Chassi “Flex Frame” avançado e geometria de suspensão recém-definidos
O coração do chassi da nova RR ainda é sua estrutura de alumínio, uma construção soldada de quatro elementos fundidos por gravidade da qual o motor é parte integrante, o qual é inclinado para frente em 32 graus como antes. Com o objetivo de otimizar a flexibilidade lateralmente, o chassi da novo RR recebeu várias aberturas nas áreas laterais. O foco também estava em aumentar ainda mais a precisão de pilotagem e com isso, o ângulo da caixa de direção foi fechado em 0,5° e o deslocamento das mesas triplos reduzido em 3 mm. A nova geometria do chassi é acompanhada não apenas por uma precisão de pilotagem ainda melhor, mas também por maior precisão e feedback mais claro da roda dianteira.
ABS Pro com as novas funções de configuração Brake Slide Assist e ABS Pro “Slick”
A nova função Brake Slide Assist é uma inovação importante e muito útil para os pilotos de pista. Como na nova função DTC Slide Control, este novo sistema também é baseado em sensores de ângulo de direção e permite que o piloto defina um ângulo de desvio específico para os chamados desvios de frenagem enquanto desliza nos ataques às curvas.
Winglets, seções dianteiras e traseiras redesenhadas e esquemas de cores atraentes para ainda mais desempenho e esportividade
Assim como na M 1000RR, os winglets na nova S 1000RR agora garantem o melhor contato possível da roda dianteira com a pista, especialmente ao acelerar. Eles geram downforce aerodinâmico e, portanto, carga adicional nas rodas. As vantagens são que a tendência da moto de empinar é reduzida e a estabilidade nas curvas é aumentada.
No que diz respeito ao design, a nova edição da RR beneficia-se de uma secção dianteira redesenhada, incluindo aletas, uma secção traseira nova, mais leve e esportiva e os três novos esquemas de cores: Blackstorm metálico, Style Passion em Racingred fosco, e a racing Lightwhite não metálico/BMW M.