A obra é fruto de uma parceria entra as oficinas Customizer Radikal Chopper e Officine Riunite Milanesi

O show exclusivo Top Marques em Mônaco (MC) foi o palco perfeito para apresentar o novo projeto de customização da BMW R 18 por Radikal Chopper.

A R 18 Magnifica foi apresentada em 8 de junho durante a estreia do show de Mônaco: uma reinterpretação extrema da maxi cruiser alemã, onde luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram nesta motocicleta única e fascinante. O desenvolvimento deste projeto encomendado pela Officine Riunite Milanesi foi confiado ao gênio e à arte de Andrea Radaelli da Radikal Chopper: uma feliz união que com este primeiro projeto conjunto deu origem à Radikal Design.

BMW R 18 Magnifica.
Feito à mão, utilizando materiais nobres como latão, alumínio e madeira, com um design diferente de qualquer outro custom: este é o identikit da BMW R 18 Magnifica. A ideia de construir uma moto customizada baseada na BMW R 18 deve-se a Raffaello Polchi, proprietário da Officine Riunite Milanesi e um entusiasta de motos ao longo da vida, mas o projeto e a mão são de Andrea Radaelli da Radikal Chopper, um nome bem conhecido em do setor e já vencedor do Prêmio MBE 2020 com seu Ad Maiora: uma edição especial construída com cuidado maníaco a partir de uma BMW R 1100 S. A abordagem seguida na fabricação das motos Radikal Chopper é realmente radical, e o design da R 18 Magnifica não é diferente. Segundo Andrea, “a moto tem que ser minha própria criação, não tenho vontade de dragar ou modificar um conceito já montado e feito muito bem por outros”. A inspiração para o design da BMW R 18 Magnifica pisca para as motos vintage das décadas de 1920, 30 e 40 e em particular a BMW R 37, objetos que “têm um charme incrível que ainda hoje muitas motos modernas não conseguem reproduzir”. o uso de um determinado material como a madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que o usavam para certos detalhes como os punhos; uma ideia que também veio à mente ao pensar nos carros antigos da BMW da década de 1940 com direção em madeira A utilização deste material responde também ao desejo de dar vida à moto. Além disso, a madeira enquadra-se de forma coerente com o design da R 18 Magnifica, conferindo a esta custom um efeito chique, retro e moderno ao mesmo tempo mesmo tempo.

Forjado à mão de partir de materiais nobres.
Sem CAD ou render como ponto de partida, mas no máximo um esboço da moto: o resto é tudo fruto da imaginação criativa de Andrea Radaelli. A R 18 foi inicialmente considerada sem todos os elementos necessários para a produção em série e depois repensada respeitando as proporções entre a dianteira e a traseira da moto, para alcançar uma lógica visual harmoniosa. Nada na R 18 Magnifica é comprado, tudo (ou quase tudo) foi pensado e construído à mão. A exceção são os aros, usinados a partir de tarugos e usinados com máquinas controladas numericamente, mas sempre com projeto da Radikal Chopper. Até os inovadores discos de freio e pinças foram especialmente criados. Cauda e assento são suspensão de uma peça e dão a ideia de flutuar no ar. A extremidade traseira é de mogno com uma seção central de aço inoxidável polido, dando à motocicleta uma aparência de joia. Os garfos têm a mesma inclinação dos originais, mas um visual que lembra os das motos antigas, por dentro, porém, são completamente modernos, construídos a partir de peças de tarugo. O sistema elétrico não foi modificado; tudo está totalmente funcional. As dimensões, aros e pneus permaneceram fiéis ao original: a moto é perfeitamente reparável. Por baixo da estética retro encontra-se uma mota tecnologicamente moderna, aliviada em cerca de 100 kg: o peso da BMW R 18 Magnifica ronda os 250-260 kg, em comparação com os 345 kg do modelo original.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together! 

Deixe uma resposta