Recurso vai além de regular a intensidade do farol e visa ampliar a segurança do condutor.
Com os sistemas de radar já se espalhando de carros para motocicletas, era apenas uma questão de tempo até que os sistemas de câmeras se juntassem a eles. A BMW registrou um pedido de patente descrevendo uma configuração de câmera estéreo para futuras motocicletas.
Este ano, a Kawasaki já liderou o ataque ao introduzir uma câmera frontal em sus H2 SX repleta de tecnologia, permitindo que ela adote um sistema automático de farol alto monitorando os faróis dos veículos que se aproximam. Muda de alto para baixo automaticamente quando outro veículo se aproxima, evitando ofuscar os outros condutores, se o sistema estiver ativado.
No entanto, isso é basicamente uma “configuração do estágio um”. Carros com luzes de escurecimento automático chegaram ao mercado pela primeira vez, embora com versões muito primitivas da ideia, na década de 1950. O novo pedido de patente da BMW sugere como as câmeras montadas na frente podem oferecer muito mais em termos de tecnologia.
Em primeiro lugar, o sistema BMW é estéreo, com um módulo de câmera montado na frente de cada caixa de espelho. Embora o documento de patente ilustre o design de uma K 1600 B , usando espelhos como suportes de câmera, a BMW está facilitando ao máximo a integração do sistema em vários modelos sem a necessidade de um chassi específico para cada modelo para se adequar. As câmeras estéreo também oferecem um escopo mais amplo e têm a capacidade de julgar distâncias e estimar a posição da moto tridimensionalmente na estrada.
Embora o documento da BMW diga que a ideia é, como a da Kawasaki, destinada a permitir o uso de faróis automáticos, também indica que a empresa está considerando a adoção de tecnologia mais complexa. Notadamente, refere-se ao uso do sistema com faróis “matrix”, já utilizados em alguns carros, que possuem a capacidade de mascarar partes do feixe do farol para dar um efeito de escurecimento local. Isso significa que ele pode cortar a luz apenas na parte que atingiria um veículo que se aproxima, permitindo que você mantenha o feixe forte do farol sem ofuscar os outros motoristas. Em uma moto, esse sistema é ainda mais complicado pelo fato de você se inclinar nas curvas, mas a detecção tridimensional das câmeras duplas ajuda a contornar esse problema.
As câmeras também não se limitam a auxiliar nos faróis. O pedido de patente também sugere que eles podem ser usados para sinais de trânsito e reconhecimento de semáforos, bem como para assistência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão. Embora a BMW já use o sistema de radar da Bosch em algumas motos para o cruise control adpatativo, a tecnologia da câmera realmente tem vantagens em algumas áreas. Por exemplo, quando se trata de sistemas de alerta de colisão ou de frenagem automática, a capacidade das câmeras de reconhecer as luzes de freio dos veículos à frente pode fornecer um aviso mais avançado do que um radar sozinho.
O baixo custo das câmeras também não pode ser ignorado. Embora ainda sejam incomuns em motos nos mercados ocidentais, as câmeras frontal e traseira estão se tornando cada vez mais comuns em motos fabricadas na China, onde a tecnologia é particularmente barata. Várias das novas motos de alta cilindrada da China, incluindo a Benelli 1200GT e a Zongshen Cyclone RX6 de 650cc com motor Norton, vêm com câmeras em ambas as extremidades como padrão.
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