bmw-r1250-rt-2021-uma-rainha-de-volta-as-estradas

Uma rainha de volta às estradas

Em meados dos Anos 70 a BMW começou a desenvolver uma motocicleta que fosse capaz de encarar longas viagens, oferecendo conforto e segurança ao motociclista. Em 1977 a marca bávara anunciava a chegada da R 100RT, motocicleta que colocava a marca, definitivamente, no segmento sporttouring, calçada na herança da clássica R 90 em sua versão RT.

Desde então, a motocicleta passou por mais três gerações, ao longo das quais veio passando por um processo evolutivo que culminou, ano passado, com o anúncio da sua quinta geração.

A R 1250RT não é apenas um upgrade da versão anterior, a R 1200RT, mas sim, uma nova motocicleta que chega ainda mais capacitada para atender às demandas que nortearam o seu surgimento há 43 anos.

Experiência Única

Pensando em oferecer o máximo em tecnologia, design e conforto, os engenheiros e projetistas da BMW foram atrás das melhores referências e práticas desenvolvidas em seu centro de R&D para criar uma motocicleta única e que superasse as expectativas de seus exigentes consumidores.

Assim, a R 1250RT apresenta design inspirado em suas irmãs maiores da linha K: ao primeiro olhar, já distinguem-se notas e traços herdados da família de seis cilindros, algo que se repete quando nos sentamos em seu cockpit. O amplo e bonito painel traz referências visuais que conectam-se às K 1600GTL e K 1600B e este, agora, conta com sistema de conexão aos smartphones via Bluetooth, permitindo a interação com este device, o qual conta com espaço para ser armazenado e carregado via cabo ou indução elétrica.

Todo o desenvolvimento realizado na motocicleta buscou harmonizar-se com o novo motor. Herdando a confiabilidade de mais de 40 anos da arquitetura boxer, o novo propulsor que dá vida à R 1250RT apresenta como grande novidade, além do incremento na capacidade cúbica, o sistema ShiftCam, onde a árvore do duplo comando apresenta abertura diferenciada das válvulas de admissão, oferecendo entregas mais lineares e muita forçamesmo em rotações mais baixas, exigindo menos trocas de marchas, graças ao melhor aproveitamento do torque.

Alimentado por injeção eletrônica, este novo bicilíndrico entrega 136 cv a 7.750 rpm e torque de 14,5 kgf.m a 6.250 rpm. São 26 cavalos a mais que a versão anterior (aumento de 23,64% na potência) e mais 2,25 kgf.m de torque (ganho de 18,37%), que proporcionam uma experiência de pilotagem que privilegia o conforto, mas sem abir mão da esportividade, isso ainda, associado a um consumo médio que, no nosso caso, foi de 18,5 km/l.

Claro que para se alcançar um nível superlativo de performance e conforto, a eletrônica embarcada teria de ser um dos pontos altos do projeto. Tecnologias de última geração, associadas a outros itens de conforto, estão presentes para fazer da pilotagem da R 1250RT uma experiência ímpar no mundo das duas rodas.

Mesmo no modelo standard já podem ser encontrados features como dois Modos de Pilotagem (Rain e Road), ABS integral,cruisecontrol, controle de tração (DTC), monitoramento da pressão dos pneus, preparação para GPS, quickshifter bidirecional, tomada 12V, manoplas e assentos aquecidos, rádio com sistema BluetoothÒ, faróis auxiliares em LED, alarme e trava central.

Mas é na versão Premium que as possibilidades e o conforto ampliam-se ainda mais, onde encontram-se mais um modo de pilotagem (Dynamic), ABS e controle de tração Pro (habilitados para curvas), Suspensões semi-ativasDynamic ESA NEXT e assistente de partida em rampa. Na chamada “Option 719” há ainda itens exclusivos como assento na cor caramelo (e com duas opções de altura), tampas do motor usinadas e rodas de liga-leve de desenho esportivo, além da cor Azul Planet.

A R 1250RT 2021 tem preço sugerido de R$ 165.750 para a versão standard e de R$ 178.750 para a Premium.