Inclinação da moto, calibragem dos pneus e manutenção preventiva estão entre as orientações

POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Quem não curte viajar nas férias, escapar da cidade e recarregar as energias? Nesta época, é importante tomar alguns cuidados básicos para encarar as movimentadas estradas e rodovias do País com segurança. Por isso, a BMW Motorrad preparou, em parceria com o BMW Rider Experience (www.bmwriderexperience.com.br), algumas dicas e orientações presentes nos cursos e atividades para orientar os amantes e entusiastas das duas rodas nas viagens de fim de ano.

Confira a seguir:

•          Pilotagem na chuva: as famosas pancadas repentinas de chuva são comuns durante o verão, por isso o motociclista deve estar atento para não ser pego desprevenido. Segundo Bruno Corano, tetracampeão brasileiro de SuperBikes, Presidente da Associação de Pilotos da Motovelocidade e supervisor do BMW Rider Experience, andar na chuva não tem nenhum grande segredo. “O mais importante é não abusar da inclinação e ser muito suave e progressivo em comandos como acelerador e freios. Além disso, é preciso atenção com sujeiras no piso que podem fazer você perder a aderência, assim como as faixas de trânsito, que sempre oferecem pouca aderência quando molhadas”.

•          Comportamento nas curvas: de acordo com Corano, há 18 técnicas distintas para realizar curvas com segurança, as quais são ensinadas no curso de pilotagem Rider Training do BMW Rider Experience. Algumas delas são: sempre reduzir a velocidade da moto antes de entrar na curva; nunca deite mais do que você tem a certeza de que está seguro; sempre olhe para o lado de dentro da curva (a motocicleta tende a se direcionar para onde olhamos); e, por fim, acelere progressivamente durante a curva.

•          Calibragem dos pneus: pneus com pouco ou muito ar oferecem risco ao motociclista. Por isso, sempre calibre os pneus seguindo a sugestão do manual. Exageros para mais ou para menos comprometem o funcionamento dos pneus, reduzem a sua vida útil, aumentam o consumo de combustível da motocicleta e interferem na pilotagem e na segurança.

•          Equipamentos de proteção: um equipamento de proteção apropriado é essencial para garantir a segurança e tranquilidade do motociclista na viagem. Por isso, a BMW Motorrad oferece em sua rede de concessionárias autorizados no Brasil a linha Rider Equipment, que oferece uma série de peças de vestuário como botas, jaquetas, coletes e capacetes, além de acessórios, produzidos nos mais altos padrões de qualidade da marca premium.            

•          Manutenção preventiva: realizar as revisões periódicas nas concessionárias autorizadas da BMW Motorrad no Brasil de acordo com o estipulado no manual do proprietário é primordial para evitar transtornos inesperados nas viagens, sobretudo em distâncias longas que exigem mais dos componentes da moto. Dessa forma, bateria, óleo, pneus, freios, corrente, pinhão e combustível, entre outros, devem ser conferidos com antecedência antes de cair na estrada.  

Veja Também