A Box 17 nasceu em Belo Horizonte com o propósito de atender a uma demanda pessoal de seu fundador, mas a qualidade de seus trabalhos fez com que a fama da empresa rompesse fronteiras.
Texto: André Ramos
Fotos: Arquivo Box 17/Fred Sabino
Frederico Sabino é um apaixonado por veículos, sejam eles de duas ou quatro rodas. Assim, não foi estranho que ele se tornasse concessionário de várias marcas, lidando com este universo diariamente.
O contato íntimo com o mundo motor, permitiu-lhe fazer amizades com outros aficionados e juntos, passaram a frequentar encontros de de veículos antigos, um hobby que passou a conquistar cada vez a sua atenção e interesse, a ponto de levá-lo a frequentar eventos não apenas no Brasil como também, no exterior – até para a China ele foi.
Com a coleção aumentando, Fred Sabino passou a enfrentar um problema que assola boa parte dos antigomobilistas: empresas aptas a desenvolverem trabalhos de restauração que atendessem às suas elevadas expectativas.
Diante de tal dificuldade, Fred decidiu criar sua própria oficina e foi assim que em 2010 surgiu a Box 17, em Belo Horizonte (MG).
Para conseguir concretizar o seu plano, Fred Sabino passou a garimpar um profissional que se enquadrasse nesta premissa e encontrou um senhor de 75 anos, ex-funcionário da Moto Vespa do Brasil, que indicou outros colegas que trabalharam juntos em concessionários Lambretta e Vespa nos Anos 60 e 70.
“O propósito da Box 17 era não somente fazer trabalhos de restauração, mas que fosse uma oficina que tivesse uma assinatura de qualidade, exclusividade, sofisticação e bom gosto”, revela, acrescentando: “nossa missão é fazer amigos buscando a excelência em cada detalhe! Não admitimos o bom; somos obcecados por detalhes. A nossa missão é superar os mais altos níveis de exigência atendendo aos maiores colecionadores do Brasil”.
E fusão entre a experiência profissional e o conhecimento de Fred em gestão de negócios, associada a seu network, passou a fazer com que a fama da Box 17 expandisse em muito as fronteiras mineiras e hoje, a empresa atende clientes não apenas no Brasil, como em diversos países do mundo.
A Box 17 conta hoje com dois colaboradores especialistas em mecânica, além de ter desenvolvido parcerias com lanterneiros, torneiros, retificadores e estofadores que executam os serviços na própria estrutura física da empresa, enquanto que os demais serviços terceirizados são realizados com empresas especializadas selecionadas a dedo pelo próprio Fred. “Além disso, temos quatro grandes fornecedores na Europa, que nos permitem manter um vasto estoque de peças. Eles foram selecionados pela excelência na realização do trabalho ou pela qualidade das peças, que são originais”, acrescenta.
Atualmente a Box 17 é uma das maiores especialistas em restauração de Vespas e Lambrettas do Brasil e seus trabalhos estão sempre sendo expostos em eventos do setor em todos os continentes. “O mundo fica pequeno quando incansavelmente fazemos o que amamos”, ressalta Sabino, que possui um coleção com praticamente todos os modelos lançados pela Vespa e Lambretta entre as décadas de 50 e 80.