O 7º Encontro de Motociclistas Café com Leite foi realizado entre os dias 22 a 24 de março, no Vila Galé Eco Resort (RJ) e reuniu motociclistas bastante experientes e ávidos por aventuras
TEXTO: NATAL JOSÉ DIAS
FOTOS: NJD E PARTICIPANTES
O motociclismo já gerou muitas histórias em livros, jornais, revistas, vídeos, filmes de televisão e cinema. Mas, os fatos contados e ouvidos pessoalmente, ao vivo, diretamente por seus protagonistas, são os mais marcantes e inesquecíveis. No Brasil, temos ilustres motociclistas que cruzaram as Américas de Polo a Polo, do Atlântico ao Pacífico, rodaram pela Europa, e alguns desbravaram até mesmo os cinco continentes – algumas dessas sagas já foram contadas nas páginas da Revista Moto Adventure.
Estes aventureiros circulam pelas estradas há muitas décadas, desde o tempo em que peças para manutenção de muitas estradeiras se garimpava nos leilões, frequentavam oficinas de produção artesanal, entre outras ações. Vou classifica-los como os “Dinossauros das Estradas Sobre Duas Rodas”.
Os motociclistas citados não estão em extinção, pelo contrário, e tive o privilégio de estar com alguns deles no 7º Encontro de Motociclistas Café com Leite, realizado entre os dias 22 a 24 de março, no Vila Galé Eco Resort (RJ). Um paraíso cravado na ponta do “Olho da Caveira” em Angra dos Reis foi o ponto de encontro escolhido pelos organizadores João C. Simões e Sandra Beccaro.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o Governo Federal durante a República Velha para que os presidentes fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro. O nome desse acordo era uma alusão à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores, respectivamente, de café e leite. Há sete anos, PHD´s paulistas e mineiros fazem um encontro chamado Café com Leite, sendo o primeiro realizado em São Paulo (Serra Negra) e, desde então, os eventos se revezam.
O ENCONTRO
O resort escolhido oferece muitas opções de lazer, com piscinas, ótimos restaurantes, praias limpíssimas, além de passeios imperdíveis pelas inúmeras ilhas de Angra. Destaque para o bar com seus incansáveis “barmans”, a cozinha com seus petiscos variados o dia todo, almoços e jantares com qualidade e total dedicação dos garçons. Os motociclistas começaram a chegar e suas postagens nas redes sociais animavam os participantes a pegar as estradas rumo à Angra. Vindos de vários estados e países, como Argentina, Paraguai e Bolívia, contabilizamos cerca de 450 participantes e 326 motocicletas, o que transformou o estacionamento da nossa “sede” em uma grande exposição de joias raras de diversas marcas.
Na sexta-feira (22/03), mesmo com muita chuva em diversas regiões, os comboios foram chegando. As bandeiras dos grupos foram sendo identificadas, Ladies, Mão na Bomba, e com elas seus integrantes, com os fraternos abraços e sorrisos por mais um encontro. A água, que insistia em cair lá fora, não atrapalhou em nada a empolgação da galera, e os grupos de bate-papo foram se formando.
Um belo sol acolheu todos durante todo o sábado, deixando mais bonito a circulação dos participantes pelo amplo espaço oferecido. No bar da piscina, sob uma boa tenda, os petiscos, chopes e outras bebidas mantinham a turma acesa. Muitos se aventuraram nos passeios de lancha pelas ilhas de Angra, e não deixamos de fazê-lo também. Após o farto jantar, teve show de um grupo de samba, trazendo alegria a todos. Homenagens e despedidas finalizaram o encontro.
No domingo (24) pela manhã as tribos foram retornando às suas cidades, como em um final de um grande balé ao ar livre. Agora, é esperar por 2020. “O Café com Leite é encontro de amigos sobre duas rodas que leva animação e fraternidade para todos, seja ele realizado em qualquer lugar, a intenção é sempre viver e compartilhar histórias marcantes”, diz o organizador do evento, JC Simões.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: