California Dreamin’ Harley customizada pela Spades esbanja estilo

H-D Sportster 2002 se transforma em joia extremamente brilhante, após customização realizada pela Spades Kustom

Texto: Egon Jenckel
Fotos: Fernando Costa

Reconhecida internacionalmente pela excelência nos serviços que desenvolve e executa em suas motos e peças, a Spades Kustom Cycles é dirigida por Fernando Costa, adepto da Kultura Kustom. É ele quem projeta motos com design exclusivo, sempre levando em conta o estilo do cliente. Além do design, a preocupação com a performance e a dirigibilidade são destaques em todas as motocicletas que saem da Spades.

A fabricação própria de peças e acessórios garante a exclusividade e detalhes únicos nos projetos. Aliado a isso, a Spades Kustom Cycles segue estritamente o padrão Harley-Davidson dos Estados Unidos para executar serviços de manutenção e revisão das motos. Para isso, a empresa conta ainda com profissionais especializados, com cursos sempre atualizados.

Inúmeros projetos de Fernando Costa que saíram da Spades mereceram destaque e figuraram em edições anteriores de Moto Adventure. Mas como tudo se renova a cada dia, isso também é válido para os projetos da marca estabelecida em belas instalações na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste paulista. Peculiaridades também marcam esses projetos, tanto que nessa reportagem descobrimos algo bem interessante: Fernando é desses motociclistas (como tantos de nós) que não se esquecem das motos que já foram de sua propriedade. Descubra abaixo a história dessa moto nas palavras do próprio Fernando Costa.

PAIXÃO

“Eu não sei explicar a razão, mas sou do tipo de pessoa que fica ligado a motos que me pertenceram. Assim, quando soube que a H-D Sportster 2002 que tinha sido minha ia ser colocada à venda, dei jeito de arrumar uma nova casa para ela. A bike era ótima, com baixa quilometragem, modelo antigo e carburada, ou seja, ideal para um projeto que eu tinha em mente havia muito tempo. Eu estava na oficina falando desse projeto, das ideias, das peças que eu tinha em mãos e tudo mais quando meu amigo Duke interrompeu a conversa e disse: “Vamos fazer, vamos construir esse projeto, mas tem um detalhe: quero ela com muito cromo, tem que brilhar!”.

E foi assim que a aventura começou. E como Duke é um cara bacana, espirituoso e sabe o que quer, tudo ficaria melhor. Ele foi participativo durante todo o projeto, acompanhou tudo de perto e, além de divertido, fez com que nossa amizade ficasse ainda mais forte. Assim, com detalhes acertados, chegou a hora de colocar a mão na massa.

MÃOS À OBRA

A festa começou quando Duke deu autorização para cortarmos as espadas da moto (desta forma, a partir de agora a moto não terá garupa nunca mais).

Eu já tinha algumas peças na oficina, sendo algumas muito especiais, pois eu as estava guardando para um projeto como este. Assim, desta minha “carta na manga” saíram peças que se juntaram a um para-lama traseiro de Knuckle, amortecedores especiais, tanque de gasolina exclusivo, um banco branco. Tudo junto a uma caixa de farol pequeno com o mesmo detalhe da tampa de carburador, guidão e caixa de bateria. Além disso, rodas raiadas com pneus vintage, tração a corrente, bengalas depiladas, suporte de placa lateral com lanterna de LED, farol mini com suporte especial, pedais de bicicleta, manete de Panhead, manoplas waffle, luzes de painel no farol em LED, escapes exclusivos, cabos de vela vintage e bobina interna compuseram o projeto. Isso sem falar de uma série de detalhes que somente quem olha moto de perto e a observa bem pode notar.

BRILHO

Mas como você deve lembrar, logo no início do projeto, o proprietário da moto disse que queria cromo, muito cromo. Assim, para valorizar esse pedido, surgiu a ideia de transformar esse cromo numa verdadeira joia e assim isso começou a ser feito. Arabescos foram desenhados no tanque, para-lama, tampas laterais. Esse serviço foi entregue para execução ao Márcio Langer que fez o “engraving”, deixando a moto ainda mais bonita.

E como a diferença está no detalhe, também fiz algumas peças exclusivas a mão para essa máquina brilhante, entre elas pedais torneados free hand, pedalarias, filtro de ar, tampa lateral.

A fiação foi refeita e é totalmente interna (incluindo as duas linhas de freio, que são acionadas em um único pedal). O quadro foi pintado em epóxi metalflake e os discos de freio ganharam a logomarca da Spades.

Por fim veio o batismo da máquina, que ganhou nome de “Califa”, por ser uma legítima representante do estilo californiano”.

FICHA TÉCNICA – PROJETO “CALIFA”

Bike: Harley-Davidson Sportster

Oficina: Spades Kustom Cycles

Construtor: Fernando Costa

Motor: Ano 2002, 883cc

Carburador: CV com tampa especial

Filtro de ar: Spades Kustom

Escapamento: Spitfire

Amortecedores: Spitfire

Para-lama traseiro: HD Knucklehead cortado

Guidão: Spades Kustom

Manoplas: Old School Waffle

Embreagem: Panhead

Lanterna: LED Biltwell

Piscas: LED

Pneu traseiro: Avon MKII

Pneu dianteiro: Avon Speed Master

Banco: Spades Kustom

Freio: 2 into 1 Spades Kustom

Tanque gasolina: LowBrow

SERVIÇO

Spades Kustom (11) 3835-9980

Rua Guaipá, 324, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)

Atendimento de segunda a sexta-feiras, das 9h00 às 18h00; sábados das 9h00 às 14h00.

www.spades.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA