California dreaming – CA-39

A CA-39 é uma pequena e surpreendente estrada norte-americana que merece ser desbravada por viajantes de todos o planeta

Texto e fotos: Trinity Ronzella

Na Califórnia, o mais populoso e rico dos estados norte-americanos, nenhuma cidade é comum. Ali,  é possível se bronzear em uma praia pela manhã e terminar o dia esquiando em um pico nevado; ou participar de uma reunião de trabalho em um arranha-céu e assistir ao crepúsculo em um píer, à beira-mar.

Libertária, inovadora e consumista, a Califórnia produziu uma imagem de sucesso e prosperidade que surgiu nas minas de ouro do século XIX, passou pelas praias de Malibu e foi imortalizada por Hollywood. Seus habitantes se orgulham de lançar modismos, que logo viram padrões para o resto do mundo. E para nós, brasileiros, nos últimos anos ficou mais fácil viajar para os EUA: vistos são emitidos com maior rapidez e facilidade e novos pacotes de viagem surgem a cada semana, por preços bem atrativos. Para os motociclistas, as estradas locais reservam gratas surpresas: é fácil alugar uma moto e descobrir novos lugares. Você poderá passar um mês, uma semana ou apenas um dia descobrindo as belezas da Terra do Tio Sam. Independentemente do tempo, uma vez na Califórnia, não deixe de conhecer a estrada CA-39.

PARAÍSO

Sim: a Califórnia é um verdadeiro paraíso para os motociclistas, devido às suas várias opções de roteiros e incríveis paisagens. Pode-se escolher entre neve, deserto, praia, parques nacionais ou cidades com atrativos turísticos.

Porém, neste artigo, falaremos desta estrada especial, que, no período do verão brasileiro (janeiro a março), apresenta neve, só permitindo carros com correntes nos pneus e, às vezes, chegando a ser fechada. A CA-39 fica em Azuza (CA), a aproximados 40 km de Los Angeles, aos pés da San Gabriel Mountains.

Em pista simples, ela percorre um vale que dá acesso a parques lindíssimos, represas e campos de tiro ao alvo. E ainda há um playground de off-road para veículos 4×4 e ATVs. É incrível!

FIM DE SEMANA

O movimento nos finais de semana, além de motos, é produzido por muitas bikes, veículos 4×4 e pessoas que vão passear nos parques, pescar, caçar ou fazer exercícios.

Curvas, asfalto perfeito, motoristas educados e belas paisagens fazem deste roteiro uma ótima opção para um “bate-volta”, partindo de Los Angeles. Alugue uma moto, saia de manhã e volte no fim de tarde com aquela sensação que só uma viagem sobre duas rodas pode proporcionar.

A estrada termina em uma cancela, que fica semore fechada. Neste ponto, a vista é incrível: dá para ver a estrada sinuosa e as montanhas. Aproximadamente 3 km antes desta cancela, há uma saída à direita para Cristal Lake Road. Ela termina em uma área de camping com toda infraestrutura, lanchonete e o belo Cristal Lake. Vale a pena entrar e conhecer, já que a caminhada é curta.

COMO CHEGAR

Saindo de Los Angeles, siga pela I-10 E (San Bernardino Fwy) por aproximados 23 km e pegue a saída para a I-605 N. Depois de quase 9 km, saia para a I-210 E (Foothill Fwy) seguindo, ainda, para San Bernardino. Mais 6 km e você chegará a Azuza. Pegue a saída para N Azuza Ave e siga em frente. Ela já é a CA-39. Daí, é só seguir em frente.

FIQUE ESPERTO!

Se a intenção for apenas percorrer a estrada de moto, ok… Mas, se quiser aproveitar o dia e conhecer algum parque, para estacionar é exigido um bilhete, que é comprado em lojas de conveniência da cidade (e nos finais de semana, em alguns pontos da estrada). Por garantia, adquira o bilhete na cidade. Custa US$ 5,00 e vale pelo dia todo. Os limites de velocidade devem ser respeitados em todas as estradas, pois a fiscalização é grande (e a multa é alta!).

MOTO

Este roteiro não exige uma moto específica. Todas podem perfazê-lo.

ONDE ALUGAR

A EagleRider, além de uma grande variedade em marcas e modelos, tem site em Português, loja de ascessórios e oferece tours guiados.

www.eaglerider.com

*Matéria publicada na edição #158 da revista Moto Adventure.

DEIXE UMA RESPOSTA