Campeões da temporada serão definidos em sete etapas, com prova de abertura marcada para os dias 18 e 19 de março em Itupeva (SP)
Texto: Redação
Fotos: Divulgação/Janjão Santiago/Mundo Press
O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM promete fortes emoções em 2017. Os títulos da temporada estarão em jogo em sete etapas, com a prova de abertura marcada para os dias 18 e 19 de março no Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP). “A cada ano, o Brasileiro conquista mais reconhecimento no segmento off-road. Isto porque, além de profissionalismo e dedicação por parte dos organizadores, apresenta equipes de ponta, competitividade e ainda atrai novos adeptos por onde passa”, explicou Maurício Brandão, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
As disputas envolvem dez categorias: E1, E2, E3, EJúnior, Over 35, Over 40, Over 45 e Light, além das novas classes Over 50 e EAmador. Os pilotos da elite do motociclismo também estarão de olho no título geral do campeonato, o qual aponta o mais rápido da competição. “O Brasileiro é fruto do esforço conjunto de todos os que amam o esporte. Existem muitos desafios que envolvem a organização, como as mudanças na gestão de algumas prefeituras (o que pode ser decisivo já que muitas etapas contam com o suporte dos municípios) e a luta diária para fidelizar os patrocinadores em tempos de dificuldades econômicas no país. De qualquer forma, o Brasileiro está firme e vai continuar impulsionando o crescimento da modalidade em 2017.”
Brandão ainda destacou a preocupação da organização em conciliar as datas do calendário. “Acreditamos que os pilotos são a base do campeonato, sem eles não há disputas emocionantes e a formação de ídolos para renovar o esporte. Por isso, escolhemos datas que não conflitam com outros eventos importantes do calendário off-road, como o Minas Riders (etapa do Mundial de Hard Enduro), o Rally dos Sertões e o Enduro da Independência. A ideia é que o grid do Brasileiro de Enduro continue crescendo a cada ano”, acrescentou. Confira as etapas do Brasileiro de Enduro FIM 2017:
1ª etapa – 18 e 19 de março no Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP) – O Shopping SerrAzul é o maior ponto de encontro de motociclistas do país. Construído sobre a Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP), o local possui localização estratégica e toda a estrutura necessária para receber a abertura do Brasileiro. A etapa será desenhada pelo experiente Fábio Campos, piloto e diretor da Sacramento Motorsports, que conhece como ninguém as trilhas da região.
2ª etapa – 8 e 9 de abril em Patrocínio (MG) – Famosa por exigir muita habilidade e técnica dos pilotos, a etapa de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, terá dois tipos de percurso: um para as categorias profissionais e outro para as demais classes, com tempos mais flexíveis. O Motoclube do Cerrado (comandado por Maurício Brandão, André Urso e Rogério Leite) estará à frente dos trabalhos mais uma vez. Assim, estão garantidas a excelência nas trilhas e uma equipe experiente na execução da etapa, que foi palco do Ibero-Americano de Enduro FIM em 2015. As disputas ainda serão válidas pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Cerrado da modalidade.
3ª etapa – 27 e 28 de maio em Biguaçu (SC) – Às margens da Rodovia BR 101, a etapa faz parte do Campeonato Brasileiro desde 2011 e é realizada pelo Trail Clube de Biguaçu com total apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). Marisérgio Kons “Pezão” e sua turma sempre realizam provas de alto nível técnico. O grande desafio é vencer o terreno acidentado e liso, ainda mais em dias de chuva.
4ª etapa – 10 e 11 de junho em Aracruz (ES) – O evento de Aracruz é a principal prova do Campeonato Capixaba de Enduro FIM. Aloisio Sfalsim “Telão” e o Trail Clube Tribo da Trilha têm feito um excelente trabalho, já que a prova envolve toda a região com especiais montadas praticamente dentro da cidade, as quais atraem grande público. Outra característica da etapa é o paddock muito bem estruturado para pilotos e equipes.
5ª etapa – 29 e 30 de Julho – Nova Lima (MG) – Meca dos “trilheiros” no Brasil, Nova Lima fica na região motropolitana de Belo Horizonte (MG) e é privilegiada para a prática da modalidade. O lugar apresenta diversas opções e a etapa será realizada em parceria com o Desafio Fast Brothers, cuja base fica no distrito de Honório Bicalho. Gianino Coscarelli e os pilotos da Fast Brothers, em conjunto com o diretor da CBM, Maurício Brandão, e o novo presidente da FMEMG (Federação de Motociclismo de MG), Gustavo Jacob, já cuidam de todos os detalhes para que a etapa seja mais um sucesso. O evento ainda soma pontos para o Campeonato Mineiro e para a final da Copa O2 BH.
6ª etapa – 16 e 17 de setembro – Serra da Canastra (MG) – A sexta etapa traz as belas paisagens da região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A prova fica a cargo da Masteracing, que conta com a experiência de Aluísio Ambrósio, Maurilio Lemos e de sua dedicada equipe. Estão garantidas excelentes trilhas e um evento muito bem organizado, já que os envolvidos possuem ampla experiência na realização de provas válidas por campeonatos estaduais e nacionais.
7ª etapa – 14 e 15 de Outubro – Farroupilha RS – O Brasileiro de Enduro FIM define os seus campeões em grande estilo, com a final em Farroupilha, no coração da Serra Gaúcha. O Estado, que possui muita tradição no esporte, conta com a organização do Motoclube de Farroupilha (comandado por Marcos Banvinutti). Além do “Enduro da Reta Curva”, os organizadores mostraram muito potencial na realização da final do Gaúcho de Enduro 2016 e estão prontos para receber uma etapa do Brasileiro pela primeira vez. Nesta prova, que por regulamento não pode ser descartada, haverá a premiação aos campeões da temporada 2017.