A CFMoto entra de vez no mundo das big trails com a nova 1000MT-X: motor de 946 cm³, pacote premium e ambição declarada de disputar espaço com as gigantes do segmento.

No palco do EICMA 2025, em Milão, a CFMoto apresentou sua nova big-trail topo de linha: a CFMoto 1000MT-X — um modelo ambicioso que marca a entrada da marca chinesa no disputado universo das motos de aventura de grande porte e promete rivalizar com gigantes como Honda Africa Twin e BMW R 1300 GS.

Como novo topo da família “MT”, a 1000MT-X chega com motor bicilíndrico em paralelo, de 946,2 cm³, que entrega 113 cv (83 kW) a 8.500 rpm e 105 Nm de torque a 6.250 rpm — números robustos dentro da categoria e suficientes para garantir desempenho elástico tanto em estrada quanto fora dela.

Técnica e componente de alto nível

A ciclística reforça o caráter aventureiro do modelo: suspensão dianteira invertida e traseira mono-amortecida, ambas da marca KYB e totalmente ajustáveis; rodas raiadas 21” na frente e 18” atrás; tanque generoso de 22,5 litros; e peso declarado em torno de 222 kg em ordem de marcha.

No quesito freios, a 1000MT-X deve contar com componentes da Brembo — sistema de disco duplo na dianteira e disco na traseira — o que confere segurança tanto em frenagens urbanas quanto em percursos exigentes de aventura.

Projeto independente, DNA de competidora

Curiosamente, a CFMoto afirma que a nova 1000MT-X representa um salto técnico decisivo: o motor deriva da plataforma LC8c (sob licença da austríaca KTM, utilizada em modelos como as 990 Duke), mas ganhou bloco, cilindros e cabeçote próprios — ou seja, é uma engenharia com identidade CFMoto.

O pacote de eletrônica e acabamento, aliado ao conjunto mecânico robusto, sugere que a marca posiciona o modelo como uma alternativa mais acessível às big-trails premium, com boa relação entre desempenho, custo e versatilidade.

O que o futuro reserva?

Embora já apresentada, a CFMoto ainda não divulgou uma data oficial para disponibilização da 1000MT-X em mercados fora da Europa/Ásia — o que inclui o Brasil. No entanto, com sua expansão internacional e oferta crescente de motos de média e grande cilindrada, há expectativa de que a nova adventure chegue aos consumidores latino-americanos em meados de 2026, dependendo da homologação e da disponibilidade de importação.

Para os fãs de aventura, a 1000MT-X representa uma promessa: uma big-trail com motor potente, componentes de alto nível e configuração assertiva para rodar tanto no asfalto quanto fora dele — o tipo de moto que reinventa o jogo quando chega com força e determinação.


Fonte da reportagem: Motorcycle News (via divulgação CFMoto e estimativas em impressa especializada).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui