Como todos sabemos, o coronavírus está afetando profundamente a vida das pessoas em todo o mundo, obrigando governos a decretarem o fechamento de comércios, o cancelamento de eventos, dissolvendo o valor de ativos financeiros e instalando o medo generalizado.
Como não poderia ser diferente, o mundo das rodas também passou a sentir os seus reflexos. Devido à situação crítica da Itália em relação ao vírus e ao fato de o governo italiano ter proibido eventos até o dia 3 de abril, a Infront Moto Racing e a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), lamentam o adiamento da abertura do Mundial de Motocross, programado inicialmente para acontecer nos dias 4 e 5 de abril, em Trentino na Itália. Agora, a data prevista é para que o evento aconteça nos dias 18 e 19 de julho deste ano.
De acordo com os organizadores das etapas MXGP e autoridades locais, a Infront Moto Racing está preparada para adiar outros eventos, se for necessário.
Na MotoGP não foi diferente quanto à essa pandemia. O mundial de motovelocidade está adiando algumas etapas deste ano, buscando adaptar-se para realizar o maior número de etapas da MotoGP em 2020.
Então foram tomadas algumas decisões que afetam a temporada deste ano. Aqui estão elas:
O Gran Premio Motul da República Argentina foi adiado para os dias 20 e 22 de novembro. Isso significa que o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana será adiado novamente para os dias 27 a 29 de novembro, com os GPs das Américas, Argentina e Valência teremos três etapas consecutivas.
Confira abaixo o novo calendário:
Outro campeonato que obteve mudanças por conta do surto contínuo, foi o WSBK, que realizou alterações no calendário das seguintes etapas:
A Rodada Espanhola da Pirelli que teria início nos dias 27 a 29 de março, foi remarcada para os dias 23 e 25 de outubro.
A Rodada Francesa da Pirelli (anteriormente de 25 a 27 de setembro), foi remarcada de 2 a 4 de outubro.
No Mundial de Enduro 2020, os GPs de Portugal e Espanha também foram adiados e as etapas do AMA Supercross foram temporariamente suspensas.
Por aqui
Já por aqui, a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) suspendeu as competições nacionais, a princípio, por 60 dias.
O Arena Cross Brasil, que estava previsto para começar no dia 4 de abril será adiado, mas ainda sem nova data, uma vez que a organização do campeonato espera novos posicionamentos emitidos pelas autoridades responsáveis.
O maior campeonato de motovelocidade da Ámerica Latina (Superbike Brasil), foi adiado, devido ao cenário de incerteza à pandemia do COVID-19. A primeira etapa, que aconteceria no próximo final de semana (22/03), no autódromo de interlagos que a princípio foi adiada para o dia 26 de abril.
No primeiro momento a organização juntamente com poderes públicos, apenas vetou a presença do público, fechando os portões do autódromo, no entanto, com o avanço das informações do surto e as medidas de prevenção do poder público, foi realizada uma nova reflexão, em que ficou decidido o adiantamento do evento.
Continuamos atentos e na esperança de que dias melhores venham logo.