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Embora mudanças estéticas sejam sutis, houve melhoria no desempenho, no câmbio DCT, eletrônica e ciclística.

A lendária Honda Africa Twin está recebendo atualizações prontas para 2024, com alterações tanto na CRF1100L quanto na edição Adventure Sports de maior especificação. As mudanças para o próximo ano concentram-se em estilo, praticidade, desempenho e tecnologia. 

Primeiro vamos nos concentrar nas atualizações que afetam todos os modelos e, em seguida, nos aprofundar nos pontos mais delicados de cada máquina atualizada.

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Atualizações globais

Ainda instantaneamente reconhecível como uma Africa Twin, as atualizações da nova moto centram-se na carenagem dianteira e, embora alterem a estética, também visam melhorar o conforto em longas distâncias e ajudar a incorporar o pára-brisas ajustável de cinco posições. 

O motor de 1.084 cc também recebeu atualizações para este ano e apresenta alterações na admissão, combustão e escapamento para produzir mais torque em baixas e médias rotações, e um aumento de 7% no torque máximo, passando dos atuais 10,5 kgf.m para 11,4 kgf.m. A potência máxima da CRF1100L e da Adventure Sports em algums mercados externos chega a 100,5 cv, enquanto que aqui a declarada é de 99,5 cv e não houve ganhos neste aspecto nesta nova versão.

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A Honda também aprimorou o sistema DCT das motos, e o foco estava em combinar os tempos de mudança do DCT com a nova entrega de torque, mas também em melhorar a dirigibilidade e a sensação do sistema. Os momentos de mudança foram ajustados para facilitar reduções de marcha anteriores e também detectar melhor quando a moto está fazendo uma curva para tentar evitar as mudanças no meio dela que alguns sistemas DCT anteriores poderiam estar propensos a fazer. A Honda também trabalhou para fazer com que a primeira abertura inicial do acelerador, quando o sistema DCT é acionado pela primeira vez, pareça mais natural, como se a moto estivesse sendo operada com embreagem e transmissão manuais.

As mudanças superiores da primeira para a segunda marcha também foram ajustadas nos modelos DCT com o objetivo de proporcionar uma sensação de embreagem mais natural graças a melhorias no controle hidráulico do sistema.

Ambas as motos também não possuem a opção de colocar pneus sem câmara, algo que deve tornar os furos no meio da trilha um pouco mais fáceis de consertar. O quadro, o subquadro e o braço oscilante inspirado na CRF450R de ambas as máquinas permanecem os mesmos em 2024.

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Atualizações da Honda CRF1100L Africa Twin 2024

A versão mais leve, menor e mais focada no off-road do Honda CRF 1100L Africa Twin estará agora disponível com suspensão Showa ajustada manualmente em ambas as extremidades e, como uma novidade nesta versão é que ela agora pode ser equipada com a suspensão eletrônica Showa EERA, para ajustes de amortecimento em tempo real ao conduzir dentro e fora de estrada. 

O curso da suspensão da nova moto equipada com EERA permanece o mesmo da máquina ajustada manualmente (230 mm na frente/220 mm atrás) e o sistema mede a velocidade da moto a partir da ECU, a atitude da IMU e o comportamento do garfo através do sensor de curso. Desta forma, a Honda afirma que a nova moto equipada com EERA pode fazer ajustes na suspensão em apenas 15 milissegundos a partir dos cálculos feitos.

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O EERA na CRF1100L Africa Twin apresenta cinco modos de suspensão selecionáveis:

Médio, que fica entre o duro e o macio, para facilitar o manuseio em uma ampla variedade de situações. É selecionado automaticamente com o modo de condução Urbano. 

Hard, que oferece amortecimento estável, responsivo e mais firme para passeios a dois e totalmente carregados. É selecionado automaticamente com o modo de condução Tour.

Macio que oferece um passeio confortável e seguro em estradas ruins com a menor força de amortecimento. É selecionado automaticamente com o modo de pilotagem Gravel.

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Off-road para um ótimo desempenho off-road, com aumento gradual do amortecimento do garfo em relação à velocidade do curso e amortecimento geral mais firme do amortecedor traseiro.

Existe também um modo Usuário que permite ao piloto ajustar a suspensão com 24 etapas de ajuste. 

Tanto a moto com suspensão ajustada manualmente como a versão EERA têm distância ao solo de 250 mm, distância entre-eixos de 1.575 mm e medidas de cáster e trail de 27,5°/113 mm. O peso em ordem de marcha com caixa de câmbio manual será de 231kg ​​(suspensão ajustada manualmente) e 233kg para a bicicleta com ajuste eletrônico. As versões DCT da CRF1100L Africa Twin pesarão 242 kg para a moto com suspensão ajustada manualmente e 244 kg para a versão com suspensão ajustada eletronicamente.

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Atualizações do Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024

Uma mudança significativa no chassi do novo Adventure Sports faz com que o modelo seja oferecido com uma roda dianteira de 19 polegadas em vez da roda dianteira de 21 polegadas, mais voltada para o off-road, encontrada no modelo anterior. O pneu dianteiro também é mais largo do que antes (110/80-19 em oposição ao 90/90-21), o que pela primeira vez considera a edição Adventure Sports da moto como a escolha de fato para passeios em estrada e aventuras menos extremas.

Para corresponder ao novo tamanho das rodas, a suspensão do Adventure Sports também foi refinada, com um curso ligeiramente menor oferecido pela máquina principal. Anteriormente, a moto tinha 230 mm de curso dianteiro e 220 mm de curso traseiro, e agora foi reduzido para 210 mm na frente e 200 mm atrás para melhorar o manuseio na estrada.

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Para quem deseja fazer um passeio em qualquer clima, a nova Africa Twin Adventure Sports recebeu atualizações na carenagem superior e nos painéis laterais que, combinados com o para-brisa ajustável em cinco posições, devem proporcionar maior conforto em longas distâncias e proteção.

Para 2024, a edição Africa Twin Adventure Sports virá equipada com a suspensão Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA) como padrão, e não como opcional que era anteriormente. Como o menor dos modelos Africa Twin, a Adventure Sports possui configurações de suspensão média, dura, macia, off-road e base do usuário. A nova Africa Twin Adventure Sports, mais orientada para a estrada, apresenta uma distância ao solo de 220 mm (30 mm menos que a CRF1100L Africa Twin), uma distância entre eixos de 1.550 mm e inclinação e rasto de 27,5°/106 mm. O peso bruto é de 243 kg para a bicicleta com caixa manual e 253 kg para a opção DCT.

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Por enquanto, a Honda ainda nào divulgou os preços destas novas máquinas na gringa e assim que soubermos, traremos a você.

Fonte: VisorDown

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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