Embora mudanças estéticas sejam sutis, houve melhoria no desempenho, no câmbio DCT, eletrônica e ciclística.
A lendária Honda Africa Twin está recebendo atualizações prontas para 2024, com alterações tanto na CRF1100L quanto na edição Adventure Sports de maior especificação. As mudanças para o próximo ano concentram-se em estilo, praticidade, desempenho e tecnologia.
Primeiro vamos nos concentrar nas atualizações que afetam todos os modelos e, em seguida, nos aprofundar nos pontos mais delicados de cada máquina atualizada.
Atualizações globais
Ainda instantaneamente reconhecível como uma Africa Twin, as atualizações da nova moto centram-se na carenagem dianteira e, embora alterem a estética, também visam melhorar o conforto em longas distâncias e ajudar a incorporar o pára-brisas ajustável de cinco posições.
O motor de 1.084 cc também recebeu atualizações para este ano e apresenta alterações na admissão, combustão e escapamento para produzir mais torque em baixas e médias rotações, e um aumento de 7% no torque máximo, passando dos atuais 10,5 kgf.m para 11,4 kgf.m. A potência máxima da CRF1100L e da Adventure Sports em algums mercados externos chega a 100,5 cv, enquanto que aqui a declarada é de 99,5 cv e não houve ganhos neste aspecto nesta nova versão.
A Honda também aprimorou o sistema DCT das motos, e o foco estava em combinar os tempos de mudança do DCT com a nova entrega de torque, mas também em melhorar a dirigibilidade e a sensação do sistema. Os momentos de mudança foram ajustados para facilitar reduções de marcha anteriores e também detectar melhor quando a moto está fazendo uma curva para tentar evitar as mudanças no meio dela que alguns sistemas DCT anteriores poderiam estar propensos a fazer. A Honda também trabalhou para fazer com que a primeira abertura inicial do acelerador, quando o sistema DCT é acionado pela primeira vez, pareça mais natural, como se a moto estivesse sendo operada com embreagem e transmissão manuais.
As mudanças superiores da primeira para a segunda marcha também foram ajustadas nos modelos DCT com o objetivo de proporcionar uma sensação de embreagem mais natural graças a melhorias no controle hidráulico do sistema.
Ambas as motos também não possuem a opção de colocar pneus sem câmara, algo que deve tornar os furos no meio da trilha um pouco mais fáceis de consertar. O quadro, o subquadro e o braço oscilante inspirado na CRF450R de ambas as máquinas permanecem os mesmos em 2024.
Atualizações da Honda CRF1100L Africa Twin 2024
A versão mais leve, menor e mais focada no off-road do Honda CRF 1100L Africa Twin estará agora disponível com suspensão Showa ajustada manualmente em ambas as extremidades e, como uma novidade nesta versão é que ela agora pode ser equipada com a suspensão eletrônica Showa EERA, para ajustes de amortecimento em tempo real ao conduzir dentro e fora de estrada.
O curso da suspensão da nova moto equipada com EERA permanece o mesmo da máquina ajustada manualmente (230 mm na frente/220 mm atrás) e o sistema mede a velocidade da moto a partir da ECU, a atitude da IMU e o comportamento do garfo através do sensor de curso. Desta forma, a Honda afirma que a nova moto equipada com EERA pode fazer ajustes na suspensão em apenas 15 milissegundos a partir dos cálculos feitos.
O EERA na CRF1100L Africa Twin apresenta cinco modos de suspensão selecionáveis:
Médio, que fica entre o duro e o macio, para facilitar o manuseio em uma ampla variedade de situações. É selecionado automaticamente com o modo de condução Urbano.
Hard, que oferece amortecimento estável, responsivo e mais firme para passeios a dois e totalmente carregados. É selecionado automaticamente com o modo de condução Tour.
Macio que oferece um passeio confortável e seguro em estradas ruins com a menor força de amortecimento. É selecionado automaticamente com o modo de pilotagem Gravel.
Off-road para um ótimo desempenho off-road, com aumento gradual do amortecimento do garfo em relação à velocidade do curso e amortecimento geral mais firme do amortecedor traseiro.
Existe também um modo Usuário que permite ao piloto ajustar a suspensão com 24 etapas de ajuste.
Tanto a moto com suspensão ajustada manualmente como a versão EERA têm distância ao solo de 250 mm, distância entre-eixos de 1.575 mm e medidas de cáster e trail de 27,5°/113 mm. O peso em ordem de marcha com caixa de câmbio manual será de 231kg (suspensão ajustada manualmente) e 233kg para a bicicleta com ajuste eletrônico. As versões DCT da CRF1100L Africa Twin pesarão 242 kg para a moto com suspensão ajustada manualmente e 244 kg para a versão com suspensão ajustada eletronicamente.
Atualizações do Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024
Uma mudança significativa no chassi do novo Adventure Sports faz com que o modelo seja oferecido com uma roda dianteira de 19 polegadas em vez da roda dianteira de 21 polegadas, mais voltada para o off-road, encontrada no modelo anterior. O pneu dianteiro também é mais largo do que antes (110/80-19 em oposição ao 90/90-21), o que pela primeira vez considera a edição Adventure Sports da moto como a escolha de fato para passeios em estrada e aventuras menos extremas.
Para corresponder ao novo tamanho das rodas, a suspensão do Adventure Sports também foi refinada, com um curso ligeiramente menor oferecido pela máquina principal. Anteriormente, a moto tinha 230 mm de curso dianteiro e 220 mm de curso traseiro, e agora foi reduzido para 210 mm na frente e 200 mm atrás para melhorar o manuseio na estrada.
Para quem deseja fazer um passeio em qualquer clima, a nova Africa Twin Adventure Sports recebeu atualizações na carenagem superior e nos painéis laterais que, combinados com o para-brisa ajustável em cinco posições, devem proporcionar maior conforto em longas distâncias e proteção.
Para 2024, a edição Africa Twin Adventure Sports virá equipada com a suspensão Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA) como padrão, e não como opcional que era anteriormente. Como o menor dos modelos Africa Twin, a Adventure Sports possui configurações de suspensão média, dura, macia, off-road e base do usuário. A nova Africa Twin Adventure Sports, mais orientada para a estrada, apresenta uma distância ao solo de 220 mm (30 mm menos que a CRF1100L Africa Twin), uma distância entre eixos de 1.550 mm e inclinação e rasto de 27,5°/106 mm. O peso bruto é de 243 kg para a bicicleta com caixa manual e 253 kg para a opção DCT.
Por enquanto, a Honda ainda nào divulgou os preços destas novas máquinas na gringa e assim que soubermos, traremos a você.
Fonte: VisorDown
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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