Seja como opção de carreira ou por hobby, a formação em mecânica de motos traz uma evolução aos motociclistas

Em março, no Dia Internacional da Mulher, fui a um workshop de noções de manutenção de motos somente para mulheres na Escola Mestre das Motos, localizada no bairro da Saúde, em São Paulo (SP). Fiquei fascinada com a ideia de fazer um curso profissionalizante de formação em mecânica. Estimulada pelo lema da escola, “Conhecimento é Poder”, me organizei para dedicar duas horas e meia, duas a três noites por semana, durante seis meses, às aulas teóricas e práticas.

Eu me julgava incapaz de entender de mecânica para fazer manutenção em minhas motocicletas. Sou uma pessoa de “Humanas”, nunca me interessei em desmontar e saber como as coisas funcionam, manusear ferramentas e solucionar problemas do campo das “Exatas”. Mas, após várias frustrações por desleixo de mecânicos ou pela minha falta de conhecimento, que me fizeram ficar parada na estrada, gastar muito com peças e manutenção e perder pódio no Enduro, entre outras situações, resolvi arriscar uma mudança de pensamento e foco! Minha amiga Joelle também se animou e fomos bem acolhidas na turma que iniciou em abril, reunindo jovens com o sonho de montar oficina, profissionais de outras áreas que almejam uma nova carreira e entusiastas em busca de conhecimento.

As salas de aula são ambientes de oficina. Ficamos em torno da bancada enquanto o professor explica a teoria e mostra os procedimentos para o diagnóstico de problemas e a desmontagem, troca de peças, ajustes e soluções. Tudo gira em torno disso, com muita minúcia, complexidade e aprofundamento. É importante ter o Manual de Serviço da motocicleta em que estamos trabalhando para conferir as especificações dos componentes, a sequência de montagem e o torque correto de cada parafuso. Primeiramente, aprendemos a usar o torquímetro, e no decorrer do curso manuseamos várias ferramentas especiais para extração, ajuste e instalação, incluindo algumas criações caseiras e outras de uso geral, como prensa hidráulica, soprador térmico e compressor de ar. Além das familiares chaves Allen, Phillips, fenda, sextavadas e soquetes com catraca e cabo de força – e aprendemos o “torque do mecânico”: o aperto adequado, para o parafuso não espanar e nem ficar frouxo.

NA PRÁTICA

O curso é dividido em módulos: Ciclística, Carburador, Motor, Elétrica e Injeção. No primeiro mês, já fazemos troca da caixa de direção, ajuste e troca da relação, troca de fluído de freioe pastilhase manutenção de freios a tambor, revisão de links e rolamentos da suspensão e troca de óleo de bengalas convencionais e invertidas. Os alunos se revezam em pequenos grupos para desmontar, limpar, examinar, substituir componentes e montar, em várias motos da escola. E logo veio a percepção que se tornou o meu lema neste percurso: “nada é simples”! Tudo requer pesquisa, organização, uso da ferramenta certa e procedimentos de testes para fazer o diagnóstico correto e executar a melhor solução. Em uma aula de carburação, minha XT225, que estava falhando, serviu de cobaia. Limpamos e regulamos os componentes do carburador e repetimos alguns processos fazendo testes e ajustes. Demorou mais do que o previsto, mas o problema foi sanado!

O módulo de motor trouxe mais complexidade: regulagem de válvulas, colocar o motor no ponto, corrente de comando, desmontar e montar os eixos do câmbio com todas as engrenagens, desmontar e montar vários motores… por enquanto, de 125 a 250cc, e a seguir, de 2 e 4 cilindros – já compareci em 33 de 60 aulas. É um aprendizado intensivo e melhor assimilado com a prática. Para isso, é possível usar a “oficina free” durante o curso, agendando um horário para trazer sua motocicleta, ou praticar nas motos da escola, utilizando toda a estrutura e contando com o auxílio dos professores.

Fabio Luiz Costa, fundador da Escola, em 2010, disponibiliza vídeo aulas e palestras no YouTube: Mestre das Motos. Na série “Vivendo de Oficina” há muitas dicas para quem quer abrir uma oficina própria. No Portal do Aluno, o conteúdo das aulas, vagas de emprego e cursos adicionais disponíveis, presenciais e online, tais como alinhamento de rodas, scooter e especialização em BMW e Harley-Davidson. O Mestre Help, auxílio técnico dos profissionais da Escola por telefone, WhatsApp ou e-mail, é uma opção interessante para o mecânico em formação solucionar seus problemas.

A conclusão do curso é apenas a entrada neste universo de conhecimento, mas já me sinto mais confiante para cuidar das minhas motos. Até me antecipei ao complexo conteúdo de elétrica, quando identifiquei um problema de fuga de corrente e consegui sanar. Aprendi a fazer diagnósticos com o multímetro, soldar e buscar um bom profissional para recondicionar o estator – muitos serviços precisam ser terceirizados. Novamente, “nada é simples”, mas ligar a moto e sentir que ela ficou perfeita após o meu trabalho foi gratificante, libertador e um incentivo a seguir com esse aprendizado fascinante. Quando pilotamos uma motocicleta, ela se torna uma extensão do nosso corpo. Entender como esse organismo funciona e saber cuidar bem dele é evoluir!

Agradecimento: Escola Mestre das Motos – SP

Tel: (11) 2275-2039 / (11) 96046-8869 

E-mail: contato@mestredasmotos.com.br

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