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Recebendo pneu traseiro de 300 mm de largura, suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida, este ícone do mundo das duas rodas ressurgiu ainda mais invocado.

Texto: Gilberto “Betão” Rosa (@easy_raiders_motors)

Fotos: Douglas Xavier (@Douglas.dx)

Em meados de agosto do ano passado, recebemos uma ligação do Espírito Santo: do outro lado da linha estava o Sr. Humberto, que nos pedia um orçamento para customizar um dos ícones do mundo da motocicleta: uma Yamaha V-Max 1200 1994. Ele tinha claro dois pontos que eram vitais em sua mente: colocar uma roda maior, calçada com pneu 250 e que fosse pintada totalmente de preto.

Nessa conversa sugeri que poderíamos ir mais longe e optarmos por uma roda de 300 mm e mudar toda o sistema de suspensão, tanto traseiro, como dianteiro.

Houve um grande interesse do Sr. Humberto sobre nossas novas ideias a respeito do projeto e para deixar o que dizíamos mais claro, mandamos  algumas fotos de uma outra V-Max que tínhamos customizado. Passados alguns dias, ele nos mandou algumas fotos do que tinha em mente e suas razões pela escolha de uma roda de 250 mm.

Ele também nos explicou que a moto já tinha sido enviada a uma outra empresa de customização, entretanto, ele só sofrera decepções já que após vários meses com a moto desmontada no interior da oficina, esta acabou tendo suas atividades encerradas, sem que nada fosse feito, o que acabou lhe trazendo ainda mais prejuízos e dores de cabeça.

Acertados os detalhes do projeto, bastou uma terceira ligação para fecharmos os valores do trabalho. A partir daí, o primeiro passo foi ir até a oficina anterior buscar a moto desmontada para dar início os trabalhos.

Que comecem os trabalhos

Para acomodarmos a nova roda e pneu, remodelamos totalmente a parte traseira da moto a partir de um gabarito feito especialmente para ela. Substituimos a antiga balança e amortecedores laterais por um sistema de suspensão monochoque, o que deixou a moto não apenas esteticamente melhor e moderna, mas também, promovendo uma sensível melhoria ciclística como a ciclística, deixando a moto melhor em curvas.

No lugar da suspensão dianteira convencional, adotamos modernas bengalas up-side-down, acopladas a mesas produzidas em alumínio aeronáutico. Também instalamos um novo sistema de freios com discos duplos flutuantes, maiores que os originais.

Assim como havíamos sugerido, a roda traseira ganhou um amplo pneu de 300 mm à base de silicone e para isso, recebeu um novo aro: o original, de 5,5” de largura e 15 polegadas de diâmetro, foi substituído por um aro 17”, com 14,5”de largura!

Os para-lamas e a rabeta foram produzidos em aço carbono enquanto que o guidão original foi substituído por um italiano. O sistema de cardã foi totalmente modificado por outro fabricado exclusivamente para o projeto, de modo a atender a nova configuração da traseira da moto.

Toda a parte de piscas, lanternas de freio e farol também foram alterados, assim como foram adotados acessórios permitidos pela lei brasileira.

Parte de pintura foi feita em preto fosco com detalhes em preto brilhante.

Mecânica

As bobinas originais foram substituídas por quatro individuais, as mesmas usadas em motos injetadas para melhorar a entrega de potência e torque, o que ajudou também na eficiência energética da moto, uma vez que esta V-Max só roda com gasolina podium, por preferência de seu proprietário, mas com esta modificação, ela tambem poderá rodar com qualquer tipo de gasolina.

Esta alteração acabou produzindo um efeito colateral positivo em seu ronco, que tornou-se mais robusto, encorpado, condizente com a proposta da moto.

Parte da mecânica da moto foi feita pelo Sr. Fernando, da empresa Doctors Motors, com revisão geral e equalização da carburação.

Aprovação

Ao final do trabalho, o resultado ficou incrível, tanto no aspecto visual, como ciclístico, uma vez que apesar da roda maior, conseguimos retirar quase 30kg do peso original da moto, o que resultou em uma moto bem mais leve e capacitada para rodar em lugares apertados e com muita movimentação.

Para comprovarmos a correção de nosso projeto, fizemos questão de levar a motocicleta para que fosse avaliada por uma unidade do Inmetro e após todos os testes, o laudo com a aprovação das mudanças permitiu documentar a moto com suas novas características.