Arte em movimento – The Blast – Spades Kustom

The Blast - Spades Kustom

Uma explosão de originalidade e desempenho: conheça uma Streetfighter cheia de “bossa”, ao melhor estilo “Spades Kustom”

Texto: Egon Jenckel
Fotos: Fernando Costa

É fato: o segmento de customização e personalização de motos no Brasil está alcançando patamares cada vez mais altos – em termos de criatividade e de qualidade. Podemos dizer que nossa história é recente nesse ramo, e que este ganho em qualidade reflete a capacidade dos brasileiros. Via de regra, em nosso país, quem mexe com isso é mais que um profissional: é um verdadeiro apaixonado pelo movimento Custom (seja um amante das Bobber, Chopper, Racer Cafe e por aí afora).

Recentemente, recebemos a visita de famosos customizadores da “gringa”. Entre eles, a família Teutul, da OCC, e Russell Mitchel, que se impressionaram com os trabalhos que viram por aqui. São diversos os estilos e marcas de cada profissional ou oficina. E esta diversificação é positiva para o mercado. Quem acompanha “Moto Adventure” pode confirmá-lo, pois, a cada edição, apresentamos um novo modelo – e alguns são simplesmente apaixonantes!

UMA NOVA MÁQUINA

Bons profissionais e excelentes projetos fazem aumentar o número de admiradores e proprietários dessas máquinas. É o caso de Rogério Carvalho, 39 anos, empresário e apaixonado por motos há mais de 20 anos. Rogério utiliza moto todos os dias, seja no lazer ou no trabalho. Roda mais de 20.000 km/ano e contabiliza viagens pelo Brasil, Uruguai e EUA. Dentre os modelos que já pilotou, uma “Speed”, em particular, o impressionou bastante – e isto o fez desejar ter uma H-D que proporcionasse a mesma sensação de torque e ciclística diferenciadas. Ou seja: explorar o lado “racer” sem perder o charme de uma autêntica Harley-Davidson. Proprietário de uma H-D Road King e de uma H-D Sportster 883, Rogério teve a idéia de dar mais agilidade e força à 883 na cidade. E assim começou a surgir a “The Blast”…

MUDANDO TUDO!

Os profissionais escolhidos para desenvolver o projeto foram os da oficina paulistana Spades Kustom Cycles, cujos trabalhos são sinônimos de esmero e de qualidade. Encabeçando a equipe, Fernando Costa desenvolveu o design e fez da “bike” um exemplo de funcionalidade e performance, conforme o desejo do proprietário. Uma autêntica Streetfighter começou tomar forma. O conceito está em sua agilidade, força do motor e aparência “nua” – sem carenagens e com elementos de mecânica à mostra.

Tal agressividade vem da simplicidade, não de excessos. E de sua funcionalidade, sem pesos extras, o que torna a moto extremamente rápida e “briguenta”.

BATE, CORAÇÃO!

A transformação começou com uma Harley-Davidson Sportster 883R carburada, que fora customizada anteriormente (o proprietário buscava uma nova identidade, além de melhor performance e comportamento). O motor 883 foi transformado em um 1200cc. Utilizaram-se pistões forjados Wiseco, com lateral em Teflon, módulo de ignição Screemin’Eagle (que elevou a batida do coração da máquina para 7.000 RPM) e cabos de vela Taylor de 8mm.

Para aguentar esse tranco de potência recorreu-se a uma relação de coroa e pinhão com corrente de O-ring 530.

Uma carburação “esperta”, com “breather” interno, filtro de ar e escapamentos exclusivos Spades Special, compõe o “power house” deste brinquedo. Para tirar o melhor proveito, todo o conjunto de rodagem – incluindo novos rolamentos, cubos centrados, raios e centralização das novas rodas raiadas – foi balanceado e é suportado por amortecedores Progressive Suspension na dianteira e na traseira.

Os freios duplos dianteiros são originais da 883R, mas têm auxílio dos “aeroquipes” internos na parte do guidão. Elementos “retrô” entraram no projeto para adicionar charme e personalidade à moto: capa entre mesas, “fork boots”, paralama dianteiro colado ao pneu e itens exclusivos e da marca Spades Special.

Outros detalhes são a lanterna Sparto, os piscas pequenos, o banco de mola e o tanque de gasolina “Peanut” (original dos anos 1970), além da tampa do tanque de gasolina, espelhos, pistões nas válvulas dos pneus, “point cover”, tampa do pinhão, farol Blue Dot, “raisers” rebaixados e outros acabamentos especiais característicos da Spades Kustom Cycles.

TOQUE FINAL

A pintura, com base no metal e faixa “Rally” preto fosco, foi o toque final e deu muito charme (sem frescuras!) ao projeto. Chegou-se, enfim, a uma máquina ágil, divertida de andar e que merece o nome “The Blast” (“A Explosão”).

Ao receber a moto, Rogério comentou: “coloquei aos profissionais da Spades que, entre estética e ciclística/potência da moto, minha prioridade era o segundo grupo. Assim planejamos a Custom para atender a essa questão, enquanto o processo estético permitiu à Spades imprimir livremente seu estilo, dada a confiança que deposito no trabalho dessa equipe. O único pedido foi que a moto tivesse uma ‘cara’ agressiva. A ‘bike’ superou minhas expectativas, assim como o prazo de entrega, de apenas 60 dias”, avalia o proprietário. Testada e aprovada “na prática”, a “The Blast” esbanjou dirigibilidade e potência. Uma “explosão” de originalidade e desempenho que confirma o know-how brasileiro neste nicho tão particular do segmento de duas rodas.

SERVIÇO

Spades Kustom Cycles

(11) 3835-9980 / 8558-0363 – www.spades.com.br

Modelo Base  Sportster 883R

Construtor Harley Davidson

Designer Fernando Costa

Motor Harley Davidson transformado para 1.200cc

Ignição Screamin’Eagle

Refrigeração Radiador de óleo

Transmissão Corrente

Câmbio HD

Embreagem HD

Chassi HD

Suspensão Dianteira Progressive Suspension

Suspensão Traseira

Progressive Suspension 11 1/2’

Freio Dianteiro Duplo HD

Freio Traseiro HD

Rodas raiadas com aros e cubos pretos e raios níquel fosco

Pneus originais HD

Acessórios

– Raiser rebaixado

– Tanque penaut 8 litros

– Banco solo com molas de couro preto

– Paralama traseiro redesenhado com lanterna Sparto

– Paralama dianteiro Spades Special

– Escapamento exclusivo Spades Special com sílica preta

– Filtro de ar Spades Special com breather interno

– Cabos de vela Taylor 8mm

– Comando Avançado de alumínio Spades Special

– Espelho old school redondo preto

– Tampa de válvula pistões

– Complemento de motor HD escovado

– Velocímetro lateral eletrônico

– Piscas projétil com lente cristal

*Matéria publicada na edição #107 da revista Moto Adventure.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA