Após várias ultrapassagens em uma prova de recuperação, brasileiros fecham o dia entre os Top 10 dos UTVs. A 9ª etapa será em laço e promete mais desafios nesta quarta-feira

Dunas com nível 2 e 3, as maiores até o momento dessa edição, segundo o piloto Rodrigo Luppi, foram um dos desafios da 8º Especial (trecho cronometrado) que mesclou também deserto aberto, pedras nas montanhas e um pouco de trial. Os brasileiros fizeram 11 ultrapassagens, mesmo com alguns perrengues que tiveram de encarar e completaram os 395 km em 5h07m30s, na 10ª posição nos UTV T4. Vale lembrar que são 43 veículos na categoria. Esta segunda-feira foi longa, teve um total de 830 km entre a capital saudita Riad e Wadi Ad Dawasir e com o resultado, a dupla está em 6º no acumulado dos UTVs (SSV).

Rodrigo Luppi/Maykel Justo #415 largaram na 21ª posição, devido ao problema mecânico da etapa anterior, e estavam em um ritmo forte até a mangueira da turbina furar. “Isso aconteceu por volta do km 70 e foi muito difícil porque o UTV não tinha força, chegava no máximo a 100 km/h, justamente quando chegamos nas dunas nível 3, daí em uma delas acabamos atolando e perdemos 30min”, relata Luppi que pilota um Can-Am Maverick XRS preparado pela South Racing.

“A maior parte da Especial foi de dunas e o pó também foi uma constante hoje, mas a prova estava uma delícia de pilotar se não fosse o nosso problema com a turbina. O que importa é que completamos nossa 8ª etapa e amanhã vamos acelerar de novo”, completa Luppi, competidor de Vinhedo (SP).

Apesar de estreante no Dakar, Luppi, conta com a navegação do experiente Justo que completa sua 10ª participação, juntos a dupla tem se mostrado bem competitiva, tanto que liderou por duas etapas o rali nos UTVs T4 e venceu uma etapa. Até a 6ª Especial os paulistas brigavam com os ponteiros e fecharam todas os dias entre os Top 5. Faltando quatro etapas para o final da competição Luppi/Justo seguem focados e pretendem manter o mesmo ritmo, galgando posições, apesar de agora estarem a quase 1hora dos líderes. “Tem muito rali pela frente, ainda, e o que nos move é que não nos falta garra para continuar”, finaliza Justo.

Nesta terça-feira, a prova será em laço com largada e chegada em Wadi Ad Dawasir com uma Especial de 287 km de um total do dia de 491 km. Além de mais curta, terá menos areia, com montanhas, trilhas entre cânions e exigirá muito da navegação também.

A equipe Luppi Racing Team tem patrocínio da Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally Dakar 2022: Instagram @luppi_rally_team e Facebook @luppiracingteam

Resultado Rally Dakar – Etapa 8 – 10/jan
UTV T4 (SSV)
1) #410 Marek Gogzal/Lukasz Laskawiec (Polônia) – 4h36m14s
2) #403 Michal Gogzal/ Szymon Gospodarczk (Polônia) – 4h39m02s
3) # 401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) – 4h44m24s
4) # 416 Gerard Guell/Diego Ortega (Espanha) – 4h44m29s
5) #414 Rokas Baciuska (Lituânia)/Oriol Mena (Espanha) – 4h46m22s
10) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 5h07m30s

Resultado Acumulado UTVs T4 (após oito etapas) – Top 6
1) # 401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) – 34h12m38s
2) # 416 Gerard Guell/Diego Ortega (Espanha) – 34h19m16s
3) # 403 Michal Gogzal/ Szymon Gospodarczk (Polônia) – 34h27m27s4) #414 Rokas Baciuska (Lituânia)/Oriol Mena (Espanha) – 34h42m34s
5) #410 Marek Gogzal/Lukasz Laskawiec (Polônia) – 34h45m55s
6) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 35h12m22s

ROTEIRO DAKAR 2022 (Arábia Saudita)

Etapa 9 — Terça-feira, 11/janeiro – Wadi Ad Dawasir > Wadi Ad Dawasir
Especial: 287 km – Total do dia: 491 km

Etapa 10 — Quarta-feira, 12/janeiro – Wadi Ad Dawasir > Bisha
Especial: 375 km- Total do dia: 759 km

Etapa 11 — Quinta-feira, 13/janeiro — Bisha > Bisha
Especial: 346 km – Total do dia 501 km

Etapa 12 — Sexta-feira, 14/janeiro – Bisha > Jeddah
Especial: 164 km – Total do dia: 680 km

TOTAL Especiais: 4.258 km
TOTAL Roteiro: 8.375 km

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!