Ação que marca o Maio Amarelo é baseada em levantamento que aponta que 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falhas humanas, como desatenção e imprudência

Texto: Redação
Fotos: Diuvlgação/Detran.SP

#FocaNoTrânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promove neste mês, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a campanha educativa #FocaNoTrânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito. De acordo com relatório de 2015 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente por causa de acidentes viários.

#focanotrânsito
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Dados do Infosiga SP, banco de dados do Movimento, apontam que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração. A ação aborda quatro temas que levam para tais falhas e que poderiam, em sua maioria, ser evitadas: a utilização do cinto de segurança (também no banco de trás), a mensagem de que álcool e direção não combinam (que o motorista nunca deve beber antes de dirigir), o respeito aos limites de velocidade e a ideia de deixar o celular de lado enquanto estiver ao volante ou atravessando a rua.

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Jovens em cena

Outro recorte do Infosiga SP mostra que os jovens foram as principais vítimas no trânsito paulista em 2016. Foram 898 óbitos entre pessoas com 18 e 24 anos, o que representa 18% do total de 5.727 mortes. Entre janeiro e abril deste ano, 281 jovens dessa faixa etária morreram em acidentes de trânsito.

Para que o futuro condutor tenha ciência de que essas atitudes podem gerar acidentes que, em muitos casos, levam à morte ou deixam graves sequelas, o Detran.SP ressalta a importância do aprendizado com consciência e respeito. Para isso, é necessário ter uma formação baseada com muita atenção às aulas teóricas e práticas.

“É muito importante que o novo motorista tenha em mente que a carteira de habilitação é um documento que traz muita responsabilidade. Dirigir é um ato sério e veículos podem se tornar armas se não forem conduzidos de forma consciente. O compromisso do Detran.SP no Maio Amarelo é conscientizar os cidadãos para que tenhamos um trânsito mais seguro. A formação do condutor é a base da segurança viária”, pontua Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

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Início do processo de habilitação

Para se habilitar e estar apto a conduzir um veículo, o cidadão precisa contratar um Centro de Formação de Condutores (CFC), a chamada autoescola. Em linhas gerais, a função do CFC é ensinar o candidato a dirigir e ajudá-lo a obter a permissão para dirigir (primeira habilitação).

Inicialmente, o Detran.SP recomenda que o candidato pesquise antes de escolher o estabelecimento e verifique se o local é credenciado e está regular. A consulta pode ser feita no portal www.detran.sp.gov.br na área “Parceiros”. Está disponível, também, um tutorial completo sobre como obter a permissão para dirigir, acessível diretamente pelo link.

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Aulas teóricas e práticas: a base da formação de um condutor consciente

Pela legislação federal de trânsito, o processo de habilitação prevê a realização de exame médico e avaliação psicológica, 45 horas de aula teórica, prova teórica e 25 horas de aulas práticas de direção veicular para a categoria B (carro), sendo cinco no período noturno. No caso da categoria A (moto), são 20 horas de aulas práticas, com quatro noturnas.

Para estudar para a prova teórica, os candidatos à habilitação podem utilizar o simulado que o Detran.SP disponibiliza no portal www.detran.sp.gov.br, em seu  aplicativo para tablets e smartphones e em sua página oficial no Facebook (www.facebook.com/detransp). O banco de questões é o mesmo utilizado no exame. Por fim, é preciso fazer exame prático de direção na categoria pretendida.

Durante esse período, entre as aulas práticas e teóricas, é que o Detran.SP  orienta que os candidatos tenham total atenção para que, no futuro, sejam condutores conscientes. É nesse momento que os profissionais ensinarão as noções teóricas de legislação de transito, primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica de veículos e questões ambientais. A segurança no trânsito depende da importância e do interesse do condutor em realizar todas as etapas e jamais aceitar dispensa de aulas e exames.

“O candidato à habilitação não pode aceitar que o CFC contratado ofereça facilidades como apenas colocar as digitais no início e no fim do horário da aula ou pagar para poder ser aprovado no exame prático. Isso é crime. Fazer todas as aulas é um direito e um dever do aluno”, ressalta Maxwell.

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