devo-usar-máscara-ao-pilotar

Em tempos de Covid-19, usar máscara tornou-se obrigatório, mas será que devemos fazer isso quando estivermos aos comandos do guidão?

Quando a pandemia chegou ao Brasil, muitos profissionais da área da saúde diziam que usar máscara de forma contínua não seria eficaz para frear o avanço da doença, porque ela se saturaria ao longo do dia.

E isso não estava errado à época, afinal, as únicas máscaras faciais que tínhamos à disposição eram aquelas cirúrgicas que, de fato, acabam perdendo sua capacidade de conter as gotículas expelidas durante a fala.

Mas com o rápido avanço da doença, as autoridades sanitárias concluíram que a melhor maneira de nos protegermos seria se todos passassem a usar máscaras e, com isso, novos modelos foram surgindo, que passaram a conferir maior capacidade de proteção, como as de algodão e de neoprene.

Mas será que devemos continuar a usá-las enquanto pilotamos? A gente foi atrás da resposta a esta pergunta e não há uma resposta definitiva para a mesma.

Para oferecer proteção, o capacete tem de estar com a viseira fechada

De acordo com um artigo publicado no Journal of the American Medical Association, o uso de capacete fechado (e com a viseira fechada, óbvio), é uma proteção válida contra o contágio e embora, não seja totalmente eficiente, é recomendado o seu uso para ampliar a proteção pessoal em termos sanitários.

Mas segundo reportagem publicada no site Ride Apart, usar uma máscara debaixo de um capacete fechado pode reduzir o fluxo de oxigênio que chega aos nossos pulmões e sangue e, com isso, vir a provocar perda de reflexos e até mesmo desmaios.

Citando uma observação do doutor Tommy Lim ao site MotoPinas, “máscaras cirúrgicas restrigem a respiração e isso pode ser fatal em altas velocidades, quando então, sua adrenalina sobe, aumentando sua frequência cardíaca e exigindo maior ventilação aérea. Isso fará sua respiração aumentar a frequência e essas máscaras podem restringi-la, aumentando o esforço do seu coração e isso pode ressaltar em falta de oxigênio ao seu cérebro, ocasionando um apagão”.

Ou seja, o médico alerta quanto à limitação do fluxo de ar que a máscara pode provocar e que isso irá gerar uma limitação quando você estiver pilotando mais rápido, entretanto, a baixas velocidades, andando na boa, aparentemente não há problema.

E aí, você tem adotado o uso da máscaras debaixo do capacete?

Conte pra gente!

Let’s together!

4 COMENTÁRIOS

  1. Não usamos mascaras ao pilotar! |Concordo com a explicação do médico, quando pilotamos estamos distantes de outros pilotos, mesmo com a garupa, temos o capacete que restringe a aspersão das gotículas que podem contaminar os mais proximos!

  2. Eu uso, mas o desconforto é grande. Tenho lido outros estudos e opiniões de especialistas que em ambientes abertos com grande circulação de ar, o uso da máscara pode ser relaxado. Caso da moto.

Comments are closed.