Ela surgiu lá no Velho Oeste e hoje é um item que contribui com a proteção e também, que dá um toque todo especial ao visual de quem anda de moto.
Texto: Eliana Malizia
Nós motociclistas investimos em equipamentos de segurança e não nos esquecemos dos acessórios. Eu, particularmente, não dispenso as bandanas. Elas têm várias utilidades e, claro, estou aqui pra dar algumas dicas que também lhe darão mais estilo no “visú”!.
A história
Tudo começou no Velho Oeste americano, quando os homens usavam bandana no pescoço para proteger o pescoço da poeira e para secar o suor.
Um pouco depois desta época, no mundo da moda, o estilista francês Paul Poiret, usou lenços amarrados em suas modelos, o que tornou o adereço moda no meio da elite francesa, espalhando-se depois pelo mundo todo. E até hoje é bastante usada, principalmente por motociclistas.
Dicas
Na cabeça
Você pode criar um look mais rock’n roll. Esta forma de usar a bandana é bem bacana para proteger o capacete do suor da cabeça e também, uma forma do seu cabelo não embaraçar ou escapar para frente dos olhos, atrapalhando a visão. Ou então usar depois que tirou o capacete e ficou com a cabeleira descabelada…você sabe bem do que estou falando (risos).
No pescoço
Pode por debaixo da jaqueta. Você pode usá-la amarrada em formato de triângulo abaixo do pescoço e quando chegar ao seu destino e tirar a jaqueta, você terá se protegido da sujeira que vem com o vento e também, protegido o peito do sol, principalmente nos dias que estamos usando camisetas decotadas. É normal a gente se expor muito ao sol durante os passeios e viagens de moto.
No rosto
A forma que mais uso, No frio ajuda a esquentar, e no calor também protege o rosto do sol e da sujeira. Uso tanto com capacete aberto, como com o fechado.
Mas atenção, aí vai uma observação muito importante: use as bandanas para motociclistas, e não lenço comprido e cachecol. Lenços de tecidos finos se desamarram facilmente; cachecóis são compridos e a força do vento costuma desamarrá-los sem que você perceba. Esses itens e até mesmo uma blusa amarrada na cintura, podem se enroscar na corrente ou na roda da moto e causar um acidente. Muitos acidentes acontecem, principalmente agora no inverno que muitos fazem uso de cachecol, principalmente o garupa, portanto, cuidado.
E na hora que usar a bandana, dois nós bem forte ok?
Eliana Malizia tem formação em fotojornalismo, educação física e MBA em Marketing. Acelerada por natureza, divide o tempo realizando viagens e testes rides de moto e alimentando seu site, o (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e lifestyle.
Instagram: @Eliana.malizia e @_aceleradas_