A primeira motocicleta nascida da colaboração entre a Ducati e a Lamborghini: uma Diavel 1260 inspirada no Lamborghini Siàn FKP 37. Serão produzidas apenas 630 unidades em uma série limitada.
A Ducati Diavel 1260 Lamborghini nasce da colaboração entre duas marcas de prestígio que têm suas raízes no Vale do Motor Italiano, a terra Emilia-Romagna na qual podem ser encontradas muitas das empresas de automóveis e motocicletas mais desejadas do mundo.
Para realizar este projeto, os designers da Ducati escolheram se inspirar no Siàn FKP 37, o carro de maior prestígio já feito pela Lamborghini: disponível em apenas 63 unidades, cada uma das quais personalizada para solicitações específicas do cliente, é uma obra-prima de exclusividade, design e inovação. É inspirado no Countach, tem linhas nítidas, elegância aerodinâmica e uma silhueta inconfundível. Produzindo energia térmica e elétrica combinada de 819 hp (602 kW), o Siàn FKP 37 é o Lamborghini mais potente já produzido.
A Diavel 1260 Lamborghini é o resultado do trabalho conjunto entre o Centro Stile Ducati e o Centro Stile Lamborghini e foi concebida transferindo os componentes básicos do design do Siàn FKP 37 para o mundo das motocicletas e redesenhando as peças que mais caracterizam a Diavel. Em primeiro lugar, as rodas forjadas, leves e com um novo design e também as entradas de ar e tampas dos radiadores, em fibra de carbono e concebidas por sobreposição de elementos flutuantes na estrutura principal.
A pintura da Diavel 1260 Lamborghini foi obtida usando exatamente as mesmas tintas do Siàn FKP 37, com a carroceria caracterizada pela cor “Gea Green”, enquanto o chassi, a rabeta assento e os aros forjados são embelezados com o uso da cor “Electrum Gold”. Há também um toque de “Ducati Red” lembrado pela coloração das pinças de freio de montagem radial Brembo M50.
Outros elementos de identificação importantes do design da Lamborghini são o hexágono e o motivo em “Y”. Esta versão especial da Diavel homenageia o primeiro no formato do escapamento e o segundo graças aos detalhes estéticos criados no assento.
Os detalhes da moto que o Centro Stile Ducati redesenhou para este projeto específico são todos feitos de fibra de carbono. Além das coberturas do radiador e entradas de ar mencionadas, a cobertura do escape, spoiler, cobertura do tanque, cobertura do assento, para-lamas dianteiro e traseiro, cobertura do painel e estrutura do farol também são feitas de carbono.
Na pintura destaca-se a presença do 63, número importante para a fabricante Sant’Agata Bolognese, fundada em 1963. Deste número, originam-se as 630 unidades que serão produzidas da Diavel 1260 Lamborghini, e cada uma terá o número de série em uma placa de alumínio aplicada ao chassi.
Para os donos da Diavel 1260 Lamborghini será possível adquirir um capacete exclusivo com gráficos especiais coordenados com a moto, desenhado pelo Centro Stile Ducati.
O coração
O coração da Diavel 1260 Lamborghini é seu motor Ducati Testastretta DVT de 1262 cc com comando desmodrômico variável. Este motor homologado Euro 5 é capaz de entregar 162 hp (119 kW) a 9.500 rpm e 129 Nm (13,2 kgm) a 7.500 rpm com uma curva de torque plana desde médio-baixo rotações, o que garante uma resposta vigorosa e enérgica em todas as acelerações.
Algumas das principais características da Diavel 1260 Lamborghini são a posição de pilotagem “power cruiser” típica da ergonomia do modelo Diavel, junto com a estrutura de treliça tubular de aço exposta, o pneu traseiro de 240 mm de largura, o braço oscilante de alumínio de um lado e as suspensões Öhlins totalmente ajustáveis à frente e atrás. O chassi garante altos níveis de manobrabilidade e ângulos de inclinação, mas também um excelente nível de conforto. Rodas forjadas e componentes de fibra de carbono permitem que a Diavel 1260 Lamborghini tenha um peso seco de apenas 220 kg.
Eletrônica
Eletrônica sofisticada garante desempenho de alto nível e segurança máxima. A plataforma da unidade de medição inercial de 6 eixos (6D IMU) da Bosch é capaz de detectar instantaneamente a velocidade e a aceleração da motocicleta e permite a operação de muitos dos dispositivos de controle instalados na Diavel 1260 Lamborghini. O pacote eletrônico inclui ABS Habilitado para Curvas EVO, Ducati Traction Control EVO (DTC), Ducati Wheelie Control EVO (DWC), Ducati Power Launch EVO (DPL) e Cruise Control.
A atenção aos detalhes aplicada a este modelo pode ser percebida desde a fase de start-up, quando os logotipos das duas marcas aparecem no painel com a tela TFT, acompanhados da silhueta da Diavel Lamborghini.
A Diavel 1260 Lamborghini passa a integrar a gama Diavel 1260, que para 2021 verá todos os seus modelos obterem a homologação Euro 5, nos países que adotam esta legislação a partir do final de dezembro, mas é improvável que alguma destas unidades venha ao Brasil
O que você acha?
Let’s go together!