Totalmente renovada, mais leve e equipada com um novo motor V2, a Ducati DesertX 2026 chega para elevar o nível das big trails off-road — uma máquina redesenhada para encarar o deserto, o rally e qualquer terreno extremo com ainda mais agilidade e brutalidade técnica.
A Ducati acelerou rumo ao deserto em seu mais recente passo de evolução: no EICMA 2025 foi apresentada a DesertX 2026, uma big trail reforçada para encarar terrenos severos com ainda mais agilidade e tecnologia. A nova geração da aventureira italiana aposta em um conjunto renovado — com motor V2, carroceria mais enxuta e redução de massa — para consolidar seu DNA rally em um pacote mais apto ao uso off-road extremo.

Segundo apurações da imprensa internacional, a principal mudança técnica está no coração da máquina: a Ducati adotará um novo motor V2 para a DesertX a partir de 2026, um propulsor de 890cc “não-Desmo” que já aparece em documentos da marca. Esse bloco promete entregar potência semelhante, mas com menos peso e uma entrega mais fluida para encarar terrenos irregulares.
A redução de peso é outro trunfo importante. A nova DesertX é anunciada com 206 kg a seco, cerca de 4 kg mais leve que a geração atual — um alívio fundamental para quem vai pilotar fora de estrada. A Ducati também trabalhou para tornar o visual mais compacto: a carroceria foi estilizada, com linhas mais finas, reforçando a ideia de agilidade e controle sobre trilhas severas.

A moto mantém rodas 21″ na dianteira e 18″ atrás, com suspensões de longos cursos para encarar salto, buraco e trilha — e uma distância ao solo generosa, ideal para aventuras exigentes. Já os modos de pilotagem continuam variados e preparados para tudo: entre os seis oferecidos estão os dedicados Enduro e Rally, reforçando o caráter off-road sem abandonar a versatilidade para as estradas.
Espera-se que a nova DesertX 2026 mantenha o painel TFT colorido de 5 polegadas, controle de tração (DTC), ABS com curva, controle de freio motor, quick-shift, wheelie control e cruise control — características já presentes nas versões anteriores. A iluminação é full-LED, reforçando a robustez e a presença noturna da moto.

Com esse lançamento, a Ducati não só atualiza a sua big trail, mas também abre caminho para uma nova fase na sua linha de aventura: rumores e documentos apontam que outras motos da marca, como a Monster, também devem receber esse novo motor V2. A expectativa é que as DesertX V2 comecem a ser entregues na Europa a partir de maio de 2026, segundo sites especializados.
A novidade chega em um momento estratégico para a Ducati, que amplia seu compromisso com o off-road. Junto com o lançamento da DesertX 2026, a marca também anunciou outras novidades para a família off-road, como a Desmo250 MX e a Desmo450 Enduro, reforçando sua aposta em competições e em aventureiras mais leves.

A DesertX 2026, portanto, representa a fusão perfeita entre o espírito rally das pistas de corrida e a robustez necessária para dominar dunas, trilhas e horizontes desconhecidos — pronta para levar aventureiros ao limite da exploração.




