Nov big trail da marca da Bolonha competiu e venceu com apenas algumas modificações em comparação com o modelo de produção.
A Ducati DesertX foi a grande vencedora na categoria de dois cilindros de um dos eventos de enduro mais famosos do mundo: o Erzbergrodeo.
A moto pilotada por Antoine Meo (multicampeão mundial de enduro e campeão europeu de supercross) também participou na side race Mitas Rocket Ride, terminando em quarto lugar da geral e primeiro na categoria bicilíndricas.
O Iron Road Prolog é a corrida usada pelos mais de 1200 pilotos inscritos no “Rodeo” para se qualificar para o evento final. Dividida em duas sessões, é realizada em uma subida ultrarrápida (mais de 600 metros de desnível por 13,5 km) para motos monocilíndricas e bicilíndricas e, graças à sua natureza espetacular, ao longo dos anos tornou-se uma das mais difíceis corridas disputadas e ansiosamente esperadas de todo o evento.
No Iron Road Prolog, Meo e a DesertX conquistaram uma dupla vitória na categoria reservada às bicilíndricas. Na corrida de sexta-feira, a vantagem para o rival mais próximo foi superior a 12 segundos enquanto na segunda corrida, no sábado, com uma pista ainda mais difícil pela passagem das motos, a margem subiu para 20 segundos.
Surpreendendo
A Mitas Rocket Ride, uma corrida aberta a motos monocilíndricas e bicilíndricas, contou com 277 pilotos desafiando-se em uma subida íngreme e acidentada. O formato da corrida incluiu duas sessões de treinos cronometrados, nas quais os 48 pilotos mais rápidos passam a se desafiar em baterias de seis pilotos partindo do gate no estilo motocross.
Nesta corrida Antoine Meo rodou com determinação desde a fase de qualificação para terminar em 16o. entre os 277 participantes. Ele então terminou em segundo lugar nas oitavas de final, terceiro nas quartas de final e segundo nas semifinais. Estes resultados permitiram-lhe qualificar-se para a Superfinal, o único piloto a fazê-lo com uma bicilíndrica, e aí o francês e a Ducati DesertX conquistaram um surpreendente quarto lugar na geral.
Para enfrentar o Erzbergrodeo, a DesertX pilotada por Antoine Meo foi modificada para melhorar sua aptidão off-road. O garfo e o monoamortecedor traseiro foram revisados para oferecer mais curso de suspensão. Quanto aos pneus, a escolha recaiu sobre o Metzeler Six Days Extreme, projetado especificamente para corridas de enduro extremo. A preparação da DesertX foi concluída com a montagem de um escapamento de corrida Termignoni e um protetor de motor, ambos oferecidos como acessórios originais do catálogo Ducati Performance.
Para participar do Erzberg, o Centro Stile Ducati desenhou uma pintura especial para a DesertX que combina o branco, o preto e os três vermelhos típicos do MotoGP e Superbikes.
Rompendo paradigmas
A DesertX é a primeira Ducati da história equipada com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas e é uma moto projetada para enfrentar os terrenos off-road mais desafiadores. Um desenvolvimento off-road dedicado combinado com a experiência em estrada da Ducati resultou em uma moto à vontade em qualquer tipo de rota e superfície de estrada. Estudos de ergonomia e aerodinâmica produziram uma motocicleta que tem o off-road como território natural e que ao mesmo tempo é confortável, fácil e segura para viagens e deslocamentos urbanos.
A polivalência da DesertX está patente no chassis, baseado num quadro de treliça de aço que conecta longos cursos de suspensão adequados para qualquer percurso, mas também na tripla homologação dos pneus, que permite escolher entre diferentes possibilidades: desde mais off-road a opções orientadas para outras que favorecem a condução na estrada.
O coração da nova DesertX é o motor desmodrômico Testastretta 11° de 937 cc com refrigeração líquida, que gera 110 cv a 9.250 rpm e um valor de torque máximo de 9,38 kgf.m a 6.500 rpm, otimizado para uso específico do câmbio e da eletrônica, que oferece dois modos de pilotagem projetados especificamente para a condução off-road.
A autonomia adequada para viagens mais longas é garantida por um tanque de combustível com capacidade superior a 21 litros e pela possibilidade de montar um segundo tanque na parte traseira da moto como acessório, adicionando mais 8 litros de combustível.
Na Europa, a Ducati DesertX está disponível em duas cores: Matt Star White Silk e “RR22”. Lá é também disponibilizada uma versão com potência limitada a 47 cv para os titulares de licença A2. Na Itália, para incentivar a entrada dos jovens entusiastas no mundo das duas rodas, a Ducati oferece uma redução de 1.000 euros no preço de tabela de todas esta versão.
A fabricante de motos de Bolonha oferece ainda a garantia “4Ever Ducati”, válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, garantida por toda a rede de concessionários.
Aqui no Brasil esta moto também será vendida e pode ser que a vejamos no Festival Interlagos.
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