Ao todo, 55.871 motos entregues a clientes em todo o mundo. As vendas da Ducati na Itália aumentaram 12% no ano passado

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Ducati

A Ducati Motor Holding continua a crescer. Em 2017, a fabricante de motocicletas com base em Bolonha (Itália) entregou 55.871 motocicletas para clientes em todo o mundo, fortalecendo o sucesso do ano anterior (55.451) e continuando a tendência ascendente que tem sido uma empresa estável, característica há oito anos.

“2017 foi outro ótimo ano para a Ducati, comercial e nas corridas”, afirmou Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding. “Nós lutamos pelo título do MotoGP até a última corrida, ganhamos seis GPs e trouxemos os melhores resultados desde 2009. A renovação contínua da gama de produtos e um forte foco na criação de motocicletas de máxima qualidade nos permitiu continuar crescendo apesar dos problemas que afetam o mercado mundial. Agradeço a todos os homens e mulheres cuja paixão torna possível, todos os dias, construir essas motocicletas extraordinárias. O seu trabalho tornou a Ducati um emblema da excelência italiana”.

Cada modelo desempenhou o seu papel na obtenção dos resultados, confirmando sua capacidade para excitar os entusiastas da Ducati em todo o mundo. Em 2017, a família Multistrada, agora estendida com a inclusão da nova Multistrada 950, se mostrou particularmente popular. A família Monster também desfrutou de vendas saudáveis, assim como a SuperSport e a exclusiva 1299 Superleggera, 500 das quais foram compradas mesmo antes de entrarem em produção.

A Ducati Scrambler solidificou o sucesso dos dois anos anteriores, reforçando a gama de motos Scrambler oferecidas pela inclusão do novo Desert Sled e Café Racer. Um total de 14.061 motocicletas Scrambler foram entregues em 2017, contribuindo de forma significativa para as vendas globais.

Consolidação à vista

O mercado italiano foi particularmente dinâmico, terminando 2017 com crescimento de 12% (8.806 motocicletas entregues). A tendência ascendente também foi evidente na Europa, onde a Ducati aumentou as entregas de motos em 4%, totalizando 31.123. A fabricante também cresceu no mercado espanhol, onde as vendas aumentaram consideravelmente em 28,3%.

Nos EUA – que continua a ser o maior mercado da Ducati – as entregas aumentaram 1,3%, com vendas de motocicletas no total de 8.898. Na Argentina, a taxa de crescimento atingiu um impressionante crescimento de 66%.

Nos mercados asiáticos, a Ducati entregou um total de 5.805 motocicletas, além de fortalecer sua posição na China (+ 31%), onde a rede de concessionárias dobrou de tamanho, de 9 para 18.

“Apesar de um mercado global encolhendo, conseguimos aumentar nossa participação no mercado. Nós expandimos significativamente nos mercados consolidados, como Itália e Espanha, e em mercados emergentes estratégicos como a China e a Argentina. Isto é graças a uma gama capaz de gerar lealdade entre os Ducatistas em todo o mundo, mas também conquistando novos clientes com modelos como o SuperSport, Multistrada 950 e a família Scrambler. Além disso, o sucesso de vendas da Superleggera e 1299 Final Edition confirmam a nossa liderança tecnológica e de marca no segmento high-end de motocicletas esportivas “, acrescentou Andrea Buzzoni, Diretor de Vendas e Marketing Global.

Este final positivo para 2017 permite que a Ducati olhe para o futuro com confiança. A gama de produtos 2018 promete ser ainda mais competitiva e inovadora. Por exemplo, o aguardado modelo Panigale V4 será a primeira moto da fábrica da Ducati a ser equipada com um motor de quatro cilindros, um ramo direto da Desmosedici usado no MotoGP e o resultado do maior investimento que a empresa já fez em um único produto . A nova Ducati Scrambler 1100 acrescenta uma dimensão totalmente nova ao mundo Scrambler, mesclando desempenho de alta qualidade para a liberdade de expressão ilimitada e a diversão para andar, com as dimensões e o conforto associados às motocicletas maiores. Além disso, o Multistrada 1260 leva a evolução tecnológica da Multistrada ao próximo nível: um painel de instrumentos de alta resolução, uma mudança de marchas eletrônica e um grande aumento no torque médio tornam o esporte perfeito. Um modelo 821 renovado e a 959 Panigale Corse completam as novas motos para 2018.

Brasil no rumo certo

Após um ano marcado por mudanças que deram início à renovação na operação da Ducati no Brasil, o ano de 2017 trouxe a confirmação de acerto sobre as decisões tomadas pela companhia. O resultado foi a manutenção da performance da Ducati no Brasil, que se mantém em crescimento apesar da insistente queda do mercado nacional no segmento acima de 500 cilindradas.

Mesmo com o mercado acima de 500cc caindo 13% (período de janeiro a dezembro de 2017), a Ducati do Brasil apresentou um resultado superior a 2016. Em números, a Ducati alcançou 3,85% de market share , superando o crescimento de 2016 quando o market share foi de 3,2%.

As ações realizadas na Ducati do Brasil seguem direcionadas para deixar a companhia mais competitiva, ágil e pronta para o crescimento. Hoje, a companhia está presente no país com sete concessionárias, sendo duas em São Paulo capital, e as demais em Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasilia/DF e Belo Horizonte/MG.

Com os olhos voltados para o atendimento ao cliente, a Ducati deu um passo importante e no segundo semestre de 2017: abriu três novos postos de serviços para atender localmente os clientes em praças ainda não contempladas por concessionários Ducati. São oficinas credenciadas em Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e na região de Porto Alegre/RS.

O avanço sob bases sólidas fez com que a companhia se dedicasse à estruturação de um Estoque Local Oficial Ducati no Brasil. O armazém passa a concentrar e distribuir localmente o estoque de peças, acessórios e vestuário.

“A inauguração oficial deve acontecer em 2018 com o armazém totalmente estruturado e pronto para atender integralmente a operação da Ducati do Brasil”, destaca Diego Borghi, CEO.

Em contínuo aprimoramento, a Ducati do Brasil atua no país com um time 100% brasileiro e engajado com a marca, sob uma visão de longo prazo, foco nos ducatistas e na sustentabilidade do negócio como um todo.

VEJA TAMBÉM: Galeria de Fotos: Ducati Supersport S.