O modelo mais Off-Road da marca chega com estilo retrô que lembra as motos de Rally dos anos 80.
A nova DesertX é uma moto com uma atitude off-road intensa, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos estreitos fora de estrada, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com os viajantes DesertX, os sonhos não conhecem mais limites.
Equipada com roda dianteira de 21 “e traseira de 18”, a nova DesertX foi projetada para enfrentar até mesmo o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road combinado com a valiosa experiência em estradas da Ducati dão vida a uma moto ágil e fácil de se aproximar, à vontade em qualquer rota e asfalto.
O projeto DesertX nasceu em 2019, quando a Ducati apresentou o conceito homônimo ao público, gerando uma reação forte e positiva de motociclistas de todo o mundo. Este feedback importante deu ao fabricante com sede em Bolonha o impulso decisivo para transformar esse conceito nesta motocicleta funcional, competente e eficaz.
O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motos Enduro dos anos 80, criadas pela Ducati Centro Stile seguindo critérios de essencialidade e robustez.
A moto é visualmente composta por 3 macroelementos: um volume único que inclui o tanque e as proteções laterais, o selim e o pára-brisa que incorporam o farol duplo distinto e reforça ainda mais a singularidade desta máquina. Além disso, a ênfase estilística é dada pelo uso de áreas em preto e branco. As superfícies em contato com o piloto são devidamente grandes e harmoniosamente conectadas para melhor suportar todas as fases da pilotagem off-road.
O layout do chassi da nova Ducati DesertX inclui uma nova estrutura de treliça de aço, que funciona em conjunto com uma suspensão de longo curso com ajustes dedicados, para garantir uma operação eficaz mesmo nas condições off-road mais exigentes. A otimização de todos os componentes resultou em uma moto eficiente, toda embalada em 202 kg (peso seco). As opções em termos de chassis tornam a DesertX uma moto fácil de pilotar e capaz de dar a dose certa de emoção e segurança em qualquer superfície. Além disso, a novo DesertX oferece uma grande capacidade de absorção de imperfeições da estrada.
Na suspensão dianteira, a DesertX se destaca por seu conjunto premium. É oferecido com um garfo Kayaba invertido de 46 mm de diâmetro com curso de 230 mm e monoshock Kayaba. Ambos os elementos são ajustáveis em compressão, recuperação e pré-carga. O monoshock Kayaba combina perfeitamente com o braço oscilante de alumínio e permite um curso de roda traseira de 220 mm. Além disso, o novo DesertX tem uma distância ao solo generosa de 250 mm, o que resulta particularmente adequada para aventuras off-road mais extremas.
É digno de nota que a nova DesertX apresenta tamanhos de pneus sem precedentes para uma Ducati: 21 “na frente e 18” na traseira. Os pneus de equipamento original são o Pirelli Scorpion Rally STR, 90 / 90-21 e 150/70 R18: a escolha perfeita para um uso geral brilhante da moto. A DesertX também será homologado para pneus off-road e orientados para a estrada.
Como todas as motos Ducati, o sistema de frenagem desta nova moto se beneficia do ABS de curvas. A frente apresenta pinças radiais monobloco Brembo M50 com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com alavancas ajustáveis e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio. Na traseira, existe um único disco de 265 mm de diâmetro sobre o qual funciona uma pinça flutuante de pistão duplo, sempre da Brembo. A regulação da potência de frenagem foi concebida para oferecer uma grande modulabilidade tanto na condução todo-terreno como em pisos escorregadios, sem falar no fato de conferir a dose certa de potência na utilização em estrada.
A ergonomia da nova DesertX foi desenvolvida ao longo de longas e exigentes sessões de teste off-road e no asfalto. A triangulação selim-apoio e pedaleiras oferece o seu melhor na condução em pé e um bom nível de conforto, mesmo em estrada. O resultado é uma moto com uma área de ajuste extremamente estreita e superfícies perfeitamente unidas que garantem ao piloto o máximo controle e dirigibilidade. O selim tem 875 mm de altura. A combinação de uma curva interna da perna particularmente estreita e a flexibilidade inicial da suspensão garantem um bom contato com o solo. A altura do selim ainda pode ser reduzida por meio de um selim rebaixado (disponível como acessório) e pode ser ainda mais rebaixada graças a um kit.
Os técnicos da Ducati também trabalharam arduamente em um conjunto completo de conteúdos que tornam a DesertX uma ferramenta verdadeiramente agradável em todas as estradas. A posição de pilotagem, por exemplo, resulta ainda mais confortável para piloto e passageiro, graças à definição de forma e acolchoamento direcionado para cada um dos dois assentos. A gestão do calor é estudada detalhadamente com aberturas e fluxos de ar fresco, enquanto a proteção aerodinâmica é assegurada pelo grande cuidado na definição da forma e tamanho do pára-brisa original e do acessório ainda mais protetor.
A autonomia adequada para fazer viagens mais longas é garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 litros de capacidade e oferecendo a oportunidade de montar um segundo tanque (disponível como acessório) na parte traseira, acrescentando mais 8 litros de combustível. A transferência de combustível do tanque traseiro para o frontal é habilitada quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um certo nível e pode ser ativada no painel.
DesertX também tem uma excelente capacidade de carga, quase 120 litros de volume disponíveis incluindo bolsas e case superior de alumínio. A escolha específica de pneus sem câmara é funcional para a viagem e para a segurança. Permite uma combinação de maior confiabilidade, maior segurança em caso de furo e facilidade de reparo.
O admirado motor testastretta 11 ° Desmodromic com refrigeração líquida de 937 cc é o coração da nova DesertX. Caracterizado por uma excelente confiabilidade, esse motor oferece 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 92 Nm a 6.500 rpm * na configuração Euro5.
O sólido desempenho da Ducati é combinado com uma entrega regular e sempre gerenciável, proporcionando ao piloto uma moto capaz de enfrentar qualquer percurso com grande confiança. O motor pode contar com todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a extremamente leve e compacta embreagem de 8 discos e a caixa de câmbio equipada montada sobre rolamentos para reduzir o atrito e melhorar a precisão e suavidade durante as mudanças. Isso contribui também para uma redução do peso total do motor de 1,7 kg em relação à versão anterior.
Para oferecer o melhor desempenho em passeios off-road e em vários usos, o Testastretta 11 ° foi especificamente otimizado. Na verdade, a caixa de câmbio tem relações dedicadas diferentes com respeito às da Multistrada V2. Na verdade, as relações foram reduzidas em geral em todas as marchas até a quinta, para garantir o melhor comportamento off-road. A primeira e a segunda marchas, em particular, são muito mais curtas, a fim de facilitar as fases de direção em baixa velocidade de certas passagens difíceis, típicas do uso off-road. A sexta marcha é adequadamente longa para facilitar o manuseio em rodovias enquanto mantém baixas rotações do motor; isso significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.
Destaque para os sistemas eletrônicos de última geração, que oferecem desempenho e segurança de primeira linha também em termos de ajudas ao piloto. Na verdade, o novo DesertX vem com 6 modos de pilotagem trabalhando em combinação com 4 modos de potência – Full, High, Medium, Low – que modificam a potência e a capacidade de resposta do motor Testastretta. As principais novidades são as configurações específicas para o modo Enduro Riding e a introdução do novo modo Rally Riding, além de Sport, Touring, Urban e Wet.
Para ser preciso, o modo Enduro Riding, graças à potência reduzida e às configurações de controle especialmente projetadas, permite ao motociclista enfrentar as estradas de terra mais exigentes com maior segurança e a torna mais fácil para usuários menos experientes no off-road. O Rally Riding Mode, por outro lado, com potência total do motor e controles eletrônicos reduzidos, é projetado para pilotos mais experientes que desejam aproveitar ao máximo o desempenho off-road da DesertX.
Cada Modo de Condução, também graças à presença da IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, pode alterar o caráter da moto de acordo com a escolha do piloto, agindo sobre os níveis de intervenção dos vários controles eletrônicos: Controle do Freio do Motor (EBC) , Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Quick Shift (DQS) para cima e para baixo e ABS em curva.
O ABS de curvas, em particular, pode ser definido em 3 níveis para se adaptar a qualquer situação e habilidade do piloto. Nos modos de pilotagem dedicados ao off-road (Enduro e Rally), o Cornering ABS também pode ser totalmente desativado através do cubo de comando com botão específico.
O painel da DesertX, verticalmente orientado e posicionado para oferecer informações claras também no stand-up, apresenta um display full-TFT colorido de 5 “de alta resolução. A instrumentação está predisposta a integrar o Sistema Multimídia Ducati que permite ao ciclista conectar o telefone, ativando assim novas funções, como música e chamadas de entrada / saída ou navegação curva a curva ** (opcional), que exibe as direções diretamente no painel.
O piloto tem a oportunidade de escolher entre dois modos de informação padrão: Standard e Rally. A opção Standard fornece todas as informações da estrada: o tacômetro e o velocímetro são claramente visíveis, bem como a marcha engatada, o nível de combustível e outras informações úteis de viagem. A função Trip Master faz parte do Rally Info Mode. Simula o funcionamento do trip master utilizado nas motocicletas de rally e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro, utilizando os botões do cubo do interruptor esquerdo.
As características tecnológicas premium também são representadas pelo sistema de iluminação, que é totalmente em LED. O duplo farol dianteiro possui dois módulos polielipsoidais de dupla função com luz diurna (DRL) e foi projetado para garantir excelente visibilidade, particularmente importante para uma motocicleta capaz de se deslocar em todas as condições. A luz traseira está equipada com a luz de freio Ducati, um sistema particular que, em caso de frenagem brusca, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos que o seguem, uma solução que melhora ainda mais a segurança do piloto.
Essa motocicleta multifacetada pode ser personalizada pelos pilotos de acordo com seu próprio espírito e humor, utilizando a ampla gama de acessórios Ducati Performance. Entre os itens mais atraentes: O banco de rally, que combina os bancos do piloto e do passageiro para maior eficácia em atividades off-road, e o tanque adicional de 8 litros. A experiência de turismo pode ser melhorada ainda mais com os alforjes laterais de alumínio que, combinados com o case superior, dão à moto uma capacidade de carga total de 117 l, farois LED adicionais, cavalete central e punhos aquecidos. Também estão disponíveis exaustores Termignoni, homologados e de corrida. Este último aumenta os valores de potência e torque em + 7% graças ao mapeamento dedicado.
O caráter intenso da Ducati DesertX mereceu uma homenagem especial. É por isso que a Ducati Centro Stile projetou, pela primeira vez, uma coleção cápsula dedicada que retoma a pintura da moto. Uma linha notável inspirada no icônico “estilo Dakariano” e batizada de 21/18, uma homenagem comemorativa ao tamanho dos pneus desta moto. O uniforme técnico inclui capacete, calça e capacete e estará disponível em edição limitada. Fazem parte desta coleção exclusiva uma linha de vestuário lifestyle, pensada especificamente para este modelo, composta por uma camisola, duas t-shirts e uma touca.
A DesertX estará disponível nas concessionárias da rede Ducati da Europa a partir de maio de 2022. Ainda é cedo para estimar a chegada e o preço do modelo por aqui.
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