Ducati aposta em modelos de alta cilindrada, de 950 e 1200 cc, para conquistar mais apaixonados em 2017

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Divulgação

Lançamentos Ducati 2017 no Salão Duas Rodas

O ano de 2017 será repleto de novidades para a Ducati. A marca italiana irá lançar dois novos modelos, a MTS 950 e a Monster 1200S, que serão apresentados no Brasil durante o Salão Duas Rodas, em novembro. “Apresentada na Itália no final de 2016, a Multistrada 950 é uma aposta certeira da Ducati para abocanhar ainda mais apaixonados pelo mundo off-road, que representa uma fatia expressiva do mercado nacional. Outra atração é a Monster 1200 S, um modelo que traz de volta as raízes da Ducati, retornando ao conceito ‘sport naked bike’ em uma motocicleta completamente renovada, tanto em forma quanto em função”, diz Fernando Filie, gerente de comunicação e marketing da Ducati.

Ducati Multistrada 950 – vermelha

Para os Docs (Ducati Owners Cub), os famosos “ducatistas” do Brasil, a empresa vai organizar ações especiais durante o ano. “Os Docs são de extrema importância para a Ducati. Hoje temos mais de 1.500 membros no Brasil, de um total de 80 mil em todo o mundo. Os ducatistas são fãs da marca e profundos conhecedores dos produtos, por isso queremos proporcionar cada vez mais ações para que eles possam experimentar cada um dos modelos das motocicletas Ducati. Sabemos que o ducatista quer usufruir da tecnologia embarcada nos modelos usando-os em pista, uma coisa impensável de ser feita no trânsito caótico das grandes cidades”, comenta o gerente.

Ducatistas são o futuro da marca

As ações de marketing da Ducati estão sendo elaboradas pensando no ducatista de hoje e do futuro. É o que afirma. “Queremos ajudar a formar motociclistas mais experientes e que possam usufruir de um ambiente seguro, próprio para a prática do motociclismo. Por isso, fechamos parcerias com escolas de pilotagem reconhecidas, para proporcionar aos ducatistas a participação em cursos e clínicas de pilotagem, e também viagens de aventura. Tudo em um ambiente adequado, com o acompanhamento dos melhores profissionais do mercado das duas rodas, e com vantagens exclusivas. Vamos aprimorar a oferta dos nossos serviços para transformar a compra de um produto Ducati numa experiência inesquecível”, conta Filie.

Segundo o gerente de marketing, desde o ano passado a Ducati está trabalhando na renovação da rede de concessionários e na abertura de praças, ações que são essenciais para a marca. “Hoje contamos com sete concessionárias: duas em São Paulo (SP), Campinas (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR). A meta é abrir novas concessionárias no Sul e no Nordeste do país e fechar o ano com 12 revendas Ducati no Brasil”, planeja Filie.

Posicionamento frente à crise

De acordo com Fernando, em 2016 a Ducati do Brasil registrou o seu melhor desempenho. Enquanto o mercado fechou o ano com queda de 21,8%, a empresa cresceu 27,7%. “Isto representou uma participação de 3,4% de market share no segmento acima de 500 cm3 de cilindrada. E 2016 também foi um ano excelente para a Ducati Holding, que comercializou 55.451 unidades no mundo. Este resultado representou um crescimento de 1,2% e fez do ano passado um dos melhores da marca nos últimos tempos”, comemora.

Diante da crise econômica, a solução foi inovar. “A Ducati passou a reforçar o seu posicionamento, que é o de proporcionar aos clientes a melhor experiência possível em duas rodas. Quem compra uma motocicleta Ducati é apaixonado, fã da marca, um verdadeiro ‘ducatista’. Estamos fazendo constantes melhorias e diversas inovações no mercado. A empresa se renovou em 2016 e hoje trabalhamos com uma equipe altamente comprometida, especializada em motocicletas e no segmento Premium”, salienta Filie.

Fernando Filie – Gerente de Comunicação e Marketing da Ducati

Pós-venda terá tratamento especial

Para Filie, a área de pós-venda da Ducati foi reestruturada e está ganhando um novo corpo. “Após passar por uma profunda mudança, ingressaram na área profissionais especializados, que têm se dedicado a introduzir novas práticas de ação. A gestão está organizada, privilegiando o treinamento e ações preventivas e pontuais. Além disso, vamos estabelecer ainda este ano um estoque local de peças para atender à rede de concessionários. O objetivo é prestar um atendimento com qualidade e rapidez para os nossos clientes”, finaliza o gerente de comunicação e marketing da Ducati.