O motor V4 desta versão vem com 170 cv de potência, tornando-a a crossover mais potente do mercado

O terceiro episódio do Ducati World Première 2022 foi dedicado à revelação online da nova Multistrada V4 Pikes Peak, ou seja, o modelo que melhor representa, desde sua estréia na linha, a verdadeira essência da esportividade dentro da família Ducati dual bikes. A Multistrada V4 Pikes Peak toma o lugar central para um público de entusiastas apaixonados não apenas pela Multistrada mais esportiva de todos os tempos, mas também pelo modelo mais potente em todo o segmento de crossover.

A Multistrada V4 Pikes Peak tem como base a excelente plataforma Multistrada V4: onde o desempenho, a suavidade de operação e a confiabilidade oferecida pelo motor V4, juntamente com o peso contido, a facilidade de manuseio, o conforto tanto para o piloto quanto para o passageiro, equipamentos de última geração e eletrônica fazem parte da família Multistrada V4. Partindo destas bases sólidas, o novo V4 Pikes Peak foi desenvolvido introduzindo mudanças significativas em termos de configuração de chassis, ergonomia, controles eletrônicos, bem como inúmeros componentes dedicados que dão à moto uma atitude distintamente mais esportiva em relação à Multistrada V4. A Ducati, mais uma vez, promete encantar uma ampla gama de motociclistas que procuram o mais puro desempenho dentro do universo das motos crossover.

O trabalho de design por trás deste novo projeto se desenvolve a partir dos elementos peculiares da família Multistrada V4, integrando-os com os dois elementos que identificam principalmente esta versão Pikes Peak a partir de uma perspectiva estética e funcional, ou seja, a roda dianteira de 17″ e a balança monobraço. A alma de corrida da moto é intensificada pela dedicatória “Pikes Peak”, fielmente inspirada tanto em cores quanto em gráficos pela Desmosedici GP ’21; mesmo as placas numéricas em ambos os lados do tanque de combustível contribuem para destacar a profunda ligação com o mundo das competições.

Com o objetivo de enfatizar ainda mais sua atitude esportiva, a novo Multistrada V4 Pikes Peak vem com uma ampla gama de componentes feitos de fibra de carbono, além do titânio e silenciador de carbono Akrapovič (aprovado na estrada). Outros elementos estéticos distintos são o plexi pouco fumado, as bengalas em ouro anodizado do garfo dianteiro Öhlins, o assento traseiro em preto e vermelho de dois tons embelezada com o logotipo V4 e o “crachá” Ducati Corse aplicado no “bico”.

O chassi da nova Multistrada V4 Pikes Peak é parte da revolução. Com relação à V4 normal, ele foi, de fato, significativamente revisto. Antes de tudo, ele foi desenvolvido em torno da roda dianteira de 17″, o que garante ao motociclista grande precisão em curvas. A nova máquina é equipada com pneus para estradas sinuosas (tamanhos: 120/70 dianteiro; 190/55-17 traseiro) e monta rodas de alumínio forjado Marchesini, 2,7 kg mais leves que as da Multistrada V4 S, o que torna o comportamento dinâmico do veículo, portanto, mais eficaz e contribui para a redução do peso total de 4 kg em comparação com a Multistrada V4 S. Além disso, a suspensão Öhlins Smart EC 2.0 também garante um desempenho brilhante em condução esportiva, através do uso de um modo “baseado em eventos”, o mesmo adotado pela Panigale V4 S e a Streetfighter V4 S, que ajusta automaticamente o amortecimento de acordo com o estilo de condução do usuário.

O quadro monobloco de alumínio foi atualizado com o objetivo preciso de alcançar uma inclinação diferente da caixa de direção (25,75° em relação aos 24,5° da Multistrada V4), sem mencionar que a geometria do trail e da distância entre eixos foi recalibrada de acordo com a proposta da motocicleta.

O sistema de frenagem da nova V4 Pikes Peak também está no topo do segmento e deriva diretamente da Panigale V4. Na frente, o sistema inclui discos de 330 mm de diâmetro e pinças monobloco Brembo Stylema, como a Multistrada V4 S, às quais são adicionadas as pastilhas da Panigale V4. Na parte traseira, o sistema possui um único disco de 265 mm de diâmetro com pinça Brembo flutuante.

A nova Multistrada V4 Pikes Peak se destaca ainda por sua ergonomia dedicada, projetada especificamente para garantir o máximo controle e otimizar os ângulos de inclinação. Com relação à V4, a posição de pilotagem foi completamente renovada: os pedais, por exemplo, são mais altos e recuados para aumentar o ângulo máximo de inclinação, enquanto o guidão é mais baixo, mais estreito e contém barras curvas. O resultado final é que o piloto se beneficia de uma sensação ainda melhor na pilotagem esportiva, mantendo um excelente nível de conforto.

A nova V4 Pikes Peak é movido pelo motor mais potente da categoria, o admirado V4 Granturismo, atingindo 170 cv com torque máximo de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm. Este motor, projetado especificamente pela Ducati para a família Multistrada V4, é extremamente leve – 66,7 kg apenas – e compacto. Graças a estas características, os engenheiros da Ducati criam um equilíbrio sem compromissos com uma perfeita centralização de massa. Com um deslocamento de 1.160 cc, o motor V4 Granturismo garante performance de sobra. Além disso, o V4 Granturismo representa também uma referência em termos de versatilidade e confiabilidade, apresentando intervalos de manutenção recordes, com verificações do jogo de válvulas programadas a cada 60.000 km.

O motor V4 Granturismo foi otimizado para intensificar as características da moto e apresenta algumas inovações. Entre elas, a introdução do Race Riding Mode , que representa uma novidade para os modelos Multistrada. A opção Race Race é acrescentada a uma estratégia mais de corrida para o limitador, que intervém mais gradualmente do que no Multistrada V4, a fim de alertar antecipadamente o motociclista e permitir-lhe uma condução mais esportiva em termos de mudanças de marcha dentro da área alta do balcão de rotações. O quickshifter também tem uma estratégia dedicada que permite downshifts extremamente agressivos, bem como a implementação de uma resposta ainda mais direta do acelerador no Modo High Power.

A Pikes Peak ainda herda o pacote eletrônico de última geração e sofisticado do Multistrada V4 S, que inclui, entre outros, a tecnologia de radar tanto na frente quanto na traseira, que oferece a funcionalidade Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD).

O painel de instrumentos TFT de 6,5″, também disponível como padrão na Pikes Peak, permite ao usuário visualizar o navegador do mapa graças ao avançado sistema Ducati Connect, que permite espelhar o smartphone do piloto.

As inovações eletrônicas são, também neste caso, destinadas a obter uma melhor experiência de condução esportiva. Além da introdução do Race Riding Mode, o Ducati Wheelie Control tem uma atuação atualizada que oferece uma resposta ainda melhor e um controle mais preciso durante a condução dinâmica. O ABS Cornering também foi configurado para ser seguro e ter desempenho em qualquer situação de pilotagem, mesmo nas mais esportivas.

A Multistrada V4 Pikes Peak é uma motocicleta tecnologicamente avançada, projetada para aqueles que amam a emoção da pilotagem esportiva, especialmente em curvas montanhosas ou em uma pista de corrida.

A moto estará disponível na rede de revendedores Ducati da Europa a partir de dezembro de 2021, na versão Radar, que é equipada com sistema de radar dianteiro e traseiro.

Ainda não há data para a chegada do modelo por aqui, então só podemos sonhar com ela por enquanto.

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