Revelação foi feita pelos executivos da marca durante evento de apresentação da Diavel V4, na Inglaterra.
Os chefes da Ducati confirmaram ao site britânico MCN que podemos esperar ver mais modelos com motor V4 no futuro – com todas as motocicletas acima de 150 cv agora prontas para deixar a fábrica de Bolonha com um motor de quatro cilindros.
A notícia veio em um evento exclusivo de lançamento da Diavel V4 , onde a reportagem do site conversou com o gerente de projeto da moto, Stefano Tarabusi, e o vice-presidente de vendas globais e pós-venda da Ducati, Francesco Milicia.
“O motor V4 é uma plataforma muito importante”, disse Stefano Tarabusi. “A Ducati investiu, está investindo e vai investir muitos recursos nesta plataforma porque pensamos que esta é a nossa plataforma para o futuro”.

“Atualmente, nossa estratégia é ter um motor V4 para nossos modelos topo de linha e para nossos modelos de cilindrada média, um motor V-twin”, continuou ele. “Temos dois motores V4 – o Granturismo e o Desmosedici Stradale.
“É uma escolha técnica porque, em nossa opinião e de nossa análise, quando você precisa de uma moto com potência abaixo de 150-155bhp, o melhor compromisso é um V-twin.”
Atualmente, o único modelo que não adere a esse plano é a linha XDiavel , que produz 158,2 cv a 9.500 rpm com seu motor V-twin de 1.262 cc . Quando questionado se esta moto também receberia o V4, Tarabusi sorriu: “Você faz um mais um igual a dois e obtém o resultado! É uma conclusão lógica.” Vamos tomar isso como um sim”.
Tal mudança provavelmente exigiria mais do que uma troca de motor pura e simples, porém, com a Diavel V4 tendo que abandonar seu chassi de treliça de aço em favor de um monocoque de alumínio fundido.

Os fãs da configuração tradicional do V-twin não devem temer, pis a marca prometeu mais investimentos em motos de dois cilindros. “Estamos trabalhando também nestes motores para motocicletas de cilindrada média”, garantiu Tarabusi.
“O V2 vai durar muitos anos, mas talvez não o V2 atual porque lançamos a primeira geração do Testastretta quando entrei na Ducati em 2000-2001. É um motor bastante antigo nesse sentido”.
É provável que esses comentários de atualização envolvam o Testastretta de 937cc que é atualmente usado na DesertX, na Multistrada V2 , na Monster , na sport touring SuperSport 950 e na linha Hypermotard . A variante maior de 1.262cc encontrada na XDiavel provavelmente será substituído por um V4.

Esta nova direção faz parte do plano da Ducati de se tornar o principal ator no mundo do motociclismo de luxo e este evento, realizado no topo do Gherkin de Londres para alguns de seus clientes mais ricos, sinalizou isso.
“Estamos tentando realizar nosso sonho e nossa visão, é fazer da Ducati a marca mais desejada em duas rodas. Tentamos fazer isso [ao] oferecer a melhor experiência e o melhor produto que podemos fazer”, acrescentou Francesco Milicia.
“Para fazer bons produtos, você precisa fazer grandes investimentos. Para fazer esse investimento, você precisa ter um negócio em crescimento”, continuou.
“Abrimos mais de 200 novas concessionárias e isso está apoiando o crescimento da empresa. A empresa nunca foi tão forte como nos últimos dois ou três anos”, acrescentou.

Isso é apoiado por números recordes de vendas em 2022 , com a empresa registrando 61.562 vendas em todo o mundo, representando um crescimento de 3,6% em relação a 2021.
Quando perguntado se os objetivos de luxo e exclusividade eram motivo de preocupação durante a atual instabilidade financeira internacional, Francesco Milicia disse: “Estamos preocupados, mas também estamos tentando [gerenciar] essa situação.
“Felizmente, estamos hoje em uma posição em que temos um portfólio muito forte e estamos confiantes para o futuro com a abertura de novos revendedores e a chegada de novos produtos. Acho que 2023 especialmente e 2024 serão anos muito difíceis. Não há dúvida sobre isso e também há o problema de médio a longo prazo que é a geração jovem.”
Ele então disse que os produtos estavam sendo trabalhados para o futuro para tentar atrair mais clientes mais jovens, mas não quis dar mais detalhes.

Também comentando sobre o futuro da indústria estava o diretor administrativo da Ducati UK, Fabrizio Cazzoli, que explicou: “Acredito que nosso trabalho é criar uma aspiração no mundo das motocicletas. Não é segredo, não estamos aqui para fabricar motocicletas básicas; estamos aqui para criar um sonho para os motociclistas do futuro que podem aspirar a possuir motocicletas como a nossa”, concluiu.